Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como fonte de investigação dos fenômenos e suas transformações, os desafios para experimentar ampliam-se quando

  • A.

    o professor procede à demonstração de um fenômeno para sua turma

  • B.

    o professor oferece aos alunos um protocolo definido do experimento.

  • C.

    os alunos observam e acompanham os resultados do experimento de forma bem protegida.

  • D.

    os alunos constroem o experimento, discutindo idéias e manipulando materiais.

  • E.

    os resultados confirmam o guia pré-estabelecido para o experimento.

Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a

  • A.

    anotação particular de cada aluno, para que possa consultá-la nas situações de prova.

  • B.

    identificação dos problemas e suas soluções, de acordo com a faixa etária dos alunos.

  • C.

    elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo.

  • D.

    escolha dos temas mais relevantes apresentados na mídia dentre os conteúdos da área.

  • E.

    previsão de modos de avaliação pontual dos trabalhos individuais dos alunos.

Os três conceitos fundamentais que orientam uma concepção de História voltada para o desenvolvimento dos alunos como atores conscientes, capazes de entender o processo histórico como conhecimento e como experiência de forma crítica, são:

  • A.

    identidade social, identidade coletiva e identidade nacional.

  • B.

    sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico.

  • C.

    tempo do acontecimento, tempo da conjuntura e tempo da estrutura.

  • D.

    atividade econômica, processo de industrialização e organização administrativa.

  • E.

    Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República.

O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre

  • A.

    deslocamentos de grupos de imigrantes europeus e asiáticos nos séculos XIX e XX, seu modo de vida e sua inserção nas atividades econômicas nacionais.

  • B.

    formas de deslocamentos de populações africanas para a América, origens dos povos africanos, seu modo de vida e condições de vida no Brasil.

  • C.

    aproximações entre grupos étnicos e sociais que lutaram no passado por causas políticas, sociais, culturais ou econômicas para o engrandecimento de São Paulo.

  • D.

    movimentos populacionais locais, suas trajetórias, as lutas travadas e as contribuições para o chamado " bom gosto" das altas classes paulistanas.

  • E.

    atividades urbanas exercidas pela população e suas relações com a corrida ao ouro do Rio da Prata, que viria a abençoar o sonho do vil metal.

O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002

pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica,

em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

(INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo,

é o município que detém a maior área de mata original.

(www.sosmataatlantica.org.br).

Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental

promoveu uma discussão com os alunos, a partir do

estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre

Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram

que a relação afetiva e singular que a população local estabelece

com Ilhabela é de

  • A.

    descaracterização.

  • B.

    consumismo.

  • C.

    conservação.

  • D.

    recuperação.

  • E.

    degradação.

Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª

série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares

de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como

disparador para discussão sobre o movimento de resistência

cultural dos negros africanos que foram trazidos para o

Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer

a congada porque seu avô participava dela há muito tempo".

A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu

avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente,

os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre

esse auto popular brasileiro de motivação africana – a

congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à

categoria dos conteúdos procedimentais porque

  • A.

    as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes.

  • B.

    as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória

  • C.

    as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes.

  • D.

    as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes.

  • E.

    as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito.

Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar

  • A.

    diferentes formas pelas quais a natureza tem-se apresentado na paisagem local.

  • B.

    teorias que orientam o olhar atento dos alunos pesquisadores.

  • C.

    fenômenos naturais, de modo cada vez mais sofisticado e complexo.

  • D.

    relações entre os homens e diferentes manifestações comunicativas locais.

  • E.

    a natureza como depositária privilegiada das novas tecnologias e dos saberes.

O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando

  • A.

    comparar as informações e as perspectivas diferentes sobre as festas tradicionais do mês de maio naquela região.

  • B.

    diferenciar profissões, divisão de trabalho e atividades, na congada, entre idades e sexos ao longo do tempo.

  • C.

    levantar diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais na localidade, que se realizam no coletivo

  • D.

    reconhecer a importância das músicas e danças de antigamente para a Festa de São Benedito na comunidade de Ilhabela.

  • E.

    identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.

O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:

caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"

Com estes destaques, os alunos devem concluir que

  • A.

    a paisagem de Sampa se descaracterizou por causa do Trem das Onze.

  • B.

    as paisagens urbanas se diferenciam nos espaços geográficos rurais.

  • C.

    as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.

  • D.

    o Trem das Onze impediu a comunicação entre o urbano e o rural.

  • E.

    de arraial a locomotiva do país, bastou meio século para o caipira ficar moderno.

De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de

  • A.

    fronteira, distância e tempo.

  • B.

    vizinhança, transformação e forma.

  • C.

    população, historicidade e natureza.

  • D.

    sociedade, identidade e extensão.

  • E.

    localização, proporção e perspectiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...