Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Planejamento e didática são elementos característicos da teoria tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O plano de aula dos professores, que apresenta baixo grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível tático do planejamento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

É correto afirmar que a função dialógica da avaliação

  • A. avalia para identificar o nível de conhecimentos dos alunos quanto aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, a fim de se atingir a média padrão dos alunos de uma turma.
  • B. reconhece que a aprendizagem não acontece de forma pontual, estática, mas em um constante movimento. A avaliação, sob essa perspectiva, busca priorizar dados quantitativos da aprendizagem no contexto socioescolar.
  • C. objetiva possibilitar ao professor medir o nível de evolução cognitiva do aluno em função dos conteúdos previamente selecionados do livro didático, de forma a assegurar uma sólida formação.
  • D. serve a um projeto pedagógico comprometido tanto com as variáveis do meio sociocultural no qual o educando se insere quanto com aquelas que determinam o modo de ser desse mesmo educando.

Na perspectiva da corrente transformadora de instituição escolar, a avaliação da aprendizagem caracteriza-se pela

  • A. centralização na busca da verificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
  • B. articulação das funções dialógica, diagnóstica, processual, formativa e somativa.
  • C. articulação das funções diagnóstica e somativa para administrar os resultados obtidos.
  • D. efetivação do processo de centralização das funções dialógica, diagnóstica e formativa.

Em relação ao planejamento de ensino na perspectiva progressista, é correto afirmar que

  • A. deve ter como ponto de partida e de chegada uma idealização, na qual coexistam o objeto do conhecimento, o contexto em que se dá a ação pedagógica e os sujeitos envolvidos no processo e os conteúdos selecionados.
  • B. apresenta como elementos intrínsecos a escolha dos objetivos, a organização e a seleção dos conteúdos; os procedimentos metodológicos e a organização dos tempos, dos espaços e dos recursos didáticos como condição objetiva à efetivação do trabalho docente.
  • C. é uma ferramenta teórico-metodológica de sentido, com necessidades, finalidades e possibilidades, no qual a organização dos tempos, dos espaços e dos recursos didáticos tem como finalidade assegurar o ensino dos conteúdos do livro didático.
  • D. cumpre sua função social quando assegura a unidade do processo ensino-aprendizagem com base nos critérios de aplicação, manipulação e aquisição dos conteúdos, uniformizando os diferentes tipos e níveis de conhecimento e suas metodologias.

No processo avaliativo é importante levar em conta que:

  • A. A uniformidade de um instrumento avaliativo é soberana frente às particularidades dos alunos.
  • B. s diferenças individuais dos alunos, respeitando os ritmos e as características de cada um.
  • C. Os processos avaliativos são desnecessários ao processo de ensino-aprendizagem.
  • D. Alunos com melhor desempenho escolar não carecem de avaliações.

O IFRN concebe o projeto integrador como estratégia metodológica articulada à inovação da prática, à melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais significativas.

Sobre esse tema, é correto afirmar que, no IFRN, os projetos integradores apresentam como objetivo:

  • A. Definir as ações administrativas em prol das melhorias necessárias à Instituição, suscitadas após a realização do projeto.
  • B. Diagnosticar atividades práticas que conectem o ensino, a pesquisa e a extensão.
  • C. Concentrar atenção em aspectos significativos das problemáticas investigadas e dos desafios constatados nos estudos desenvolvidos.
  • D. Estimular as atividades de pesquisa como princípio da ciência aplicada.

A interdisciplinaridade refere-se a um princípio basilar que visa estabelecer elos de complementaridade, de convergência, de interconexões, de aproximações e de intersecção entre saberes de diferentes áreas. Do ponto de vista prático, a interdisciplinaridade exige uma

  • A. organização curricular e didático-pedagógica pautada na diluição das disciplinas em função de um projeto integrador.
  • B. prática pedagógica docente ancorada nas tecnologias da informação e da comunicação e nas atividades interativas entre as áreas técnicas.
  • C. prática pedagógica ancorada na justaposição de saberes e fazeres disciplinares com as práticas docentes e institucionais.
  • D. organização curricular e didático-pedagógica pautada na integração e na contextualização de conhecimentos.

Os ciclos plurianuais apresentam pontos básicos para sua introdução no processo de avaliação. Um desses pontos trata dos objetivos de alto nível, que têm a ver com:

  • A. aprender a aprender
  • B. experiências formadoras
  • C. pedagogia diferenciada
  • D. diversidade de currículo
  • E. trabalho em equipe

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito às características que devem compor o processo avaliativo: ( ) A avaliação deve ser quantitativa: o processo avaliativo deverá ocorrer em um único momento, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. ( ) A avaliação deve ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos educandos, considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção, dessa forma, aprendendo com o erro. ( ) A avaliação deve ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos deverão ser retomados e, ainda, quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas. ( ) A avaliação deve ser contínua: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, com visão reflexiva, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. A sequência correta é:

  • A. V, V, V, V
  • B. F, F, V, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, V, V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...