Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A primazia da prova como avaliação de aprendizagem evidencia sua importância para medir o conhecimento adquirido pelos alunos em sala de aula, especialmente na avaliação formativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue os itens a seguir. As técnicas de ensino podem contribuir para uma educação emancipadora, criativa e inovadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue os itens a seguir. Os métodos e as técnicas de ensino refletem um ideário pedagógico interdependente das finalidades da educação, de seus conteúdos e processos de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue os itens a seguir. Por serem de caráter instrumental, as técnicas de ensino são mediadoras pedagógicas das relações entre professor e aluno e, portanto, não afetam as relações interpessoais (aluno-aluno) em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação a distância. Ao se transferirem de um curso na modalidade a distância para um curso na modalidade presencial, os estudantes perdem o direito de aproveitamento dos estudos realizados na EaD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação a distância. Os cursos a distância poderão ser projetados para terem duração menor do que a definida para os mesmos cursos, só que ofertados na modalidade presencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue os itens subsecutivos. Os conteúdos atitudinais têm a função de provocar a reflexão acerca dos valores e das atitudes que influenciam as relações interpessoais no contexto educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere ao assunto Mídia e Educação:

( ) As reflexões em torno do assunto mídia e educação vêm sendo aprofundadas há várias décadas dada a constatação de sua influência na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.

( ) A educação para as mídias como perspectiva de um novo campo do saber e de intervenção vem se desenvolvendo no mundo inteiro com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação.

( ) A internet tem cada vez mais atingido os sistema educacional. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo.

( ) É imprescindível enfatizar que as novas tecnologias de informação e comunicação não passam de mero lazer, pois no campo educacional, os recursos mais importantes são o livro didático e o quadro de giz.

A sequência correta é:

  • A. F, V, V, V
  • B. V, V, V, F
  • C. V, V, V, V
  • D. V, V, F, F

Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:

  • A. Mostrar que a tecnologia é uma coisa negativa para a escola, pois faz com que os professores sejam substituídos pela máquina.
  • B. Garantir que os recursos tecnológicos sejam apenas manipulados pelo professor, facilitando a elaboração do seu planejamento.
  • C. Proporcionar a utilização do retroprojetor ou o projetor de slides para tornar as aulas mais agradáveis.
  • D. Formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico.

No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar.

( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque.

( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino.

( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.

( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido).

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, V, V
  • B. F, F, V, V, V
  • C. F, V, V, V, V
  • D. F, F, V, F, V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...