Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é
garantir que todos façam as atividades corretamente.
fazer com que os amigos fiquem juntos, garantindo um clima harmonioso na turma.
favorecer a mobilização dos conhecimentos de cada um, para que possam avançar em seus conhecimentos.
mesclar aqueles alunos que já dominam a base alfabética com aqueles que ainda estão numa hipótese inicial do sistema de escrita.
agrupar os alunos que possuem níveis de conhecimentos iguais, para que juntos, e em colaboração, avancem em suas hipóteses.
Na fase da alfabetização, atividades que trabalhem a linguagem oral são muito importantes. Expressar-se oralmente requer autoconfiança. Para isso, o professor deve
oferecer oportunidades e materiais que desenvolvam a linguagem oral e estejam em contexto e relacionados às várias áreas do conhecimento.
deixar que os alunos se expressem sem interferência, orientando-os ou fazendo parte das conversas.
deixar que os alunos brinquem em silêncio boa parte do tempo para manter um ambiente harmonioso e evitar o desgaste causado por um eventual excesso no processo do trabalho com a linguagem oral.
manter uma disciplina de realização de leitura oral em 75% do tempo, com o objetivo de estimular o desenvolvimento linguístico da criança.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Analise as práticas de professoras do 2.º ano do Ensino Fundamental, no primeiro semestre do ano letivo.
I. Marta tem como prática registrar a organização da rotina diária da turma na lousa. Ela começa escrevendo a rotina para os alunos, lendo em voz alta, enquanto escreve e explica qual será a primeira atividade, qual será a atividade realizada na sequência, quais as atividades do dia são diferentes das atividades da aula anterior, registrando também o dia da semana e o mês, informando que são utilizados números para escrever a data.
II. Bia escreve diariamente a rotina na lousa, antes da chegada da turma, a fim de ganhar tempo. Assim que as crianças chegam, Bia lê as atividades que serão desenvolvidas, bem como o dia da semana, o dia do mês e o ano, ressaltando que estes dados são registrados com números e não com letras. Ao terminar sua exposição, pede que as crianças copiem em seus cadernos a rotina, começando a desenvolver as tarefas do dia, após o término da cópia.
III. Simone faz questão de que seus alunos comecem as atividades do dia escrevendo o nome da escola, a data, o nome da professora e o próprio nome, de preferência, completo. Pede ainda para que as crianças copiem da lousa as atividades que serão desenvolvidas no dia. Assim que todas terminam de copiar, faz uma leitura compartilhada das atividades previstas.
Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador 1.ª série, a organização da rotina diária e a comunicação das atividades do dia podem se transformar em boas situações de aprendizagem, voltadas para o processo de aprendizagem de leitura e escrita, pois envolvem a produção de textos pelo professor e também a leitura desses mesmos textos pelos alunos.
Dentre as práticas apresentadas, identifique a(s) que está(ão) de acordo com as concepções presentes no referencial teórico em questão.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Os instrumentos de medir e testar são utilizados preferencialmente como procedimentos da avaliação qualitativa.
Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças. É no processo de alfabetização que elas
descortinam um universo novo de aprendizado, em uma experiência que marcará sua relação com o conhecimento, num ambiente que incentive o convívio do aluno com as várias formas de ler e escrever.
tendem a rejeitar a leitura, por ser algo novo, e passam a valorizar as atividades mais mecanizadas.
ficam em classes planejadas, cercadas de todo o cuidado psicológico, que tem o objetivo de preparálas para estudar em um ambiente repleto de informações visuais.
percebem que o professor tem autonomia e domínio na aplicação de atividades, o que eleva o nível da qualidade escolar.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
não domina o sistema de escrita alfabético. Pouco adiantará o professor intervir, pois o aluno precisa realizar uma construção conceitual.
escreve alfabeticamente, mas ainda não domina várias questões que serão resolvidas com o tempo, não cabendo intervenções pontuais.
domina o princípio alfabético, porém apresenta vários erros, que devem ser corrigidos um a um, solicitando que a criança em seguida reescreva o texto, corrigido.
escreve alfabeticamente, porém com alguns erros que devem ser utilizados como fonte de informação para pautar o planejamento do que ainda precisa ser ensinado.
está começando a compreender a escrita alfabética. Dessa forma, nenhuma intervenção é indicada, pois o aluno pode perder a disponibilidade para produzir textos completos e coerentes.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
As avaliações aplicadas aos alunos fornecem dados que propiciam ao professor aperfeiçoar suas estratégias de ensino.
Sobre a organização do espaço e do tempo na prática pedagógica, é correto afirmar que
I. a organização do espaço e dos alunos pode fazer muita diferença no trabalho de alfabetização e na aprendizagem em geral. II. considerar estes dois aspectos no planejamento é importante para garantir as exigências de uma boa situação didática e o sucesso da atividade. III. o tempo não está diretamente ligado à organização do espaço, sendo este o fator determinante na prática pedagógica. IV. desconsiderá-los ou trabalhar de maneira improvisada pode, às vezes, pôr tudo a perder. Tanto o espaço como a possibilidade de interação entre os alunos são fatores de promoção de aprendizagem. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Entende-se por avaliação somativa a que se realiza, por meio dos instrumentos de ensino, para o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, de modo que se garantam a todos as mesmas condições de êxito.
A avaliação escolar não acontece em momentos isolados do trabalho pedagógico. Ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui. Portanto, consiste
em verificar o desempenho através de situações previamente organizadas como provas/ testes que acontecem mensalmente.
em avaliar e mensurar o desenvolvimento do aluno em um dia específico.
na integralidade. A avaliação analisa todas as dimensões do comportamento, considerando o aluno como um todo.
em determinar, essencialmente, em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino em uma prova específica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...