Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os registros de avaliação refletem a concepção de educação do professor. Tendo em vista que a ação mediadora do professor, a sua intervenção pedagógica e desafiadora, não pode ser uniforme em todas as situações de tarefas dos alunos, Hoffmann afirma:

I. Os erros são da mesma natureza, portanto o professor deverá considerar que todo e qualquer erro que o aluno comete tem caráter construtivo.

II. A tarefa do professor consiste em relatar todos os erros e as dificuldades que os alunos apresentam em cada situação avaliativa.

III. O tema correção considera o respeito à criança em suas etapas de desenvolvimento, por isso o professor deverá analisar os exercícios dos alunos para observar quem aprendeu e quem ainda não aprendeu.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Perrenoud propõe aos professores observarem e avaliarem os alunos em situações de aprendizagem, utilizando uma abordagem formativa. Essa ação está inserida na seguinte competência:

  • A.

    Administrar a progressão das aprendizagens.

  • B.

    Informar e envolver os pais.

  • C.

    Trabalhar em equipe.

  • D.

    Participar da administração da escola.

  • E.

    Utilizar novas tecnologias.

Julgue os itens subsequentes, relativos ao de planejamento participativo.

No planejamento participativo, a discussão coletiva é realizada por um grupo formado pelos indivíduos mais capacitados de cada um dos segmentos envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa

  • A.

    o propósito da avaliação.

  • B.

    um meio de verificação da aprendizagem.

  • C.

    uma decorrência do processo.

  • D.

    um meio de seleção e classificação.

  • E.

    o fim de um percurso de ensino.

Segundo Arredondo e Diago (2009), os professores, individual ou coletivamente como equipe docente, devem ter em mente, no momento de pensar intencionalmente a metodologia a seguir em sua prática avaliadora, uma série de questões e elementos que afetam a configuração e sua posterior execução.

Dentre eles estão, EXCETO:

  • A.

    Sentir a necessidade de elaborar uma configuração metodológica de avaliação que explicite sua intencionalidade e garanta um desenvolvimento sistemático.

  • B.

    Apontar critérios de avaliação mediante acordos fechados previamente pela equipe de professores, com relação à conceituação da avaliação e de seu correspondente desenvolvimento operativo, tendo sempre em conta o âmbito normativo que os afeta.

  • C.

    Estimular a meta-avaliação como meio para revisar o processo e os resultados, bem como a atuação dos agentes da avaliação.

  • D.

    Selecionar os diversos tipos de técnicas e instrumentos de avaliação independentemente do tipo de aluno, dos conteúdos e do momento de sua aplicação.

  • E.

    Prever os recursos e os materiais necessários para a execução da avaliação e apontar o apoio e as influências do entorno escolar.

Sobre o planejamento, é correto afirmar que:

I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.

II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.

III. Deve estar embasado em um livro didático.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.

O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação pedagógica na escola, que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.

O planejamento de ensino, que envolve a interação professor-aluno, corresponde ao processo de decisão sobre a atuação dos professores no cotidiano do trabalho pedagógico.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos.” (Arredondo e Diago, 2009)

De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:

  • A.

    Sondagem, verificação e elaboração de conceito final.

  • B.

    Aplicação de testes, conselho de classe e promoção dos alunos.

  • C.

    Avaliação parcial, recuperação de instrumentos e avaliação final.

  • D.

    Coleta de informação, estabelecimento de um juízo e tomada de decisões.

  • E.

    Divulgação de objetivos, testagem de conteúdos e atribuição de notas.

Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.

O instrumento denominado planejamento curricular orienta a ação educativa, constituindo um processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...