Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:
se utiliza de modo indiscriminado de provas e testes, mensurando os resultados para conhecer os sujeitos avaliados;
reforça tanto a classificação dos aprendentes de forma sistemática e global, como conduz à reprovação;
é uma intervenção no processo ensino-aprendizagem, medindo quantitativamente a capacidade dos sujeitos envolvidos;
é apenas um ato concluso, processo que se realiza para determinado momento;
representa um dos atos vitais para o alcance de uma prática pedagógica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 2 3 4.
2 1 4 3.
4 3 2 1.
1 2 4 3.
3 4 1 2.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.
( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.
( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.
( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.
( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das primeiras letras. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
F V F V V.
F F V V V.
V V F F F.
V F V F F.
V V F V F.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Joana freqüenta uma classe de alfabetização. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que a criança não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:
pré-silábico.
ortográfico.
alfabético.
alfabético.
silábico-alfabético.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
O trabalho com o texto na escola básica, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve estar baseado numa concepção de linguagem. Segundo essa concepção, a linguagem é:
um instrumento de comunicação.
uma expressão do pensamento.
baseada em normas a serem seguidas, e tudo aquilo que delas se desvincula é considerado errado.
uma forma de interação social.
um conjunto de signos que se combinam segundo regras e que é capaz de transmitir uma mensagem.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) O planejamento de ensino implica o estabelecimento de objetivos, critérios de avaliação, técnicas de ensino, conteúdo programático, recursos didáticos e organização seqüencial dos conteúdos.
( ) As tendências pedagógicas Humanista, Progressista e Histórico-Crítica não expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física Escolar.
( ) Os perfis de habilitação do profissional de Educação Física são: Licenciado, Técnico- Desportivo e Bacharel.
( ) Estudos na área de Educação Física demonstram que há uma predominância avaliativa de tendência tecnicista e comportamentalista ao enfatizar os conteúdos motores.
( ) A prática de esportes nas escolas alcançou um desenvolvimento considerável devido ao crescimento industrial no pós-segunda guerra mundial, crescente urbanização e diversificação dos meios de comunicação de massa.
A seqüência CORRETA das respostas é:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado, aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:
"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)
Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:
I- diagnóstico da situação
II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada
III- acompanhamento da execução do projeto
IV- crítica dos resultados
São verdadeiras as afirmativas:
I, II e III
I, II, III e IV
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A partir da leitura global do texto acima, marque a opção que contém o conjunto de afirmações CORRETAS.
I. A criança escreve segundo o princípio alfabético.
II. O aluno não compreende a função de segmentação dos espaços em branco.
III. O texto produzido proporciona ao leitor uma construção de significação.
IV. Há orientação e alinhamento da escrita de acordo com os padrões da Língua Portuguesa.
V. O texto apresenta lacunas semânticas que o tornam prolixo.
A moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a
questionar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, meio eficaz para impedir a promiscuidade.
reconhecer que os papéis atribuídos ao masculino e ao feminino são naturais, biologicamente marcados e livres de discriminações.
identificar e expressar livremente seus sentimentos e desejos, entendidos como direito individual que não se subordina aos sentimentos e aos desejos de outrem.
conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...