Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Educação a Distância é o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É mais adequado para a Educação de adultos. A Educação contínua ou continuada é aquela que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na Educação a Distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de Educação, a saber

  • A. o relacionamento interpessoal. Trata-se de transpor, para o virtual, adaptações do ensino presencial, ou seja, as aulas multiplicadas ou disponibilizadas. Há uma mudança de técnica e não do papel do professor e do aluno, as relações são verticalizadas.
  • B. a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo. Tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. O professor torna-se um supervisor, um mediador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.
  • C. a conectividade. Desenvolver a aprendizagem por meio da interação virtual fria, formulários, rotinas, provas, e-mail e alguma interação on-line, ou seja, pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes. O professor transforma-se em um animador do processo de busca de conhecimentos.
  • D. as relações intrapessoais. A Educação a Distância é predominantemente individual, com intensa utilização de mídias unidirecionais (como o jornal, a televisão e o rádio) e da comunicação off-line, sendo ainda pedagogicamente incorreta a utilização de um mix de comunicação off e on-line (em tempo real).O professor é um anônimo, sem identidade própria.
  • E. as relações intrapessoal e interpessoais. Alguns cursos os educandos podem fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outros será importante compartilhar vivências, experiências, ideias. É um fast-food em que o aluno se serve de algo pronto. O professor prepara o curso para dirigir e facilitar o processo de aprendizagem.

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

O emprego de novas tecnologias para a educação a distância (EAD) só foi efetivamente regulamentado com a edição da Lei n.º 9.394/1996, que determina ao poder público o incentivo ao desenvolvimento e à veiculação de programas de EAD, em todos os níveis e modalidades de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais,

  • A.

    ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável.

  • B.

    oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos.

  • C.

    oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula.

  • D.

    estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção.

  • E.

    postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender.

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

Segundo Illich e McLuhan, o desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e informação provocaria o fim da escola nos moldes tradicionais. No entanto, tal fato não ocorreu devido à facilidade dos educadores em incorporar as novas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

O processo de avaliação é único, entretanto, é possível distinguir entre avaliação formal e avaliação informal; esta refere-se aos juízos gerais sobre o aluno e é assistemática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que abordagens didáticas extraclasse devem ser incentivadas e implantadas pelo educador para o aprimoramento do ensino da biologia, assinale a opção que apresenta uma atividade extraclasse.

  • A.

    Clube de discussão: explanação e discussão, pelos alunos, de temas referentes à biologia.

  • B.

    Aulas de campo: exploração de ambientes e coleta de materiais biológico e mineral.

  • C.

    Aulas expositivas: apresentação pelo professor de conteúdo relativo ao meio ambiente que cause impacto na sociedade.

  • D.

    Análise de casos reais: exposição pelo professor de dilemas que permitam ao aluno refletir sobre questões éticas e morais adivindas do avanço da ciência.

  • E.

    Sala de ciências: utilização da sala de aula como espaço para estudo e desenvolvimento de pequenos projetos de investigação acerca de material biológico.

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

Uma alternativa bastante eficaz para o atendimento de alunos jovens, em fase de formação, como os dos cursos de graduação, é o curso bimodal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.

O controle de turma e a manutenção da disciplina dos alunos em sala de aula incluem-se entre os desafios comumente enfrentados pelo professor, e a autoridade profissional — que se manifesta na competência técnica —, a qualidade moral do profissional — o conjunto de capacidades, habilidades e hábitos didático-pedagógicos — e a elaboração de um plano de aula que inclua elementos de avaliação do desenvolvimento do aluno contribuem para reduzir possíveis impasses na relação entre professor e aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

A teleconferência, modalidade de EAD na qual um professor transmite sua aula para muitas salas, em diferentes localidades, tem como limitação o pouco emprego do texto impresso como material de apoio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.

Ao redigir os objetivos específicos em um plano de ensino, o professor pode indicar as atitudes e convicções em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano e à realidade social, ainda que esses itens dificilmente possam ser transformados em proposições e resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...