Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. Notas baixas expressam a incapacidade de elaborar instrumentos adequados para medir as aprendizagens.
  • B. Os estudantes são indiferentes às notas baixas e não se preocupam com elas como seus pais e os professores.
  • C. Notas baixas não manifestam necessariamente a falta de competência ou inaptidão dos estudantes para aprender.
  • D. A competição entre estudantes pelas notas faz com que alguns prefiram abandonar as tarefas escolares.
  • E. Alguns alunos preferem notas baixas porque não sabem demonstrar suas capacidades cognitivas.

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Na elaboração de um projeto, a identificação do problema é o momento em que o pesquisador deve apontar as dificuldades para a realização da ação pretendida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da “interação com a variedade de formas do código alfabético”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

  • A. Leitura, oralidade e compreensão de textos.
  • B. Apropriação do sistema de escrita e desenvolvimento da consciência fonológica.
  • C. Produção escrita / textual.
  • D. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

  • A. criar espaços e tempos de aprendizagem, sem os saberes prévios dos estudantes, torna o trabalho escolar uma atividade sem sentido.
  • B. instituir uma única forma de ensino é mais adequado para os estudantes que se encontram nos níveis menos avançados de conhecimento.
  • C. ensinar primeiro a teoria e depois a prática é uma estratégia para acolher os saberes prévios dos estudantes no momento adequado.
  • D. cumprir o programa curricular estabelecido propicia que a escola ofereça os conhecimentos de maneira igualitária para todos.
  • E. considerar os saberes prévios dos estudantes atrapalha o ensino e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. A fase de elaboração de um anteprojeto exige a coleta e análise de dados para subsidiar os elementos do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Os objetivos gerais são também denominados objetivos comportamentais ou instrucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. A elaboração e a execução do plano de atendimento educacional especializado constituem competência dos professores que atuam nesse programa, em articulação com os demais professores do ensino regular, as famílias e os demais serviços setoriais necessários a esse tipo de atendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. As singularidades dos educandos especiais devem ser respeitadas nos processos de avaliação, contudo o prazo para conclusão do ensino médio deve ser cumprido sem prorrogação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos processos de educação profissional e educação a distância, assinale a alternativa correta.

  • A. O formato vigente de educação profissional remete unicamente ao modelo norte-americano, sem sofrer influências ou interferências de outros modelos.
  • B. Conciliar educação profissional com educação a distância, em processos de formação, exige altos custos por parte da instituição, o que faz com que esse modelo seja pouco rentável e eficaz.
  • C. Uma empresa que faz uso da educação a distância pode dispensar todo o respectivo quadro de formadores, uma vez que, nesse modelo, o formador é completamente prescindível.
  • D. O uso da educação a distância nos processos de formação é uma exclusividade de instituições que atuam nas áreas de tecnologia.
  • E. A educação a distância surgiu na Europa na primeira metade do século 19, sendo a corrente mais predominante a que registra na Suécia, em 1833, a primeira experiência nesse campo de ensino.

A avaliação institucional escolar tem a finalidade de identificar o andamento e a qualidade de atividades-fim (ensino, pesquisa e extensão) e atividades-meio (gestão acadêmica e administrativa). Nesse contexto, a avaliação institucional

  • A. configura-se em um processo que pressupõe a participação coletiva dialógica, priorizando a autoavaliação da implementação das ações planejadas para a consecução das metas e dos objetivos estratégicos institucionais.
  • B. tem, como resultado esperado, a avaliação do corpo docente e discente, a partir dos resultados do relatório de gestão anual e do relatório de ação institucional, objetivando corrigir distorções e disciplinar a atuação pedagógica.
  • C. constitui-se como um processo pontual de análise dos meios, dos métodos e dos processos de comparação e classificação dos resultados dos itens e dos sujeitos avaliados.
  • D. caracteriza-se como um instrumento de apreciação classificatória das práticas educacionais e de gestão da escola por parte da instituição e do MEC, identificando a coerência entre as ações e os documentos institucionais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...