Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O resultado de diversos estudos evidencia que um grande número de alunos brasileiros tem dificuldade em utilizar a linguagem oral nas mais diversas situações de participação social. Tal situação provém

  • A.

    da metodologia de ensino de língua portuguesa desenvolvida em inúmeras escolas, a qual dá ênfase à prática da escrita, em detrimento de um trabalho voltado para o desenvolvimento das modalidades de expressão oral dos alunos.

  • B.

    do retraimento familiar, que, associado à repressão social, causa uma deficiência no uso da linguagem oral por parte dos alunos brasileiros.

  • C.

    de uma situação de repressão social, que leva em consideração fatores raciais, econômicos e familiares, comprometendo o desempenho oral dos alunos brasileiros.

  • D.

    do preconceito gerado pelas diferentes culturas regionais, como sotaque e manifestações culturais, que podem não ser aceitas em determinado ambiente cultural.

Um orientadora pedagógica de uma escola sempre trabalha em parceria com a coordenadora. Ao verificarem o planejamento dos professores e acompanharem o desenvolvimento das aulas, as duas profissionais têm ciência de que é imprescindível respeitar alguns princípios para haver uma boa situação de aprendizagem. Assim, é preciso ter clareza quanto aos objetivos didáticos e aos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Sobre este assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o conteúdo das aulas deve manter suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

  • B.

    nem sempre é preciso apresentar os conteúdos escolares partindo daquilo que os alunos sabem. Às vezes, eles não sabem nada sobre determinado assunto e isso é muito claro ao professor.

  • C.

    ao realizarem as atividades, nem sempre é preciso que os alunos coloquem em jogo tudo o que sabem.

  • D.

    os conteúdos e os objetivos didáticos não precisam, necessariamente, estar relacionados.

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série e com base nos resultados apresentados nas atividades de sondagem, é correto afirmar que o professor dessa turma deve trabalhar

  • A.

    situações didáticas que favoreçam a reflexão sobre o funcionamento do sistema, por exemplo: que as crianças escrevam e interpretem seus escritos, justificando quantas e quais letras utilizou.

  • B.

    projetos, envolvendo, por exemplo, cantigas populares, para que as crianças possam tomar contato com esse rico universo cultural.

  • C.

    exercícios que preparem a criança para começar a entrar em contato com o mundo da escrita, começando com a apresentação e fixação de cada vogal com as consoantes simples.

  • D.

    momentos de leitura compartilhada, seguida de reescrita dos textos conhecidos, individualmente. Esse procedimento faz com que o aluno coloque em jogo todo seu conhecimento sobre a linguagem escrita.

  • E.

    atividades de escrita, como a letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda que tenha como objetivo que os alunos escrevam convencionalmente.

Sobre alfabetização e o tratamento da escrita e da leitura no início da escolarização, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    É a transição da oralidade para a escrita, levando em conta a integração dos saberes sociolinguísticos, que os alunos já detêm ao chegar à escola.

  • B.

    As aulas expositivas, com sólido embasamento teórico e exercícios sistematizados e complexos para a memorização, são as mais eficazes.

  • C.

    É preciso observar que esse processo não se limitará ao trabalho pedagógico com a estrutura e o uso da língua, nem segue uma sequência rígida de conteúdos previamente definida. Ele tem caráter multidisciplinar.

  • D.

    Frequentemente, professores e alunos se envolvem na discussão dos mais variados temas, cujo tratamento leva em conta a idade e o desenvolvimento sociocognitivo dos alunos.

Um coordenador pedagógico, ao analisar esse mapa, com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série, considerou acertadamente que

  • A.

    os alunos estão avançando em suas hipóteses, cada qual conforme seu ritmo de aprendizagem.

  • B.

    grande parte das crianças dessa turma deve apresentar problemas de aprendizagem, cabendo, portanto, encaminhamento ao especialista.

  • C.

    as sondagens foram realizadas em datas muito próximas, não proporcionando o tempo necessário para diagnosticar o avanço de uma hipótese para a outra.

  • D.

    as crianças apresentam uma homogeneidade de conhecimentos que acaba prejudicando o crescimento da turma, pois não há troca de informações, dificultando o processo de aprendizagem.

  • E.

    as atividades que foram planejadas não colaboraram para que as crianças pudessem avançar em seus conhecimentos sobre a leitura, a escrita e a comunicação oral.

Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Os critérios e instrumentos de avaliação devem constar no plano de ensino da disciplina e ser divulgados aos alunos desde o início do período letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às formas de conceber e trabalhar com a Matemática, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A Matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como os alunos organizam o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis.

( ) Uma criança aprende muito de Matemática sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos dos objetos, brincam com as formas, ocupam um espaço e, assim, vivem e descobrem a Matemática.

( ) A representação dos números em forma de registro no papel é o principal fundamento na Matemática.

( ) O professor pode criar seu próprio material de trabalho, confeccionando quebra-cabeças, sequências lógicas, desenvolvendo atividades com ritmo, oferecendo objetos e outros materiais, propondo jogos e brincadeiras e possibilitando a criação das crianças.

  • A.

    F/ F/ V/ F

  • B.

    F/ V/ V/ V

  • C.

    V/ V/ F/ V

  • D.

    V/ F/ V/ F

  • A.

    Caso I: o professor deve insistir com a criança que não é com X que se escreve, mas com CH, e que o K nem existe no nosso alfabeto, devendo-se usar o CA.

  • B.

    Caso II: deixar que a criança descubra sozinha, por meio de suas interações com o meio, a forma correta de escrever, mesmo porque ela já está conseguindo se comunicar.

  • C.

    Caso II: fazer a correção imediata da palavra, para que não seja memorizada, tendo em vista que a criança já tem o domínio da base alfabética.

  • D.

    Caso I: o professor deve criar situações nas quais a criança possa pôr em jogo sua hipótese sobre a escrita, ajudando a transformar suas ideias.

  • E.

    Casos I e II: o professor deve ensinar a forma correta de escrever a palavra, tomando o cuidado de não desestabilizar o conhecimento que a criança construiu.

Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Para o atendimento das necessidades de formação integral do corpo discente, a avaliação da aprendizagem deve contemplar os conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A mediação do professor no processo de construção da escrita, em atividades que respeitem os conhecimentos prévios, os níveis de representação e faixa etária pressupõem

  • A.

    que os educadores respeitem os modos próprios das crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem seus conhecimentos, mas inserindo aos poucos determinadas regras a serem seguidas.

  • B.

    que o professor tenha uma proposta de letramento que possa promover a interação com as crianças, trocas significativas em um ambiente alegre e prazeroso.

  • C.

    a ação pedagógica, que utiliza portadores de textos diferenciados e leitura e escrita em uso real nas lições de casa, controlando a interação social necessária para construção de conhecimentos.

  • D.

    que o professor lecione os conteúdos didáticos, selecionando os conhecimentos prévios dos alunos e o contexto sociocultural e cognitivo onde estão inseridos, para que o aprendizado seja direcionado ao que realmente é fundamental na formação acadêmica das crianças.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...