Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os registros de avaliação refletem a concepção de educação do professor. Tendo em vista que a ação mediadora do professor, a sua intervenção pedagógica e desafiadora, não pode ser uniforme em todas as situações de tarefas dos alunos, Hoffmann afirma:
I. Os erros são da mesma natureza, portanto o professor deverá considerar que todo e qualquer erro que o aluno comete tem caráter construtivo.
II. A tarefa do professor consiste em relatar todos os erros e as dificuldades que os alunos apresentam em cada situação avaliativa.
III. O tema correção considera o respeito à criança em suas etapas de desenvolvimento, por isso o professor deverá analisar os exercícios dos alunos para observar quem aprendeu e quem ainda não aprendeu.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Perrenoud propõe aos professores observarem e avaliarem os alunos em situações de aprendizagem, utilizando uma abordagem formativa. Essa ação está inserida na seguinte competência:
Administrar a progressão das aprendizagens.
Informar e envolver os pais.
Trabalhar em equipe.
Participar da administração da escola.
Utilizar novas tecnologias.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao de planejamento participativo.
No planejamento participativo, a discussão coletiva é realizada por um grupo formado pelos indivíduos mais capacitados de cada um dos segmentos envolvidos.
Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa
o propósito da avaliação.
um meio de verificação da aprendizagem.
uma decorrência do processo.
um meio de seleção e classificação.
o fim de um percurso de ensino.
Segundo Arredondo e Diago (2009), os professores, individual ou coletivamente como equipe docente, devem ter em mente, no momento de pensar intencionalmente a metodologia a seguir em sua prática avaliadora, uma série de questões e elementos que afetam a configuração e sua posterior execução.
Dentre eles estão, EXCETO:
Sentir a necessidade de elaborar uma configuração metodológica de avaliação que explicite sua intencionalidade e garanta um desenvolvimento sistemático.
Apontar critérios de avaliação mediante acordos fechados previamente pela equipe de professores, com relação à conceituação da avaliação e de seu correspondente desenvolvimento operativo, tendo sempre em conta o âmbito normativo que os afeta.
Estimular a meta-avaliação como meio para revisar o processo e os resultados, bem como a atuação dos agentes da avaliação.
Selecionar os diversos tipos de técnicas e instrumentos de avaliação independentemente do tipo de aluno, dos conteúdos e do momento de sua aplicação.
Prever os recursos e os materiais necessários para a execução da avaliação e apontar o apoio e as influências do entorno escolar.
Sobre o planejamento, é correto afirmar que:
I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.
II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.
III. Deve estar embasado em um livro didático.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação pedagógica na escola, que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.
O planejamento de ensino, que envolve a interação professor-aluno, corresponde ao processo de decisão sobre a atuação dos professores no cotidiano do trabalho pedagógico.
Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos. (Arredondo e Diago, 2009)
De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:
Sondagem, verificação e elaboração de conceito final.
Aplicação de testes, conselho de classe e promoção dos alunos.
Avaliação parcial, recuperação de instrumentos e avaliação final.
Coleta de informação, estabelecimento de um juízo e tomada de decisões.
Divulgação de objetivos, testagem de conteúdos e atribuição de notas.
Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.
O instrumento denominado planejamento curricular orienta a ação educativa, constituindo um processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...