Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O método cartesiano, proposto por René Descartes em sua obra O Discurso do Método, é um método que segue o caminho da dúvida e que tem como objetivo identificar a verdade. Na educação, esse modelo se faz presente nas grades curriculares, onde é estruturado o todo educativo, aparecendo, em seus diversos quadros, as disciplinas e seus respectivos conteúdos a serem trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada. Esse método de raciocínio proposto por Descartes, consiste em seguir quatro regras básicas:
No âmbito escolar, o processo de avaliação institucional tem por objetivo
Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguintes itens:
Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;
Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;
Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);
Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;
Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.
Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será
Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou acelera o domínio da leitura entre crianças de 5 e 6 anos. O pesquisador realiza um teste de nivelamento de leitura e, em seguida, divide, aleatoriamente, as crianças em dois grupos. O primeiro (Grupo X) recebe dois livros de contos de fada por mês para leitura espontânea, e o segundo (Grupo Y) não recebe os livros. Ao final do período letivo, o pesquisador pretende voltar a fazer o teste de nivelamento de leitura para saber qual foi o impacto dos livros de contos de fada na alfabetização das crianças envolvidas na pesquisa. Considerando-se esse desenho de pesquisa, os dois grupos organizados pelo pesquisador são, respectivamente,
No contexto do processo educacional, o profissional Orientador educacional pode trazer ricas contribuições à equipe docente sobre a avaliação. De maneira que no processo avaliativo o mesmo possa:
Considerando a oralidade no Ensino Fundamental, expandir capacidades pertinentes ao reconhecimento e ao uso de gêneros orais diversos: leitura em voz alta, dramatizações, debates, palestras, entrevistas, júris simulados, cerimônias, entre outros é uma capacidade que pode ser corretamente associada à seguinte meta no processo de escolarização:
Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Por ser uma ação criativa, o processo de planejamento prescinde de conhecimento prévio da situação original.
Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Os objetivos devem expressar conteúdos sociais e pedagógicos, com os quais devem manter uma correspondência.
Numa avaliação de aprendizagem de Matemática cujo tema é GRANDEZAS E MEDIDAS, a que descritor podemos relacionar esse tema do Ensino Fundamental?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...