Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:

  • A.

    se utiliza de modo indiscriminado de provas e testes, mensurando os resultados para conhecer os sujeitos avaliados;

  • B.

    reforça tanto a classificação dos aprendentes de forma sistemática e global, como conduz à reprovação;

  • C.

    é uma intervenção no processo ensino-aprendizagem, medindo quantitativamente a capacidade dos sujeitos envolvidos;

  • D.

    é apenas um ato concluso, processo que se realiza para determinado momento;

  • E.

    representa um dos atos vitais para o alcance de uma prática pedagógica.

A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4.

  • B.

    2 – 1 – 4 – 3.

  • C.

    4 – 3 – 2 – 1.

  • D.

    1– 2 – 4 – 3.

  • E.

    3 – 4 – 1 – 2.

A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.

( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.

( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.

( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.

( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.

( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das “primeiras letras”. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – F – V – V.

  • B.

    F – F – V – V – V.

  • C.

    V – V – F – F – F.

  • D.

    V – F – V – F – F.

  • E.

    V – V – F – V – F.

Joana freqüenta uma classe de alfabetização. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que a criança não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:

  • A.

    pré-silábico.

  • B.

    ortográfico.

  • C.

    alfabético.

  • D.

    alfabético.

  • E.

    silábico-alfabético.

O trabalho com o texto na escola básica, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve estar baseado numa concepção de linguagem. Segundo essa concepção, a linguagem é:

  • A.

    um instrumento de comunicação.

  • B.

    uma expressão do pensamento.

  • C.

    baseada em normas a serem seguidas, e tudo aquilo que delas se desvincula é considerado errado.

  • D.

    uma forma de interação social.

  • E.

    um conjunto de signos que se combinam segundo regras e que é capaz de transmitir uma mensagem.

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O planejamento de ensino implica o estabelecimento de objetivos, critérios de avaliação, técnicas de ensino, conteúdo programático, recursos didáticos e organização seqüencial dos conteúdos.

( ) As tendências pedagógicas Humanista, Progressista e Histórico-Crítica não expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física Escolar.

( ) Os perfis de habilitação do profissional de Educação Física são: Licenciado, Técnico- Desportivo e Bacharel.

( ) Estudos na área de Educação Física demonstram que há uma predominância avaliativa de tendência tecnicista e comportamentalista ao enfatizar os conteúdos motores.

( ) A prática de esportes nas escolas alcançou um desenvolvimento considerável devido ao crescimento industrial no pós-segunda guerra mundial, crescente urbanização e diversificação dos meios de comunicação de massa.

A seqüência CORRETA das respostas é:

  • A. F, V, F, V, F
  • B. F, V, V, F, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. V, F, V, F, V
  • E. V, F, F, V, V

O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado, aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:

  • A. contextualização.
  • B. interdisciplinaridade.
  • C. identidade.
  • D. sensibilidade.
  • E. igualdade.

"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)

Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:

I- diagnóstico da situação

II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada

III- acompanhamento da execução do projeto

IV- crítica dos resultados

São verdadeiras as afirmativas:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, II, III e IV

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    II, III e IV

A partir da leitura global do texto acima, marque a opção que contém o conjunto de afirmações CORRETAS.

I. A criança escreve segundo o princípio alfabético.

II. O aluno não compreende a função de segmentação dos espaços em branco.

III. O texto produzido proporciona ao leitor uma construção de significação.

IV. Há orientação e alinhamento da escrita de acordo com os padrões da Língua Portuguesa.

V. O texto apresenta lacunas semânticas que o tornam prolixo.

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. I, III e V.
  • E. II, IV e V.

A moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a

  • A.

    questionar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, meio eficaz para impedir a promiscuidade.

  • B.

    reconhecer que os papéis atribuídos ao masculino e ao feminino são naturais, biologicamente marcados e livres de discriminações.

  • C.

    identificar e expressar livremente seus sentimentos e desejos, entendidos como direito individual que não se subordina aos sentimentos e aos desejos de outrem.

  • D.

    conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...