Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.
É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa étão dispensável quanto o seu uso em outras atividades matemáticas, pois faz com que o aluno se acomode na utilização de recursos para resolver situações-problema.
desaconselhável nesse momento da aprendizagem. A criança primeiro tem que aprender a pensar, a resolver seus problemas, para depois fazer uso desse tipo de recurso.
indispensável, não só nesta atividade, mas em todas, por se tratar de um recurso motivacional de que o professor pode lançar mão para tornar as aulas de matemática mais atraentes.
desnecessário, tendo em vista que a mesma proposta pode ser aplicada sem o uso desse equipamento, além de tornar as crianças dependentes da máquina.
importante para que o aluno reflita sobre o que sabe a respeito da escrita de números.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Para a verificação do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial do educando, utiliza-se o caderno, instrumento adequado à técnica da observação.
Uma professora de Ensino Fundamental trabalhou por 15 anos em uma escola pública que realizava a avaliação na concepção tradicional de ensino-aprendizagem. Recentemente, ela ingressou em uma escola que valoriza a avaliação mediadora. A educadora conhece as distinções das duas formas de avaliar na teoria, mas ainda precisa aprimorar seu trabalho nessa nova perspectiva. Sobre a avaliação tradicional e a avaliação mediadora, é correto afirmar que
a avaliação mediadora está a serviço da seleção e da classificação, e a avaliação tradicional também, o que leva a crer que nesse aspecto as duas formas de avaliar são semelhantes.
a avaliação mediadora tem caráter prognóstico, e a tradicional está atrelada ao acompanhamento permanente dos alunos.
a avaliação mediadora é dialógica, enquanto a avaliação tradicional traz consigo a visão unilateral.
a avaliação tradicional promove a mobilização e a inquietação dos alunos, efeito que também pode ser obtido na avaliação mediadora.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme Zabala (in Coll, 2006), o conteúdo que está sendo trabalhado nessa atividade, prioritariamente, é de natureza
factual.
atitudinal.
conceitual.
procedimental.
usual.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
A avaliação diagnóstica deve ser realizada ao final do período letivo, visto que tem por finalidade a identificação dos conteúdos não aprendidos pelos alunos.
Uma determinada escola da rede pública de ensino, a partir da Escala de Desempenho de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), atingiu o nível 3 de desempenho dos alunos em leitura, sendo que são 9 os níveis associados a esse índice e as provas avaliam o sistema de ensino, e não os alunos. A equipe gestora verificou quais competências estavam relacionadas ao nível atingido e interveio de modo que os professores se atentassem aos conteúdos que precisavam ser melhor desenvolvidos. Sobre o SAEB é possível afirmar que
é composto por duas avaliações complementares: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), realizadas a cada dois anos; a primeira envolve alunos matriculados no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental, e no 3º ano do Ensino Médio. A segunda, a ANRESC, envolve apenas o Ensino Fundamental (5º e 9º anos).
avalia a qualidade da Educação da rede pública do País, não sendo atrelado às escolas privadas.
não inclui as escolas realizadas na área rural devido à longa distância e também não envolve o Ensino Médio.
envolve apenas a área de Língua Portuguesa e está relacionado às escolas que possuem ao menos 200 alunos matriculados em cada uma das séries avaliadas.
Considerando a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar e os conceitos de representação, identidade, negociação e rede, está correto afirmar que essa metodologia
possibilita o reforço das ideias e concepções espontâneas dos alunos, que, dessa forma, sentem-se valorizados pelo sistema escolar e dedicam-se mais às aulas.
é muito complexa e, por envolver muitos conceitos em sua concepção, não é adequada para utilização com alunos do Ensino Médio, que requerem um ensino mais dirigido.
permite que, de forma coletiva, as representações e conhecimentos iniciais dos integrantes de uma equipe sejam desestabilizados, permitindo a construção de um novo equilíbrio em nível superior, que resulta em um saber ou novo conhecimento.
desconsidera as representações e conhecimentos iniciais dos integrantes de uma equipe, trabalhando com a apresentação coletiva de novos conhecimentos, o que possibilita que novas informações sejam assimiladas de maneira idêntica por todos, o que facilita o processo ensino/aprendizagem.
Em relação ao conceito de letramento, analise as assertivas abaixo.
I. Letramento é a ação de ler e escrever, é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. II. O indivíduo domina a leitura, ou seja, não só sabe ler e escrever (atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita. Fala-se no letramento como ampliação do sentido de alfabetização. III. Atualmente, o ensino passa por um momento complicado, pois a criança ou o adulto, em sua maioria, é alfabetizado, mas não é letrado. IV. O letramento é o estado no qual o indivíduo ainda não interpreta ou compreende corretamente o que lê. É correto o que se afirma emII e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
É correto afirmar que a atividade tem como objetivo principal fazer o aluno
utilizar estratégias de seleção, antecipação e verificação.
avançar no conhecimento da escrita ao escrever conforme sua hipótese.
ampliar o seu repertório com informações sobre a vida marinha.
refletir sobre o sistema ortográfico.
participar de uma situação de escrita coletiva.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para usar o instrumento de autoavaliação, é preciso, entre outros aspectos,
perguntar de forma genérica e só no final do ano letivo.
fazer perguntas específicas e comentar o que os alunos disseram.
deixar o aluno dar a nota e perguntar de forma genérica.
usar os resultados para reformular as intervenções e não comentar os resultados.
comentar o que os alunos disseram e deixar o aluno dar a nota.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...