Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a história da cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a

  • A.

    utilização das malhas urbanas paulistas.

  • B.

    construção de um espaço representativo.

  • C.

    experimentação de instrumentos de desenho.

  • D.

    exploração das propriedades das formas geométricas.

  • E.

    percepção de semelhanças e diferenças entre figuras.

Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a

  • A.

    incentivar os alunos para, em seguida, ensinar o sistema de numeração decimal de forma suave

  • B.

    impedir conflitos cognitivos em crianças pequenas acerca da série numérica convencional

  • C.

    controlar o traçado dos algarismos de modo a evitar problemas de inversão na escrita autônoma.

  • D.

    restringir a aprendizagem da numeração às ordens das unidades, dezenas e centenas.

  • E.

    disponibilizar o uso da relação de ordem como base material de apoio para "andar" entre os números.

O Texto I pode ser usado pelo professor para, através da comparação entre as frutas selecionadas, focalizar a unidade de medida de

  • A.

    comprimento.

  • B.

    capacidade.

  • C.

    temperatura.

  • D.

    massa.

  • E.

    superfície.

Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres,

uma professora de 1a série propôs a construção

de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.

Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram

a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem

nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas

são atividades significativas porque aproximam as crianças

da aprendizagem de:

I - operações;

II - números;

III - formas e espaço;

IV - unidades de tempo.

Estão corretos os elementos:

  • A.

    II e III, apenas

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Em uma turma de 1a série, dos registros decorrentes de

uma atividade de escrita do número 3526 sob a forma de

ditado, apareceram estes:

31000500206 - 300050026 - 35206

Tais escritos resultam de

  • A.

    reduções da escrita numérica convencional.

  • B.

    desconhecimento dos números naturais pelos alunos.

  • C.

    correspondência com a numeração falada.

  • D.

    erros na condução do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    sistematização insuficiente dos conteúdos.

Diante do desafio de ler o Texto I e calcular quantas calorias há em quinhentos gramas de umbu, crianças de uma mesma turma de 2a série do Ensino Fundamental anotaram os seguintes registros numéricos:

I - 40 x 5 + 4 x 5

II - 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4

III - 44 + 44 + 44 + 44 + 44

IV - 44 x 5

Segundo Fayol (1996), tais procedimentos de resolução evidenciam

que os registros

  • A.

    I e II são representações de um enunciado do tipo "igualamento".

  • B.

    I e IV interrompem a tentativa de adição parcial dos elementos.

  • C.

    II e III revelam uma compreensão insuficiente do enunciado.

  • D.

    I, II e III mostram uma desintegração das informações do enunciado

  • E.

    I, II, III e IV constroem uma interpretação global do enunciado.

No Texto I, os números racionais são usados para representar quantidades relacionadas a

  • A.

    gordura.

  • B.

    caloria.

  • C.

    fonte.

  • D.

    unidade.

  • E.

    porcentagem.

Quanto ao tratamento da informação, o Texto I é exemplo de

  • A.

    encarte.

  • B.

    gráfico.

  • C.

    anúncio.

  • D.

    tabela.

  • E.

    módulo.

De acordo com Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), para que as crianças compreendam nosso sistema de numeração, o trabalho didático pressupõe

  • A.

    explicitar o valor dos algarismos em termos de centenas, dezenas e unidades.

  • B.

    apresentar os algoritmos convencionais das operações com números naturais.

  • C.

    usar a numeração escrita para produzir e interpretar escritas numéricas.

  • D.

    introduzir a história da Matemática desde a antigüidade.

  • E.

    apoiar-se em concretizações externas ao sistema como o ábaco.

  • A.

    valorizar as diferentes variedades lingüísticas privilegiadas, incluindo os registros de fala diferenciados.

  • B.

    criar, em sua sala de aula, um ambiente favorável ao respeito a outras formas de expressão oral

  • C.

    ensinar ao aluno os usos corretos da língua, adequados nas diferentes situações comunicativas.

  • D.

    tentar corrigir o aluno porque sua fala não coincidia com a variedade lingüística de prestígio social.

  • E.

    intervir adequadamente, corrigindo de forma precisa o erro do aluno na sua intenção comunicativa oral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...