Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É preciso pensar constantemente o que se está planejando e para quê e para quem serão direcionadas as ações. Ao observar uma aula sobre textos com a utilização de tiras, o Supervisor verificou a existência de itens do planejamento descritos na obra de Dallazen e Xavier. Analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas.

( ) Temática: Textos com tiras.

( ) Objetivo: Produzir textos críticos e reflexivos sobre um tema atual, por meio da elaboração de tirinhas.

( ) Justificativa: Solicitar aos alunos que comparem as tirinhas de jornais com as Histórias em Quadrinhos dos gibis.

( ) Estratégia: Organizar os alunos em grupos e solicitar que apresentem uns aos outros os textos na forma de tirinhas.

( ) Recursos: Tirinhas de jornais, gibis, caderno, lápis grafite e coloridos.

( ) Avaliação: Elaboração de tirinhas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – C – C – C – C.

  • B.

    C – C – E – E – C – C.

  • C.

    E – C – C – E – C – C.

  • D.

    C – C – E – C – C – E.

  • E. E – E – E – E – E – E.

  • A.

    A exploração de todas as possibilidades do material concreto escolhido deve ser feita durante a aplicação da atividade, pois o professor também faz parte do processo de construção do conhecimento.

  • B.

    A utilização do material concreto é apropriada somente nas séries iniciais, para o trabalho com conceitos básicos da matemática, pois a abstração o único caminho para aprender matemática de fato.

  • C.

    Tais materiais são, em geral, tão eficientes que sua manipulação já propicia a aprendizagem dos estudantes, dispensando-se, na maioria dos casos, a intervenção do professor.

  • D.

    O uso de materiais concretos proporciona aos alunos participar de atividades manipulativas e visuais que podem servir de suporte para sua atividade cognitiva, bem como para a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas, em qualquer série ou faixa etária.

  • E.

    A constatação da validade de uma afirmação em diversas experiências em que se faça uso do material concreto é suficiente para comprovar que essa afirmação é sempre válida.

A respeito do uso de aplicativos digitais para a aprendizagem matemática, assinale a opção correta.

  • A.

    O uso de softwares educativos de geometria dinâmica propicia ao aluno a construção de hipóteses que devem, entretanto, ser validadas pelo professor.

  • B.

    Por meio de softwares de geometria dinâmica, é possível conhecer propriedades relativas ao objeto de estudo, sendo necessário o uso de outros mecanismos para validá-las em quantidade limitada de exemplos.

  • C.

    Apenas programas específicos, construídos com finalidades educativas, conhecidos como softwares educativos, podem ser usados para a aprendizagem da matemática escolar.

  • D.

    Atualmente, a alta tecnologia dos softwares educativos torna dispensável a intervenção do professor no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

  • E.

    Os softwares de geometria dinâmica facilitam o processo de construção e movimentação dos objetos geométricos, o que facilita o processo de análise e percepção de suas propriedades.

Assinale a opção correta a respeito do tempo didático e do tempo de aprendizagem.

  • A.

    O tempo didático é o tempo necessário para o aluno superar bloqueios e atingir posição de equilíbrio, pois o processo de ensino-aprendizagem é progressivo, lógico e racional, podendo ser organizado em uma sequência lógica de conteúdos.

  • B.

    O tempo de aprendizagem é sequencial e linear, por isso, geralmente, todos os estudantes precisam de uma mesma quantidade de tempo para o aprendizado de determinado conceito matemático.

  • C.

    Comparando-se o tempo didático e o tempo de aprendizagem, a dimensão da temporalidade subjetiva pode ser equiparada ao tempo previsto no planejamento didático.

  • D.

    O tempo didático, determinado nos programas escolares e nos livros didáticos, em cumprimento a uma exigência legal, confere ao saber caráter cumulativo e irreversível e coincide com o tempo de aprendizagem.

  • E.

    O tempo de aprendizagem, vinculado às rupturas e aos conflitos do conhecimento, exige uma permanente reorganização de informações e caracteriza toda a complexidade do ato de aprender.

