Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A necessidade de se abordar transversalmente o tema saúde, permeando todas as áreas componentes do currículo escolar, decorre da constatação de que a mera transmissão de informações acerca do funcionamento do corpo, das características das doenças e dos hábitos de higiene, ainda que importantes, não garantem o desenvolvimento de atitudes de vida saudável. Entre as opções abaixo, assinale a que não reflete atitude de um educador comprometido com a promoção da saúde.

  • A.

    Entender a escola como um todo, da sala de aula aos banheiros, da área de recreação ao local em que se prepara e é servida a merenda, zelando pela existência de um ambiente saudável.

  • B.

    Promover a ativa participação da comunidade escolar, a começar pelo conjunto dos educadores, na elaboração do projeto pedagógico da educação para a saúde.

  • C.

    Eximir-se da tarefa de oferecer opções para a prática de ações promotoras da saúde para não tolher a liberdade individual de seus alunos.

  • D.

    Buscar um modelo de saúde o mais amplo possível, no qual interajam aspectos físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais.

Hoje, mais que em qualquer outra época, a questão ambiental ocupa posição de relevo na agenda das sociedades. Isso se dá em face dos preocupantes resultados de um modelo de civilização centrado na industrialização. Por seu impacto na vida das pessoas, o tema do meio ambiente não pode passar ao largo da educação. Em linhas gerais, espera-se que a escola contribua para que seu aluno seja capaz de

  • A.

    compreender os encadeamentos de diversos fenômenos naturais e seu relacionamento com a vida, posicionando-se criticamente ante as condições ambientais de seu meio.

  • B.

    entender que os problemas ambientais não interferem na qualidade de vida das pessoas quando ficam restritos a determinadas localidades.

  • C.

    adotar posturas distintas, relativas à preservação do meio ambiente, na escola, em casa e na comunidade, já que distintas são essas realidades.

  • D.

    assimilar a diferença intransponível entre patrimônio natural, étnico e cultural, condição necessária para se ligar afetivamente à natureza e aos seres humanos.

Atentando para a abrangência do termo e para a importância dos recursos didáticos na Educação Infantil, julgue os itens apresentados abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) todo material didático usado pelo professor deve estar vinculado à proposta educativa que a escola pretende desenvolver e fazer parte do acervo escolar.

( ) as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas, quando vêm à escola compartilhar com as crianças os conhecimentos e informações que possuem sobre a comunidade local, podem ser consideradas recursos didáticos.

( ) os recursos didáticos não devem ser utilizados como centro da ação educativa e sim como instrumento de apoio com que podem contar professor e aluno no processo ensinoaprendizagem.

  • A. F, V, V
  • B. V, V, V
  • C. V, F, V
  • D. F, F, V
  • E. V, F, F

É característica da avaliação

I controlar a disciplina dos alunos.

II possibilitar a revisão do plano de ensino.

III ajudar a desenvolver capacidades e habilidades nos alunos.

IV refletir os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.

No que se refere à função educativa da avaliação na prática escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação deve ser utilizada como recompensa aos bons alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.

  • B.

    O bom professor é aquele que confia em seu olho clínico, por isso não necessita de verificações parciais no decorrer das aulas.

  • C.

    No processo de avaliação, deve-se considerar a relação mútua entre aspectos quantitativos e qualitativos, visando ao desenvolvimento autônomo e independente do educando.

  • D.

    As avaliações qualitativas devem ser valorizadas em detrimento das quantitativas, que não medem o conhecimento dos alunos.

Entende-se que a Educação Infantil tem por função primeira socializar, inserir as crianças no mundo que as cerca de maneira criativa, compromissada e responsável, bem como perpetuar e criar conhecimentos e culturas. Nessa perspectiva, as práticas avaliativas na Educação Infantil

I. fazem parte do cotidiano das tarefas propostas, das observações atentas do professor, das práticas de sala de aula.

II. são partes inerentes do processo mas não desvinculadas da necessidade de indicadores numéricos ou de outra ordem, para fins de promoção ao ensino fundamental.

III. orientam as crianças para a realização dos seus trabalhos e de suas aprendizagens, redirecionando-as em seus percursos.

É CORRETO o que se expressa:

  • A. nos itens I, II e III.
  • B. apenas nos itens I e II.
  • C. apenas nos itens I e III.
  • D. apenas no item I.
  • E. apenas no item III.

Acerca da segmentação em textos escritos, durante o processo de aquisição da escrita, assinale a opção correta.

  • A.

    O educando necessita apenas dominar a língua falada para fazer a transposição de palavras e expressões para a escrita.

  • B.

    Trata-se de problema conceitual complexo, que exige o reconhecimento de diferentes unidades lingüísticas.

  • C.

    Essa fase corresponde ao início do processo de aquisição da escrita, que o educando domina com muita facilidade.

  • D.

    A segmentação se refere ao processo de escrita formal que se dá com a aquisição de apenas uma unidade lingüística.

O nível de escrita em que a criança representa fielmente o som oral, por meio de um grafema para cada um dos fonemas da língua, é denominado

  • A. alfabético.
  • B. ortográfico.
  • C. letramento.
  • D. ortografização.

A monitora Iracema convocou os pais para uma reunião que trataria sobre o comportamento da sua turma. A mãe de Paula não compareceu. A monitora, então, relatou sobre a rotina do grupo, explicando minuciosamente para os pais o estágio de desenvolvimento de cada criança e suas particularidades, demonstrando conhecer profundamente sua turma. Os pais, após essa exposição, questionaram o motivo pelo qual as crianças freqüentemente voltavam para casa com hematomas, mordidas e escoriações. A monitora, então, explicou que Paula agredia com freqüência seus coleguinhas, e que ultimamente estava mais agressiva, pois seus pais estavam em processo de separação. A monitora, então, explicou aos pais os problemas da família e os reflexos, dessas questões na vida de Paula. Alguns pais concluíram que o melhor seria afastar Paula do convívio de seus filhos, para evitar as agressões. Outros, solicitaram a atuação do Conselho Tutelar. Em razão do adiantado da hora, a monitora agradeceu a presença de todos e agendou uma nova reunião com a mesma pauta. Essa situação demonstra

  • A.

    a falta de atuação do Conselho Tutelar, que já devia ter tirado o pátrio poder da mãe de Paula, já que não está cumprindo com suas obrigações.

  • B.

    o esforço da monitora em velar pela integridade física de sua turma, apontando aos pais a responsável pelas agressões.

  • C.

    a participação dos pais no cotidiano da instituição, influenciando no processo e no progresso pedagógico da turma.

  • D.

    a violabilidade da integridade moral, abrangendo a degradação da imagem da criança, quando a monitora expõe aos presentes a vida de Paula.

  • E.

    o respeito que a monitora tem com sua turma e com cada criança, que conhece e expõe tão bem a particularidade de cada indivíduo para a comunidade.

Em cada item a seguir é apresentada uma ação pedagógica. Julgue se a ação pedagógica apresentada favorece as práticas de escrita.

I Reconhecer a capacidade de escrita das crianças e dar legitimidade às escritas iniciais.

II Desenvolver atividades que promovam escritas significativas para as crianças.

III Promover atividades que permitam diversidade de estratégias na resolução de problemas.

IV Desenvolver atividades que permitam à criança reler o texto produzido para possível reestruturação e para ampliação da compreensão acerca do processo de escrita.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...