Questões sobre Planejamento de Ensino

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Em roda de leitura, atividade realizada semanalmente em uma turma da 4ª série do Ensino Fundamental, o professor, ao apresentar o Texto V, objetivou trabalhar com gênero textual. Após discussão, os alunos concluíram que o texto era uma resenha por se tratar de

  • A.

    um resumo do livro de Roberto Pompeu de Toledo.

  • B.

    um diálogo entre a autora da matéria e o autor do livro.

  • C.

    um relato de experiências sobre a formação da identidade paulista.

  • D.

    uma pesquisa acadêmica sobre a história da cidade de São Paulo.

  • E.

    uma narrativa literária que discute o paradoxo entre o caipira e o moderno.

  • A.

    escrever é juntar letras, sílabas e frases.

  • B.

    as escritas surgem de forma espontânea.

  • C.

    a língua escrita é um saber de valor social.

  • D.

    os textos são agregados de frases.

  • E.

    os alunos precisam saber a relação letra / fonema.

No Texto IV, para completar as lacunas dos nomes próprios dos "meninos poetas", o leitor trabalha com a

  • A.

    textualidade.

  • B.

    produtividade.

  • C.

    oralidade.

  • D.

    espontaneidade.

  • E.

    generalidade.

Com base no Texto IV, uma professora de 3ª série do Ensino Fundamental propôs um trabalho de análise lingüística. Um dos fatos destacados foi a discussão sobre o uso da palavra tecida (3ª estrofe, 3o verso), que está

  • A.

    errado, porque houve contaminação semântica.

  • B.

    errado, porque "tecida" se refere a "palavras"

  • C.

    correto, porque "tecida" está no final do verso.

  • D.

    correto, porque "tecida" se refere a "vida".

  • E.

    correto, porque a poeta tem liberdade de escolha.

O Texto III encaminha um trabalho de produção escrita. As orientações dadas pelo professor permitiram que os alunos se apropriassem da

  • A.

    notícia como ilustração para a atividade.

  • B.

    escrita como rascunhos do pensamento.

  • C.

    escrita como cópia da matéria jornalística.

  • D.

    leitura e escrita como objetos escolares.

  • E.

    leitura como matéria-prima para a escrita.

Segundo os PCN, o fato de as escritas não convencionais serem aceitas não significa ausência de intervenção pedagógica. No Texto II, destacam-se as seguintes ocorrências: moito (linha 2), digafiou (linha 5), resoveu (linha 9), esperãodo (linha 15). Tais escritas demonstram

  • A.

    reflexo do pensamento mágico infantil.

  • B.

    problemas na aprendizagem da leitura e da escrita.

  • C.

    necessidade de treino ortográfico intensivo.

  • D.

    descontrole em relação ao tamanho do texto.

  • E.

    constituição da autonomia leitora e escritora.

O Texto II mostra que as dúvidas, a preocupação com as regularidades da língua e a escrita convencional das palavras já estão instaladas no processo de produção escrita de Ana Carolina. Portanto, ao escrever, ela precisa coordenar estratégias de:

  • A.

    seleção, antecipação, inferência, verificação.

  • B.

    argumentação, informação, criação, preparação.

  • C.

    elaboração, formatação, visualização, padronização.

  • D.

    automatização, decisão, experimentação, oralização.

  • E.

    produção, pontuação, atenção,verbalização.

A fábula "A lebre a tartaruga" foi intensamente trabalhada pela professora em uma turma de 1ª série do Ensino Fundamental, como condição para a produção de uma reescrita. A reescrita de Ana Carolina, reproduzida no Texto II, apresenta- se como

  • A.

    desatenta, sem compromisso com a correção lingüística.

  • B.

    alfabética, demonstrando preocupação ortográfica.

  • C.

    pré-silábica, preocupando-se com a segmentação vocálica.

  • D.

    silábica, com freqüentes marcas de oralidade

  • E.

    descontextualizada, revelando distanciamento da fonte.

A partir de discussão, tendo por base o Texto I, uma professora solicitou que os alunos escrevessem os nomes das frutas. Duas ocorrências foram mais freqüentes: "tamarinu" (por tamarindo) e "cupuassu" (por cupuaçu). Tais escritas resultam, respectivamente, de

  • A.

    hipercorreção e variação dialetal.

  • B.

    linguagem coloquial e decifração imperfeita.

  • C.

    marca de oralidade e arbitrariedade lingüística.

  • D.

    omissão de sílaba e recurso expressivo.

  • E.

    confusão vocálica e uso de metalinguagem.

Considere o texto abaixo para responder

às questões 22 e 23.

A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo

conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento

dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo

e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre

o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os

levassem também. A partir desse material, realizou debates,

estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.

Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação

entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma

explanação com um esquema no quadro. Apresentou alguns

recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus

alunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houve

aceitação e atenção à sua fala.

O conteúdo trabalhado por ambas as professoras refere-se à aprendizagem de conceitos e princípios, o que condiciona as estratégias, os instrumentos e os meios a serem utilizados no ensino, requerendo estratégias didáticas

  • A.

    que impliquem a aprendizagem de ações por seu caráter dinâmico, exigindo estratégias ativas em contextos funcionais.

  • B.

    que promovam uma ampla atividade cognoscitiva do aluno, colocando-o diante de experiências ou situações que induzam ou potencializem essa atividade.

  • C.

    ligadas à memorização por repetição verbal em atividades de curta duração, guardadas as diferenças de ritmo de aprendizagem de cada aluno

  • D.

    complexas, que acionem, além das estruturas cognitivas, os campos afetivos e comportamentais, sabendo-se que o componente afetivo tem o maior peso.

  • E.

    de caráter aplicativo, buscadas pelo exercício de tópicos que garantam a fixação de conceitos e a posterior transferência da aprendizagem

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