Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.
I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.
II. O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.
III. A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
Alguns educadores e pesquisadores têm voltado sua atenção para a organização dos espaços para o cuidado e educação, também, de bebês. Para ROSSETTI-FERREIRA (2007):
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A didática compreende os conteúdos que devem ser assimilados pelos alunos; o ensino realizado pelo professor, que atua como mediador entre o aluno e as matérias; e as condições de infraestrutura física da escola.
Sobre o papel dos esquemas no desenvolvimento cognitivo, analise os conceitos abaixo.
I. Os esquemas operativos são representações mentais das associações lógicas entre objetos no mundo. II. A adaptação consiste em processos através dos quais os esquemas mudam. III. A acomodação é o processo pelo qual uma pessoa modifica esquemas existentes como resultado de novas experiências ou cria novos esquemas quando os antigos não mais administram os dados. IV. A equilibração envolve a absorção de novas experiências ou informações aos esquemas existentes. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre observação, registro e avaliação formativa, assinale a alternativa correta.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.
No que se refere à avaliação formativa, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais.
A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
A partir dos três e até os seis anos, pode-se esperar que as crianças manifestem suas preferências, seus desejos e desagrados, mas não que demonstrem o desejo de independência em relação aos adultos no que se refere às ações cotidianas.
O ato de contar histórias é uma das atividades pedagógicas que compõem as ações didáticas desenvolvidas junto da Educação Infantil. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
A organização de uma ação pedagógica, que permeia a leitura, propicia um ambiente adequado para o trabalho de leitura como processo de formação do leitor, como forma de aprendizado e descoberta do mundo, essa é a proposta na Educação Infantil, a leitura presente em temas de projetos, no planejamento semanal.
As histórias que compõem o repertório infantil tradicional são inesgotável fonte de informações culturais, as quais somam-se a sua vivência concreta. O Saci Pererê pode ser, por exemplo, uma personagem cujas aventuras façam parte da vida da criança sem que exista concretamente na realidade.
É fundamental que a professora conheça o texto da história, para que possa contá-la aos alunos com exatidão, utilizando um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.
Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.
Sobre cuidar e educar, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. ( ) O educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras. ( ) Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser ocorre em momentos e de maneira compartimentada.F/ V/ F
V/ F/ V
V/ V/ F
F/ V/ V
Sobre a interação, assinale a alternativa correta.
O domínio da fala diversifica as modalidades de interação, favorecendo o intercâmbio de ideias, realidades e pontos de vista. A observação das interações espontâneas revela o quanto as crianças conversam entre si. É possível inventariar parcialmente os possíveis temas de conversa, pois o repertório é finito, refletindo vivências pessoais, desejos, fantasias, projetos, conhecimentos.
Dada a importância do diálogo na construção de conhecimento sobre si e sobre o outro, são aconselháveis situações em que a conversa seja o principal objetivo.
É recomendável que o professor guarde as conversas durante as atividades mais sistematizadas, tal como a realização de uma colagem, de um desenho, a redação de um texto ou leitura de um livro.
Em relação às regras, além de se manter a preocupação quanto à clareza e transparência na sua apresentação e à coerência das sanções, é preciso que o professor evite que as crianças participem do estabelecimento de regras que irão afetar-lhes diretamente.
Os brinquedos constituem-se em
I. objetos privilegiados da educação das crianças. II. objetos que podem ser comprados ou fabricados pelos professores e pelas próprias crianças. III. objetos que podem ter vida curta, quando inventados e confeccionados pelas crianças em determinada brincadeira e durar várias gerações, quando transmitidos de pai para filho. Nessa perspectiva, as instituições devem integrá-los ao acervo de materiais existentes nas salas, prevendo critérios de escolha, seleção e aquisição de acordo com a faixa etária atendida e os diferentes projetos desenvolvidos na instituição. É correto o que está contido emI, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. A este respeito, analise as assertivas abaixo.
I. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. II. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. III. Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com o professor, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver. IV. O professor, ao planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, não pode levar em consideração os gostos e preferências das crianças e repensar a rotina em função de sua chegada oferecendo-lhes atividades atrativas.I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...