Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura.

II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.

III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um.

Assinale-o.

  • A. Desintegração do universo simbólico das culturas africanas e afro-brasileiras no contexto da ancestralidade brasileira.
  • B. Percepção de que cada pessoa tem um corpo com características fenotípicas diferentes.
  • C. Valorização da própria identidade étnica e cultural e fortalecimento da autoestima.
  • D. Identificação enquanto pessoa no grupo.
  • E. Interiorização de uma postura despreconceituada em relação às diferentes cosmovisões e etnias.

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema.

De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem.

( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem.

( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e V.
  • D. V, V e F.
  • E. F, V e F.

A escola da infância deve aceitar o modo de comunicar-se e de expressar-se de todas as crianças, programando e realizando uma múltipla variedade de situações de aprendizagem, ampliando progressivamente a competência da criança para o uso de outros códigos ligados aos diversos tipos de relação social e as formas de comunicação mais amplas e complexas dadas pela língua nacional. Identifique dentre as alternativas a que NÃO pertence ao elenco das principais habilidades a serem progressivamente adquiridas pelos alunos na educação infantil.

  • A. Prestar atenção aos discursos dos outros e procurar compreendê-los.
  • B. Fazer-se entender pelos outros, pronunciando corretamente as palavras, indicando apropriadamente objetos, pessoas, ações e eventos.
  • C. Usar parcialmente os tempos verbais, formulando frases mesmo com sentido incompleto.
  • D. Resumir um breve acontecimento apresentado na forma de leitura ou conto.
  • E. Dar conta de uma experiência própria e recordar um fato.

Um plano de aula deve prever necessariamente

  • A. abordagens diferentes em relação a assuntos polêmicos.
  • B. realização de atividades lúdicas e propiciadoras de vínculos afetivos.
  • C. aprendizagem de conteúdos que possam ter aplicação prática.
  • D. continuidade das experiências de aprendizagem.
  • E. uniformização de metodologias entre professores do mesmo ano de ensino.

A discussão sobre pedagogia de projetos não é nova. Ela surgiu com John Dewey e outros representantes da chamada pedagogia ativa. Já com este autor, a discussão estava embasada em uma concepção de que a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Os projetos devem partir, necessariamente, dos alunos para que não sejam uma imposição da escola.
  • B. O que caracteriza o trabalho com projetos é a origem do tema, e não o tratamento dado a ele.
  • C. É uma postura pedagógica, e não apenas uma técnica de ensino, mais atrativa para os alunos.
  • D. O método de resolução de problemas é impraticável na adoção da pedagogia de projetos.
  • E. A pedagogia de projetos está diretamente ligada à teoria da aprendizagem cognitivista.

A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.

Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que

  • A. resgata o papel central das provas nacionais no desenvolvimento de uma educação crítica e de qualidade.
  • B. envolve todos os sujeitos, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento a partir dos problemas concretos da escola.
  • C. conduz o ensino para uma aprendizagem voltada à autonomia intelectual dos educandos com melhor desempenho escolar.
  • D. impulsiona os pais a serem comprometidos com a aprendizagem de seus filhos, na medida em que a avaliação fornece dados de seu ensino.
  • E. propicia a mudança da cultura de um ensino mecânico e transmissor de conhecimento para uma prática educativa construtivista.

Com relação à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

I A interdisciplinaridade é o elo entre os profissionais do ensino como forma de reciprocidade, de reflexão mútua e em substituição à concepção fragmentária do conhecimento.

II O professor, na perspectiva interdisciplinar, necessita desenvolver uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro.

III A interdisciplinaridade exige um pensamento lógico, formal e linear.

IV A prática da interdisciplinaridade está inteiramente relacionada à pesquisa.

V O professor, na perspectiva da interdisciplinaridade, não é um mero repassador de conhecimentos, mas é reconstrutor juntamente com seus alunos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, III, IV e V.

Acerca de plano de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A. O Conselho Nacional de Educação escolhe os conteúdos de cada disciplina e explicita, por meio de resoluções e pareceres, como eles devem ser divididos.
  • B. Cabe à escola e ao corpo docente elaborar uma proposta de trabalho e eleger os conteúdos específicos para cada uma das disciplinas.
  • C. Os PCN determinam quais conteúdos devem ser ministrados em cada série/ano da educação básica.
  • D. Cada professor, independentemente da escola e da legislação vigente, deve escolher quais conteúdos devem ser ministrados na disciplina que está sob sua responsabilidade.
  • E. Os conteúdos são delimitados pelos livros didáticos adotados pela escola e, por isso, independem da vontade do professor.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...