Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o trecho a seguir.
Se o professor acompanha o processo de construção de conhecimento do aluno, ele favorece o desenvolvimento do estudante, orientando-o nas tarefas, oferecendo-lhe novas leituras ou explicações e pesquisas, proporcionando, assim, vivências que favorecem a ampliação de seus saberes.
O texto refere-se ao conceito de
avaliação mediadora.
avaliação contínua.
avaliação somativa.
autoavaliação
autoavaliação
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O portfólio é um instrumento de avaliação que
organiza as avaliações, para que fique mais fácil para o aluno estudar para as provas.
facilita a reconstrução e a reelaboração, por parte de cada aluno, do processo de ensino ao longo de um curso ou de um período de aprendizagem.
organiza a memória escolar, o que é fundamental no aspecto afetivo da aprendizagem.
documenta a aprendizagem, o que pode facilitar qualquer processo de dúvida quanto à nota atribuída.
A prática de avaliação aplicadas nas escolas tem a função de
classificar os alunos com base em avaliações sistemáticas.
diagnosticar, para que o professor olhe aquilo que o aluno produziu, percebendo o que ele já sabe e identificando que tipo de informação é necessária para que seu conhecimento avance no processo de aprendizagem.
realizar um julgamento de valor, como forma de castigo pelo desempenho inadequado que os alunos atingem.
enquadrar os indivíduos nos parâmetros previamente estabelecidos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia a definição a seguir.
Tem como base o ensino de conteúdos programáticos. A partir dessa quantificação, o aluno é classificado e, dependendo da nota, aprovado ou reprovado. É compreendida como uma forma neutra, objetiva e imparcial.
Trata-se do conceito de
avaliação processual.
avaliação formativa.
autoavaliação.
avaliação somativa.
metacognição.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O professor Anselmo anota, em seu planejamento, todos os conteúdos, habilidades e objetivos de suas aulas. Além disso, ele costuma modificar suas ações, a partir da observação dos resultados obtidos. Essa atitude do professor é
adequada, pois Anselmo pretende usar o planejamento final para os próximos anos, sem alterações.
a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.
adequada, pois Anselmo também está usando o planejamento como um instrumento de avaliação da aprendizagem.
inadequada, pois Anselmo não deve fazer alterações na documentação de suas aulas.
adequada, pois Anselmo deve mudar suas atividades sempre, como uma forma de experimentação.
Sobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta.
Um professor competente ensina e não fica apenas mediando conflitos.
Na relação professor-aluno, o professor sabe mais e deve dizer ao aluno quando este erra, sem receios.
A mediação do professor na escrita não surte efeitos positivos quando a ação do aluno não interage com as ações dele.
A atuação do professor é parte essencial no que se refere à mediação e planejamento da ação pedagógica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O planejamento, nas atuais discussões sobre o tema, do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como
uma possibilidade para que o diretor possa ter as informações pedagógicas organizadas.
um instrumento que organiza, com intencionalidade, as atividades de estudo da semana.
um documento oficial, que precisa ser preenchido, mas pouco importante na prática.
uma forma de utilizar o livro didático em sua totalidade, o que sempre é cobrado pelos pais.
uma tarefa rotineira, que pode ser passada de um professor para outro, com a mudança de ano letivo.
Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que
I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional. II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita. III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída. IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I, II, e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que
I. em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. II. os jogos permitem que a criança realize tudo que desejar. Quando entretido em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições. III. os jogos impõem o controle dos impulsos, a aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas. IV. os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Sobre a música, analise as assertivas abaixo.
I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País. II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes. III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas. IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. É correto o que se afirma emI, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...