  • A.

    Os conteúdos devem traduzir o saber cotidiano, que emerge do contexto vivenciado pelo aluno, sendo, portanto, mais significativo que o conhecimento científico.

  • B.

    Esses objetos de conhecimento devem ter caráter, essencialmente, utilitário e imediatista.

  • C.

    Tais conteúdos devem ser uma simplificação do saber científico, independentemente de sua utilidade prática.

  • D.

    É importante que esses objetos de conhecimento sejam uma recontextualização do conhecimento científico, relacionados a situações significativas para o aluno.

  • E.

    Os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula devem reproduzir os saberes desenvolvidos nas universidades e institutos de pesquisa, inclusive no que diz respeito aos termos técnicos, dada a sua maior confiabilidade.

Em relação ao processo avaliativo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O processo de avaliação não deve ser desvinculado de toda a prática educativa.

  • B.

    A avaliação formal faz parte do processo educacional, mas não é fator resultante do ensino versus aprendizagem, por ser um aspecto individual de cada educador.

  • C.

    A avaliação deve ser usada de forma reducionista. O educador deve utilizar e aplicar instrumentos de coleta de informações.

  • D.

    A avaliação deve ser limitada pela hipertrofia que o processo de atribuição de notas ou conceitos assumem na administração escolar.

A prática de jogos desenvolve nos alunos

I. regras por meio de brincadeiras, consideradas ferramenta indispensável no processo de formação da personalidade da criança.

II. um caráter educativo.

III. a formação psicomotora e da personalidade.

IV. a competição, a ganância e o desejo descontrolado de vitória.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I e IV, apenas.

Os educadores acreditam que os alunos serão capazes de ler e escrever adequadamente os textos de que necessitam durante a vida, como um jornal, uma carta, um manual de instruções. Uma forma de se alcançar isso é

  • A.

    ver a leitura e a escrita como práticas sociais.

  • B.

    ensinar de forma livre as letras e as palavras.

  • C.

    exigindo que o educando memorize as normas e técnicas de leitura e escrita.

  • D.

    por meio da ênfase nas bases e fundamentos teóricos da linguagem.

As atividades práticas de Matemática, no cotidiano escolar, devem propiciar ao aluno

  • A.

    a escrita simbólica das representações numéricas.

  • B.

    leitura e interpretação de texto para desenvolvimento de teorias matemáticas que envolvam o raciocínio lógico.

  • C.

    capacidade de memorização de fórmulas e teorias matemáticas para a resolução de situaçõesproblemas.

  • D.

    uma oportunidade real e significativa para que a relação número (quantidade) e numeral (signo) seja explorada pelas crianças.

Uma professora trabalha com uma turma de alfabetização e sempre utiliza em suas aulas a cartilha, como material didático, e atividades que envolvam as famílias silábicas e a produção de frases. Na lição da letra “Z”, muitos alunos na sala conversavam entre si sobre o fato de que não sabiam o que significava a palavra “zabumba”, mas nenhum deles questionou a professora. A partir desta situação, e considerando as concepções atuais de alfabetização e letramento, é correto afirmar que

  • A.

    ao ingressarem na escola, os alunos já têm um nível de letramento. O que eles não sabem é a tecnologia da escrita e da leitura convencionais. A professora, nesta situação, certamente não considera este fato em suas aulas, nem favorece a reflexão acerca do sistema alfabético de escrita.

  • B.

    a cartilha é o melhor material didático para ensinar a ler e a escrever, pois tem tradição e perdura até hoje. O único erro na situação exposta é os alunos não fazerem questionamentos à professora sobre as palavras que não conhecem.

  • C.

    aprender cada letra inicial separadamente, na ordem alfabética, é o melhor caminho para que os alunos compreendam as palavras e a sequência existente no sistema alfabético de escrita.

  • D.

    letramento e alfabetização são sinônimos, porém “letramento” é uma terminologia mais atual. Ao alfabetizar os alunos, a professora está automaticamente inserindo-os no universo letrado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...