Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Como fonte de investigação dos fenômenos e suas transformações, os desafios para experimentar ampliam-se quando
o professor procede à demonstração de um fenômeno para sua turma
o professor oferece aos alunos um protocolo definido do experimento.
os alunos observam e acompanham os resultados do experimento de forma bem protegida.
os alunos constroem o experimento, discutindo idéias e manipulando materiais.
os resultados confirmam o guia pré-estabelecido para o experimento.
Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a
anotação particular de cada aluno, para que possa consultá-la nas situações de prova.
identificação dos problemas e suas soluções, de acordo com a faixa etária dos alunos.
elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo.
escolha dos temas mais relevantes apresentados na mídia dentre os conteúdos da área.
previsão de modos de avaliação pontual dos trabalhos individuais dos alunos.
Os três conceitos fundamentais que orientam uma concepção de História voltada para o desenvolvimento dos alunos como atores conscientes, capazes de entender o processo histórico como conhecimento e como experiência de forma crítica, são:
identidade social, identidade coletiva e identidade nacional.
sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico.
tempo do acontecimento, tempo da conjuntura e tempo da estrutura.
atividade econômica, processo de industrialização e organização administrativa.
Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República.
O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre
deslocamentos de grupos de imigrantes europeus e asiáticos nos séculos XIX e XX, seu modo de vida e sua inserção nas atividades econômicas nacionais.
formas de deslocamentos de populações africanas para a América, origens dos povos africanos, seu modo de vida e condições de vida no Brasil.
aproximações entre grupos étnicos e sociais que lutaram no passado por causas políticas, sociais, culturais ou econômicas para o engrandecimento de São Paulo.
movimentos populacionais locais, suas trajetórias, as lutas travadas e as contribuições para o chamado " bom gosto" das altas classes paulistanas.
atividades urbanas exercidas pela população e suas relações com a corrida ao ouro do Rio da Prata, que viria a abençoar o sonho do vil metal.
O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002 pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo, é o
(www.sosmataatlantica.org.br).
Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental
promoveu uma discussão com os alunos, a partir do
estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre
Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram
que a relação afetiva e singular que a população local estabelece
com Ilhabela é de
descaracterização.
consumismo.
conservação.
recuperação.
degradação.
Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como disparador para discussão sobre o movimento de resistência cultural dos negros africanos que foram trazidos para o Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer a congada porque seu avô participava dela há muito tempo". A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente, os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre esse auto popular brasileiro de motivação africana – a congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à categoria dos conteúdos procedimentais porque
as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes.
as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória
as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes.
as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes.
as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito.
Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar
diferentes formas pelas quais a natureza tem-se apresentado na paisagem local.
teorias que orientam o olhar atento dos alunos pesquisadores.
fenômenos naturais, de modo cada vez mais sofisticado e complexo.
relações entre os homens e diferentes manifestações comunicativas locais.
a natureza como depositária privilegiada das novas tecnologias e dos saberes.
O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando
comparar as informações e as perspectivas diferentes sobre as festas tradicionais do mês de maio naquela região.
diferenciar profissões, divisão de trabalho e atividades, na congada, entre idades e sexos ao longo do tempo.
levantar diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais na localidade, que se realizam no coletivo
reconhecer a importância das músicas e danças de antigamente para a Festa de São Benedito na comunidade de Ilhabela.
identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.
O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:
caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"
Com estes destaques, os alunos devem concluir que
a paisagem de Sampa se descaracterizou por causa do Trem das Onze.
as paisagens urbanas se diferenciam nos espaços geográficos rurais.
as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.
o Trem das Onze impediu a comunicação entre o urbano e o rural.
de arraial a locomotiva do país, bastou meio século para o caipira ficar moderno.
De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de
fronteira, distância e tempo.
vizinhança, transformação e forma.
população, historicidade e natureza.
sociedade, identidade e extensão.
localização, proporção e perspectiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...