Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Júlia faz um desenho em uma folha e mostra à monitora Iracema. Ela coloca o desenho de lado, pega outra folha e mostra a Júlia como e o que deve desenhar. Júlia continua desenhando do seu jeito. Iracema tira a folha de Júlia e pede que vá brincar com outra coisa. A monitora

  • A.

    agiu corretamente, ensinando a utilização correta dos materiais.

  • B.

    errou em orientar como Júlia deveria fazer. Nessa fase, o correto é pegar na mão da criança para que tenha mais firmeza em seus traços.

  • C.

    não respeitou a liberdade de expressão da criança, procurando direcionar Júlia segundo suas concepções.

  • D.

    ajudou Júlia na execução da sua atividade e a encaminhou no descobrimento de outras possibilidades.

  • E.

    não colaborou com o processo de desenvolvimento da criança, pois diante do fracasso na execução da atividade não persistiu, ao contrário, incentivou Júlia a desistir.

Assinale a opção correta acerca do processo de ensino e aprendizagem da ortografia no 1.º e no 2.º ciclos escolares.

  • A.

    A normatização ortográfica pressupõe um trabalho intensivo e descontextualizado com palavras cuja grafia se distancia da linguagem falada.

  • B.

    No ensino da ortografia, deve-se considerar a freqüência de uso das palavras, para que as mais freqüentes na escrita dos alunos sejam aprendidas primeiro.

  • C.

    O uso de dicionários deve ser evitado nessa fase, pois tal atividade requer aprendizagem de procedimentos complexos da língua, que só ocorrerá em ciclos escolares posteriores.

  • D.

    A aprendizagem da ortografia caracteriza-se como processo passivo, apoiado na memória individual, por isso atividades ortográficas devem ser o último recurso a ser utilizado em sala de aula.

João chega atrasado à creche todos os dias. Com isso, além de atrapalhar a turma, também se atrapalha, pois acaba não conseguindo se integrar nas atividades que já começaram a ser desenvolvidas. A monitora Iracema informou a Direção da instituição sobre esse problema e solicitou providências a fim de evitar maiores prejuízos ao andamento da rotina. A Direção da creche, nesse caso, deve

  • A.

    punir João, proibindo sua entrada na instituição toda vez que se atrasar.

  • B.

    orientar os pais e mostrar a eles que João está perdendo as primeiras atividades do dia.

  • C.

    permitir a entrada da criança na instituição, mas não em sua sala, para não desconcentrar a turma.

  • D.

    advertir os pais e, em caso de reincidência, mudar o horário de entrada da criança na instituição.

  • E.

    cercear o acesso da criança às atividades de sua turma, mantendo-a na área administrativa, como forma de intimidação.

Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta proposta incorreta de atividades de produção de textos com apoio, a serem desenvolvidas com alunos iniciantes.

  • A.

    Planejamento coletivo de texto e proposição para que os alunos redijam, individualmente ou em grupo, uma versão desse texto.

  • B.

    Orientação aos alunos quanto à produção de textos a partir de textos já conhecidos, como, por exemplo, um bilhete escrito por personagem de uma obra literária lida.

  • C.

    Apresentação de partes já construídas (início e meio; início e fim; meio e fim) de um texto, para que os alunos redijam as partes que faltam.

  • D.

    Proposição de produção oral de um texto, seguida de gravação desse texto em áudio e posterior transcrição do texto pelo aluno.

Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está

  • A.

    correta; dessa forma as outras crianças não ousarão ter os mesmos comportamentos que Beto.

  • B.

    incoerente; essa situação transformará Beto num líder negativo, impulsionando a turma a ter o mesmo tipo de comportamento.

  • C.

    incorreta; dessa maneira a criança está sendo exposta a uma situação vexatória e constrangedora.

  • D.

    certa; esse é um jeito de fazer a criança se sentir humilhada, ficar triste e pensar no que fez.

  • E.

    equivocada; dessa forma o comportamento negativo será cada vez mais reforçado.

Considerando a prática de leitura no 1.º e no 2.º ciclos escolares, assinale a opção correta.

  • A.

    Nessa fase da vida escolar, o trabalho com leitura deve privilegiar a decodificação da escrita, sem a preocupação com a extração de informações do texto.

  • B.

    A prática de leitura pressupõe a validação da seleção e a interpretação do texto feitas previamente pelo professor.

  • C.

    Objetiva-se, com o trabalho de leitura, a formação de leitores competentes e escritores que produzam textos com eficácia.

  • D.

    O principal objetivo da prática de leitura é desenvolver nos alunos, ao longo de todo o processo de negociação de significados textuais, a habilidade de revisão do próprio texto.

A monitora Claudia observou que, em sua turma, algumas meninas não brincam com as outras e até mesmo se evitam. Empenhada para que as crianças tenham uma convivência harmoniosa, realiza diariamente dinâmicas e brincadeiras que trabalham o contato físico. As meninas, porém, mesmo no decorrer dessas atividades, não aceitam ser tocadas ou dar as mãos para outras. Nessa situação, a monitora deve

  • A.

    insistir para que as meninas brinquem juntas, coagindo-as.

  • B.

    expor o comportamento indesejável das meninas para a turma.

  • C.

    punir o grupo que está agindo com preconceito.

  • D.

    impedir a aproximação das meninas para evitar maiores constrangimentos.

  • E.

    respeitar as idéias e valores das crianças.

Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:

7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.

8h às 8h30 – Café para todos.

8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.

9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.

10h30 às 11h30 – Almoço para todos.

11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.

13h30 às 14h – Arrumação do lanche.

14h às 14h30 – Lanche para todos.

14h30 às 15h30 – Banho para todos.

15h30 às 16h30 – Sala de TV.

16h30 às 17h30 – Sopa para todos.

17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.

Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que

  • A.

    as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.

  • B.

    é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.

  • C.

    a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.

  • D.

    não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.

  • E.

    o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.

Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.

Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores

  • A.

    políticos e históricos.

  • B.

    artísticos e religiosos.

  • C.

    religiosos e históricos.

  • D.

    artísticos e históricos.

  • E.

    políticos e religiosos.

Nenhum debate sobre currículo pode-se descuidar do fato de que aquilo que se desenvolve nas salas de aula dará origem a um processo de avaliação. A avaliação é parte integrante do currículo, na medida em que a ele se incorpora como uma das etapas do processo pedagógico. Partindo dessa relação, a avaliação formativa e a avaliação por competência são dois processos importantes incorporados à prática pelos PCN, e têm a seguinte característica:

  • A. conhecimento teórico subordinado ao saber-fazer.
  • B.

    princípio da punição/premiação como eixo do processo.

  • C.

    independência do aluno em relação ao professor na resolução de situações-problema.

  • D.

    capacidade criativa dos alunos na apreensão e na colocação em prática dos conhecimentos existentes.

  • E.

    resposta do aluno ao nível de exigência do professor, na utilização das soluções previamente estudadas para problemas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...