Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O método cartesiano, proposto por René Descartes em sua obra “O Discurso do Método”, é um método que segue o caminho da dúvida e que tem como objetivo identificar a verdade. Na educação, esse modelo se faz presente nas “grades curriculares”, onde é estruturado o todo educativo, aparecendo, em seus diversos quadros, as disciplinas e seus respectivos conteúdos a serem trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada. Esse método de raciocínio proposto por Descartes, consiste em seguir quatro regras básicas:

  • A. A regra da evidência, a regra da competição, a regra simples e a regra da enumeração.
  • B. A regra da concorrência, a regra da análise, a regra da dificuldade e a regra da enumeração.
  • C. A regra da análise, a regra simples, a regra composta e a regra numérica.
  • D. A regra da evidência, a regra da análise, a regra da ordem e a regra da enumeração.

No âmbito escolar, o processo de avaliação institucional tem por objetivo

  • A. desencadear processos mais competitivos entre os professores e alunos da escola para melhorar a qualidade do produto oferecido.
  • B. diagnosticar os problemas institucionais para a criação de rankings classificatórios entre os sujeitos.
  • C. buscar resultados que gerem novas formas de mediações pedagógicas dos professores em suas aulas.
  • D. traçar caminhos de processos que sejam mais seletivos para a gestão dos resultados obtidos com a avaliação.
  • E. favorecer o autoconhecimento da instituição sobre si mesma, subsidiando a tomada de decisões no âmbito da gestão escolar.

Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguintes itens:

• Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;

• Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;

• Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);

• Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;

• Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.

Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será

  • A. Currículo Oculto
  • B. Regras Disciplinares
  • C. Avaliação da Aprendizagem
  • D. Projeto Político-Pedagógico
  • E. Conselho Comunidade e Escola

Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou acelera o domínio da leitura entre crianças de 5 e 6 anos. O pesquisador realiza um teste de nivelamento de leitura e, em seguida, divide, aleatoriamente, as crianças em dois grupos. O primeiro (Grupo X) recebe dois livros de contos de fada por mês para leitura espontânea, e o segundo (Grupo Y) não recebe os livros. Ao final do período letivo, o pesquisador pretende voltar a fazer o teste de nivelamento de leitura para saber qual foi o impacto dos livros de contos de fada na alfabetização das crianças envolvidas na pesquisa. Considerando-se esse desenho de pesquisa, os dois grupos organizados pelo pesquisador são, respectivamente,

  • A. grupo experimental; grupo de controle
  • B. grupo de controle; grupo de experimentação
  • C. grupo de intervenção; grupo de comparação
  • D. grupo de replicação; grupo sem controle
  • E. grupo de leitura; grupo sem leitura

No contexto do processo educacional, o profissional Orientador educacional pode trazer ricas contribuições à equipe docente sobre a avaliação. De maneira que no processo avaliativo o mesmo possa:

  • A. Apontar os equívocos educacionais cometidos pelos docentes e puni-los de forma pedagógica e administrativa, chancelando os seus desligamentos da unidade escolar.
  • B. Contribuir para que a avaliação se desloque do aluno para o processo pedagógico como um todo, visando o replanejamento das ações educativas.
  • C. Realizar atendimento psicoterapêutico continuado dos alunos com baixo desempenho escolar.
  • D. Realizar regência de aulas de cunho moral e socialmente aceitas pela comunidade local, visando o fortalecimento da disciplina e da ordem imposta no ambiente escolar.

Considerando a “oralidade” no Ensino Fundamental, “expandir capacidades pertinentes ao reconhecimento e ao uso de gêneros orais diversos: leitura em voz alta, dramatizações, debates, palestras, entrevistas, júris simulados, cerimônias, entre outros” é uma capacidade que pode ser corretamente associada à seguinte meta no processo de escolarização:

  • A. Ampliação da fluência, da compreensão de gêneros textuais diversos e da utilização de estratégias favoráveis à produção de sentidos.
  • B. Consolidação da consciência fonológica, da conceitualização da escrita alfabética e expansão de conhecimentos ortográficos.
  • C. Ampliação da produção de textos de gêneros diversos, com padrões adequados de composição e com níveis crescentes de autonomia na elaboração e revisão da própria escrita.
  • D. Ampliação das habilidades de interação, escuta e expressão oral, com discernimento de usos adequados dos gêneros orais, em contextos informais e formais.

  • A. Todos farão o mesmo exame utilizando o tempo que for necessário.
  • B. Os deficientes devem ser ajudados no exame pelos que têm capacidade.
  • C. Os mais habilidosos farão o exame, e os demais estão dispensados.
  • D. Cada um escalará a árvore segundo suas capacidades.
  • E. Cada um receberá um exame específico de acordo com suas habilidades.

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Por ser uma ação criativa, o processo de planejamento prescinde de conhecimento prévio da situação original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Os objetivos devem expressar conteúdos sociais e pedagógicos, com os quais devem manter uma correspondência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa avaliação de aprendizagem de Matemática cujo tema é “GRANDEZAS E MEDIDAS”, a que descritor podemos relacionar esse tema do Ensino Fundamental?

  • A. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
  • B. Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
  • C. Analisar, em situações problemas, a necessidade que os seres vivos possuem de água, ar, luz e energia, bem como a interação entre eles.
  • D. Combinar formas claras e escuras na construção das imagens.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...