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Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
No planejamento de ensino, a fase de preparação consiste na previsão de todos os passos para assegurar a sistematização, o desenvolvimento e a concretização dos objetivos pretendidos.
I-b, II-C, III-A.
I-A, II-C, III-b.
I-C, II-b, III-A.
I-b, II-A, III-C.
As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:
I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.
II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.
III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.
IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.
V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.
VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.
Todas as afirmações são corretas.
Apenas I e IV não estão de acordo com os princípios da avaliação formativa.
As afirmações II, III, IV e V são adequadas às concepções da avaliação formativa.
Apenas III e V são corretas.
Antunes afirma que, na aquisição da lecto-escrita e da leitura, é de grande relevância a implementação de metodologias diversificadas, pois é o momento em que o educador tem de oferecer aos pequenos atividades com caráter lúdico sem perder o objetivo, que é o desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas para esse desenvolvimento é necessário que as atividades das crianças sejam
excessivas e organizadas.
rotineiras e metódicas.
decorativas e coloridas.
livres para troca de experiências.
complementares à aprendizagem.
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
Os procedimentos de ensino são definidos como o conjunto de atividades unificadas e selecionadas como meios de auxílio para o alcance dos objetivos pretendidos.
Houve um tempo em que era extremamente nítida a separação entre o brincar e o aprender. Os momentos de uma atividade e os momentos de outra eram separados por rígido abismo e não se concebia que fosse possível aprender quando se brincava.
Qual dos autores abaixo formulou essa ideia sobre o aprender brincando?
César Coll.
Barry Wadsworth.
Philippe Perrenoud.
Eugênia Fávero.
Celso Antunes.
Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).
Sobre a compreensão da cultura visual, Hernández (2000) apresenta a proposta de ensino por projetos de trabalho. Neste contexto, de acordo com o autor, os projetos de trabalho significam:
I. Readaptação e atualização de propostas do passado.
II. Métodos curriculares.
III. Enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, atualizando-a.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).
No processo avaliativo do conhecimento artístico, Hernández (2000) reforça o uso de um instrumento valioso para o processo de aprendizagem e progresso do aluno em sua compreensão da realidade, possibilitando mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. O instrumento acima referido é
Pasta com trabalhos artísticos.
Prova Prática.
Prova tradicional.
Portfólio.
Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).
Reverbel refere dois princípios básicos para a criação de uma metodologia na oficina de teatro, quais sejam:
Psicológicos e pedagógicos.
Pedagógicos e artísticos.
Filosóficos e pedagógicos.
Filosóficos e psicológicos.
Psicológicos e artísticos.
No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
Na fase de aperfeiçoamento, há ênfase na ação do aluno e do professor, pois o trabalho gradativamente desencadeado desenvolve e aprimora os níveis de desempenho.
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