Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Júlia faz um desenho em uma folha e mostra à monitora Iracema. Ela coloca o desenho de lado, pega outra folha e mostra a Júlia como e o que deve desenhar. Júlia continua desenhando do seu jeito. Iracema tira a folha de Júlia e pede que vá brincar com outra coisa. A monitora
agiu corretamente, ensinando a utilização correta dos materiais.
errou em orientar como Júlia deveria fazer. Nessa fase, o correto é pegar na mão da criança para que tenha mais firmeza em seus traços.
não respeitou a liberdade de expressão da criança, procurando direcionar Júlia segundo suas concepções.
ajudou Júlia na execução da sua atividade e a encaminhou no descobrimento de outras possibilidades.
não colaborou com o processo de desenvolvimento da criança, pois diante do fracasso na execução da atividade não persistiu, ao contrário, incentivou Júlia a desistir.
Assinale a opção correta acerca do processo de ensino e aprendizagem da ortografia no 1.º e no 2.º ciclos escolares.
A normatização ortográfica pressupõe um trabalho intensivo e descontextualizado com palavras cuja grafia se distancia da linguagem falada.
No ensino da ortografia, deve-se considerar a freqüência de uso das palavras, para que as mais freqüentes na escrita dos alunos sejam aprendidas primeiro.
O uso de dicionários deve ser evitado nessa fase, pois tal atividade requer aprendizagem de procedimentos complexos da língua, que só ocorrerá em ciclos escolares posteriores.
A aprendizagem da ortografia caracteriza-se como processo passivo, apoiado na memória individual, por isso atividades ortográficas devem ser o último recurso a ser utilizado em sala de aula.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
João chega atrasado à creche todos os dias. Com isso, além de atrapalhar a turma, também se atrapalha, pois acaba não conseguindo se integrar nas atividades que já começaram a ser desenvolvidas. A monitora Iracema informou a Direção da instituição sobre esse problema e solicitou providências a fim de evitar maiores prejuízos ao andamento da rotina. A Direção da creche, nesse caso, deve
punir João, proibindo sua entrada na instituição toda vez que se atrasar.
orientar os pais e mostrar a eles que João está perdendo as primeiras atividades do dia.
permitir a entrada da criança na instituição, mas não em sua sala, para não desconcentrar a turma.
advertir os pais e, em caso de reincidência, mudar o horário de entrada da criança na instituição.
cercear o acesso da criança às atividades de sua turma, mantendo-a na área administrativa, como forma de intimidação.
Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta proposta incorreta de atividades de produção de textos com apoio, a serem desenvolvidas com alunos iniciantes.
Planejamento coletivo de texto e proposição para que os alunos redijam, individualmente ou em grupo, uma versão desse texto.
Orientação aos alunos quanto à produção de textos a partir de textos já conhecidos, como, por exemplo, um bilhete escrito por personagem de uma obra literária lida.
Apresentação de partes já construídas (início e meio; início e fim; meio e fim) de um texto, para que os alunos redijam as partes que faltam.
Proposição de produção oral de um texto, seguida de gravação desse texto em áudio e posterior transcrição do texto pelo aluno.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está
correta; dessa forma as outras crianças não ousarão ter os mesmos comportamentos que Beto.
incoerente; essa situação transformará Beto num líder negativo, impulsionando a turma a ter o mesmo tipo de comportamento.
incorreta; dessa maneira a criança está sendo exposta a uma situação vexatória e constrangedora.
certa; esse é um jeito de fazer a criança se sentir humilhada, ficar triste e pensar no que fez.
equivocada; dessa forma o comportamento negativo será cada vez mais reforçado.
Considerando a prática de leitura no 1.º e no 2.º ciclos escolares, assinale a opção correta.
Nessa fase da vida escolar, o trabalho com leitura deve privilegiar a decodificação da escrita, sem a preocupação com a extração de informações do texto.
A prática de leitura pressupõe a validação da seleção e a interpretação do texto feitas previamente pelo professor.
Objetiva-se, com o trabalho de leitura, a formação de leitores competentes e escritores que produzam textos com eficácia.
O principal objetivo da prática de leitura é desenvolver nos alunos, ao longo de todo o processo de negociação de significados textuais, a habilidade de revisão do próprio texto.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A monitora Claudia observou que, em sua turma, algumas meninas não brincam com as outras e até mesmo se evitam. Empenhada para que as crianças tenham uma convivência harmoniosa, realiza diariamente dinâmicas e brincadeiras que trabalham o contato físico. As meninas, porém, mesmo no decorrer dessas atividades, não aceitam ser tocadas ou dar as mãos para outras. Nessa situação, a monitora deve
insistir para que as meninas brinquem juntas, coagindo-as.
expor o comportamento indesejável das meninas para a turma.
punir o grupo que está agindo com preconceito.
impedir a aproximação das meninas para evitar maiores constrangimentos.
respeitar as idéias e valores das crianças.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:
7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.
8h às 8h30 – Café para todos.
8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.
9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.
10h30 às 11h30 – Almoço para todos.
11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.
13h30 às 14h – Arrumação do lanche.
14h às 14h30 – Lanche para todos.
14h30 às 15h30 – Banho para todos.
15h30 às 16h30 – Sala de TV.
16h30 às 17h30 – Sopa para todos.
17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.
Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que
as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.
é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.
a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.
não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.
o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.
Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores
políticos e históricos.
artísticos e religiosos.
religiosos e históricos.
artísticos e históricos.
políticos e religiosos.
Nenhum debate sobre currículo pode-se descuidar do fato de que aquilo que se desenvolve nas salas de aula dará origem a um processo de avaliação. A avaliação é parte integrante do currículo, na medida em que a ele se incorpora como uma das etapas do processo pedagógico. Partindo dessa relação, a avaliação formativa e a avaliação por competência são dois processos importantes incorporados à prática pelos PCN, e têm a seguinte característica:
princípio da punição/premiação como eixo do processo.
independência do aluno em relação ao professor na resolução de situações-problema.
capacidade criativa dos alunos na apreensão e na colocação em prática dos conhecimentos existentes.
resposta do aluno ao nível de exigência do professor, na utilização das soluções previamente estudadas para problemas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...