Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, dentro de uma escola, ocorre por meio do ensino:
Conforme Sanmartí (2009), a avaliação mede resultados e também condiciona o que e como se ensina, principalmente, o que aprendem os estudantes e de que maneira eles o fazem.
Analise as afirmativas sobre a avaliação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A avaliação deve consistir em uma atuação mais ou menos pontual em uns poucos momentos do processo de ensino e aprendizagem.
( ) O propósito principal da avaliação é a regulação, tanto do ensino, quanto da aprendizagem.
( ) A avaliação inicial, a avaliação enquanto se está aprendendo e a final são identificadas como os três momentos chave do processo de ensino, compondo a avaliação somativa, que apresenta características e finalidades específicas.
( ) Ao ser realizada ao longo do processo de aprendizagem, a avaliação contribui para os alunos superarem os obstáculos em espaços de tempo menores, no momento em que são detectados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Os componentes do planejamento escolar relativos ao o que ensinar, como ensinar e quando ensinar, dizem respeito respectivamente a:
Atualmente fala-se muito em trabalhar de forma interdisciplinar na escola, porém sabe-se que muitos ainda não têm compreensão sobre tal conceito. Para entender melhor essas abordagens no campo educativo, relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna e posteriormente assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos:
1ª COLUNA
1 - Interdisciplinaridade.
2 - Pluridisciplinaridade.
3 - Transdisciplinaridade.
4 - Multidisciplinaridade.
2ª COLUNA
( ) Tem-se uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em regime de co-propriedade que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber.
( ) O agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem algumas relações entre si visando-se à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.
( ) Termo cunhado por Piaget, se prevê uma etapa superior que eliminaria dentro de um sistema total as fronteiras entre as disciplinas.
( ) Justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina.
Assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos, de cima para baixo:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O professor, como agente e sujeito de transformação da sociedade, deve priorizar a problematização dos conteúdos de acordo com a prática social dos educandos. Esse cuidado fica caracterizado por procedimentos de:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Entre as diversas funções da avaliação, a função que retrata a média do desempenho escolar obtida por um estudante durante um determinado período letivo é chamada de:
O uso das novas tecnologias (da comunicação e informação), contribui com o desenvolvimento físico e mental dos alunos, com isso, está gerando uma verdadeira revolução que afeta tanto as atividades ligadas à produção e ao trabalho quanto as ligadas à educação. Com isso é correto afirmar que:
As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças com o objetivo de
Um profissional da área pedagógica precisa ter clareza nos conceitos avaliativos que determinam o avanço do aluno. Para tanto é preciso entender que a avaliação dentro de uma concepção de educação emancipatória:
Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto (VASCONCELLOS, 2006, p.79).
Analise as afirmativas sobre o planejamento no processo ensino-aprendizagem.
I. A prática do planejamento também dependerá do entendimento de currículo que se tem, considerando as implicações na organização do trabalho pedagógico.
II. Numa escola em que se vivencia um processo de planejamento, existirão planos globais referentes a toda a instituição e planos de cada um dos setores direção e coordenação pedagógica, por exemplo.
III. A participação é considerada um elemento estratégico, sendo uma forma de diminuir as resistências dos próprios agentes internos da instituição.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...