Questões sobre Planejamento de Ensino

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Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.

No planejamento de ensino, a fase de preparação consiste na previsão de todos os passos para assegurar a sistematização, o desenvolvimento e a concretização dos objetivos pretendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    I-b, II-C, III-A.

  • B.

    I-A, II-C, III-b.

  • C.

    I-C, II-b, III-A.

  • D.

    I-b, II-A, III-C.

As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:

I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.

II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.

III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.

IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.

V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.

VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.

  • A.

    Todas as afirmações são corretas.

  • B.

    Apenas I e IV não estão de acordo com os princípios da avaliação formativa.

  • C.

    As afirmações II, III, IV e V são adequadas às concepções da avaliação formativa.

  • D.

    Apenas III e V são corretas.

Antunes afirma que, na aquisição da lecto-escrita e da leitura, é de grande relevância a implementação de metodologias diversificadas, pois é o momento em que o educador tem de oferecer aos pequenos atividades com caráter lúdico sem perder o objetivo, que é o desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas para esse desenvolvimento é necessário que as atividades das crianças sejam

  • A.

    excessivas e organizadas.

  • B.

    rotineiras e metódicas.

  • C.

    decorativas e coloridas.

  • D.

    livres para troca de experiências.

  • E.

    complementares à aprendizagem.

No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.

Os procedimentos de ensino são definidos como o conjunto de atividades unificadas e selecionadas como meios de auxílio para o alcance dos objetivos pretendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Houve um tempo em que era extremamente nítida a separação entre o brincar e o aprender. Os momentos de uma atividade e os momentos de outra eram separados por rígido abismo e não se concebia que fosse possível aprender quando se brincava.”

Qual dos autores abaixo formulou essa ideia sobre o aprender brincando?

  • A.

    César Coll.

  • B.

    Barry Wadsworth.

  • C.

    Philippe Perrenoud.

  • D.

    Eugênia Fávero.

  • E.

    Celso Antunes.

Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).

Sobre a compreensão da cultura visual, Hernández (2000) apresenta a proposta de ensino por projetos de trabalho. Neste contexto, de acordo com o autor, os projetos de trabalho significam:

I. Readaptação e atualização de propostas do passado.

II. Métodos curriculares.

III. Enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, atualizando-a.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).

No processo avaliativo do conhecimento artístico, Hernández (2000) reforça o uso de um instrumento valioso para o processo de aprendizagem e progresso do aluno em sua compreensão da realidade, possibilitando mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. O instrumento acima referido é

  • A.

    Pasta com trabalhos artísticos.

  • B.

    Prova Prática.

  • C.

    Prova tradicional.

  • D.

    Portfólio.

  • E. Diário de campo.

Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).

Reverbel refere dois princípios básicos para a criação de uma metodologia na oficina de teatro, quais sejam:

  • A.

    Psicológicos e pedagógicos.

  • B.

    Pedagógicos e artísticos.

  • C.

    Filosóficos e pedagógicos.

  • D.

    Filosóficos e psicológicos.

  • E.

    Psicológicos e artísticos.

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.

Na fase de aperfeiçoamento, há ênfase na ação do aluno e do professor, pois o trabalho gradativamente desencadeado desenvolve e aprimora os níveis de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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