Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).

Segundo a autora, é fundamental que a oficina de teatro tenha objetivos claros e definidos para que a aprendizagem se processe até a etapa final da avaliação. São alguns dos objetivos gerais da Oficina de Teatro:

I. Desenvolver as capacidades e as habilidades do aluno, através de atividades de Expressão Dramática.

II. Oferecer atividades capazes de estimular o conhecimento do corpo.

III. Desenvolver as capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.

A preparação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento são fases do planejamento de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.

A preparação do plano de aula, um detalhamento do planejamento de ensino, deve considerar a aula como um período de tempo fixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.

O planejamento é próprio de diferentes atividades humanas, no caso da profissão docente esta tarefa aparece como uma imposição legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

“As minhas idas às salas de aula foram aumentando. Agora sei que esse é o caminho e dessa forma é que eu vou conseguir estar mais próxima, conhecer melhor o trabalho que está sendo realizado e poder auxiliar mais os professores”. Esse relato corresponde ao pensamento de Hoffman quando propõe uma reflexão sobre o trabalho docente, principalmente em relação à avaliação. Nesse caso, é fundamental que o professor seja orientado na perspectiva de:

I. Ter uma visão construtivista do erro, não apenas para correção das tarefas feitas pelos alunos, mas em todas as situações de aprendizagem.

II. Reconhecer que os erros e as dúvidas dos alunos são componentes significativos ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá a observação e a investigação de como cada aluno constrói o seu conhecimento.

III. Interpretar a prova para saber o que o aluno não sabe, oportunizando um espaço na aula para que ele resolva as questões erradas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Luckesi afirma que a escola não avalia a aprendizagem do educando, mas sim o examina. Para referendar sua afirmação, Luckesi apresenta as características básicas que identificam o ato de examinar, quais sejam:

I. Os exames escolares operam com desempenho final, importando a resposta e não como o aluno chegou a essa resposta.

II. Os exames são pontuais, pois não interessa o que acontece com o educando antes, durante e depois da prova.

III. Os exames são classificatórios, ou seja, eles classificam os educandos em aprovados ou reprovados.

IV. Os exames são seletivos, porque excluem uma grande parte dos educandos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I, II e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.

A avaliação, procedimento mediante o qual se diagnostica o nível de desenvolvimento das habilidades e das competências dos educandos, gera subsídios para a tomada de decisão dos professores e contribui para a construção de conhecimentos pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se que as questões sejam organizadas por blocos de conteúdos nas avaliações, a fim de que os educandos possam sistematizar os conhecimentos ensinados e aprendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.

Ao elaborar uma avaliação, o professor deve priorizar questões com nível de dificuldade mais elevado em relação ao nível de dificuldade dos conteúdos ensinados em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a pedagogia construtivista, os conhecimentos adquiridos pelos alunos devem ser repetidos nas provas e testes, respeitando-se as formas de interação dos alunos com o conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...