Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quando à sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Assim, considerando a sua relevância, ele deve ser assumido como:

  • A. Um processo de reflexão envolvendo todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico.
  • B. Uma ficha formal preenchida pelo educador com uma lista do que se pretende fazer na sala de aula.
  • C. Uma busca de resultados quantitativos com base na observação das atividades desenvolvidas na escola.
  • D. O registro do educador, contendo as estratégias e informações necessárias à reprodução do conhecimento.

Sobre o trabalho com projetos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Aprender deixa de ser simplesmente um ato de memorização, e o ensinar não mais representa transmitir conteúdos prontos.
  • B. Todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado.
  • C. É um processo global e complexo, em que conhecer e intervir no real se encontram dissociados.
  • D. A formação dos alunos não pode ser considerada apenas como uma atividade intelectual.

Como um recurso para a avaliação escolar, para a forma de aprendizagem e desenvolvimento de competências, o ato pedagógico se caracteriza por recortes de um domínio complexo, cuja realização implica mobilizar recursos, tomar decisões e ativar esquemas, podendo ocorrer por meio do seguinte procedimento:

  • A. mobilização do aluno
  • B. situação-problema
  • C. contextualização de conteúdos
  • D. monitoramento de percursos
  • E. cooperação em classe

Conforme sinalizaram Cool e Monereo (2010), a Sociedade da Informação retrata uma nova forma de organização econômica, social, política e cultural, a qual abrange novas maneiras de trabalhar, de comunicar-se, de relacionar-se, de aprender, de pensar.

Sobre o trabalho e a educação na Sociedade da Informação, é INCORRETO afirmar que

  • A. as necessidades de uma produção de bens e serviços baseada no conhecimento não são atendidas pelo modelo tradicional de emprego, de jornada integral de trabalho e de permanência no mesmo local de trabalho durante toda a vida.
  • B. ser capaz de atuar com autonomia, de interagir em grupos socialmente heterogêneos e de utilizar recursos e instrumentos de forma interativa são competências básicas para o desenvolvimento das pessoas nesse novo cenário.
  • C. a tendência de projetar metodologias de trabalho e de ensino fundamentadas na cooperação é fortalecida pela inserção das TIC aos diferentes espaços da atividade humana, principalmente às atividades laborais e formativas.
  • D. há facilidade na implementação dos usos educacionais das TIC em todos os níveis de ensino, que representem inovação nos métodos de ensino e melhoria dos processos e resultados do aprendizado.

Planejar é uma atividade que faz parte da educação, visto que ela tem como características básicas estabelecer rumos que possam nortear a execução da ação educativa. Assim, sobre as contribuições do planejamento, é correto afirmar:

  • A. O planejamento ajuda a estabelecer a participação dos alunos.
  • B. O planejamento ajuda a perder tempo.
  • C. O planejamento ajuda a desperdiçar atividades e oportunidades.
  • D. O planejamento ajuda a criar a rotina e a improvisação.

Entre as diversas funções da prática avaliativa, aquela que destaca o exercício da avaliação como uma das múltiplas formas de aprender é a função de:

  • A. auxílio à aprendizagem
  • B. motivação do crescimento
  • C. favorecimento à autocompreensão
  • D. motivação para a vida
  • E. aprofundamento da aprendizagem

Considerando as ideias sobre planejamento e plano sinalizadas por Vasconcellos (2006), é INCORRETO afirmar que

  • A. o planejamento corresponde ao processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisões, colocação em prática e acompanhamento.
  • B. o plano é resultado da reflexão e tomada de decisões realizadas no planejamento e que pode ser explicitado em forma de registro, de documento ou não.
  • C. o plano, como produto, é permanente.
  • D. o planejamento como processo envolve dois subprocessos: elaboração e realização interativa.

O século XXI impõe constantes mudanças na forma de relacionar das pessoas. Muitas vezes, é mencionado como sendo o Século do Conhecimento e da Informação. Nesse universo de conhecimento, informação e transformação, se situa o processo de ensino/aprendizagem na escola. Nessa lógica, torna-se necessário compreender que a sala de aula é composta por uma diversidade de comportamentos e pensamentos que impõe, cotidianamente, mudanças na forma do professor relacionar-se com seus alunos e com os conteúdos a serem trabalhados. Sobre esse assunto, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) O professor deve fazer uso de uma Didática verdadeiramente comprometida com a aprendizagem dos alunos, conhecendo a fundo a matéria para ser repassada em forma de aula expositiva.

( ) O professor deve transformar sua prática pedagógica se colocando como o detentor do saber.

( ) O professor deve dar menos importância à memorização e valorizar o raciocínio e o espírito crítico dos alunos.

( ) O professor precisa introduzir em suas aulas métodos dinâmicos de ensino, que procurem estimular a iniciativa dos alunos e incentivar sua participação, levando em conta interesses e curiosidades e o ritmo de aprendizagem de cada um.

A sequência correta é:

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. F, F, F, V.

A avaliação institucional é fundamentada em procedimentos de autoavaliação conforme indicadores selecionados, tendo como ponto de partida a construção de um banco de dados composto por cinco critérios (BOCLIN, 2012).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 1 4 3 2 5.
  • B. 2 1 5 3 4.
  • C. 3 5 4 1 2.
  • D. 1 5 2 4 3.

Sobre a tendência pedagógica crítico-social, analise as afirmativas a seguir:

I. As informações trabalhadas em sala de aula são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho.

II. A avaliação tem por objetivo avaliar o desempenho do aluno. Os livros didáticos e apostilas ou manuais e as exposições orais do professor são as únicas fontes de informações exigidas e disponíveis para os alunos.

III. A avaliação não apresenta o objetivo de mensurar o conhecimento do aluno. Ao contrário, não existem notas, exames, nem castigos. A aprendizagem é centrada nas capacidades cognitivas já estruturadas nos alunos.

IV. De acordo com essa tendência, o mundo não é estático, mas dinâmico. Sendo assim, está em constante transformação, em reconstrução, sendo necessário compreendê-lo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  • C. Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  • D. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...