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Arredondo e Diago (2009) afirmam que a avaliação pressupõe três momentos: antes, durante e depois do processo. No momento inicial, ou seja, antes do processo, a avaliação possui um caráter:
I. Promocional.
II. Regulador.
III. Diagnóstico.
IV. Prognóstico.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Julgue o item abaixo, relativo a educação a distância.
Ações de educação a distância desenvolvem-se em espaços virtuais de ensino e aprendizagem, espécies de sala de aula virtual a que o professor e os alunos devem conectar-se simultaneamente.
O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:
históricas, sociais e antropológicas.
filosóficas, culturais e antropológicas.
culturais, históricas e sociológicas.
humanísticas, sociais e antropológicas.
históricas, culturais e filosóficas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com base nessa citação, pode-se afirmar que o papel do educador em relação às atividades de expressão artísticas é
ensinar a expressão artística com base na realidade observável e valorizar o trabalho criador do aluno.
não interferir na atividade criadora da criança e orientar o uso dos instrumentos (pincéis, guaches, massa plástica).
trabalhar com modelos de desenhos e distribuir os instrumentos individualmente.
avaliar os trabalhos artísticos infantis com padrões estéticos adultos e estimular o processo de criação dos alunos.
ter amplo domínio das emoções infantis para o planejamento das atividades de expressão artística e estimular a criatividade infantil.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Esse texto refere-se especificamente ao seguinte objetivo do eixo de trabalho do RCNEI:
Linguagens, Matemática e Ciências.
Natureza e Sociedade.
Linguagens e Natureza.
Ciências e Artes.
Movimento, Conhecimento e Sociedade.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As fichas de avaliação das crianças devem conter prioritariamente
juízos de valor.
testes padronizados.
descrição do comportamento.
dados quantitativos.
dados qualitativos.
O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre
os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.
a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.
a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.
o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Essa citação indica
uma preocupação em estimular o raciocínio simbólico das crianças pequenas.
atividades que precedem as aulas de matemática na pré- -escola.
a familiarização com elementos numéricos por meio de aproximações com as atividades do cotidiano.
a construção de competências matemáticas e aplicação de conceitos de peso, altura e sequências numéricas.
o desenvolvimento de relações de proporções por meio de atividades que envolvem o raciocínio lógico dedutivo.
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Segundo a citação, os conteúdos matemáticos na Educação Infantil
devem ser trabalhados por meio da experiência direta e adequados às etapas do desenvolvimento cognitivo da criança.
têm o papel fundamental de sedimentar as bases genéticas da cognição infantil.
servem para fixar conceitos matemáticos necessários para o prosseguimento dos estudos no ensino fundamental.
são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.
são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.
Lúcia é professora em uma escola pública e ministra aulas no Ensino Fundamental no 2º ano (1ª série). Rachel, sua colega de turno, solicitou sua ajuda para montar os agrupamentos e reagrupamentos com sua sala, com o objetivo de fornecer a aprendizagem de todos os seus alunos com relação à leitura. Rachel tem algumas informações sobre o perfil dos seus alunos e, também, registros sobre as hipóteses de escrita das crianças. Lúcia ofereceu as seguintes orientações a Rachel para que o planejamento dos agrupamentos seja produtivo e atinja os objetivos de aprendizagem dos alunos:
realizar uma atividade diferente com cada aluno, tendo o professor como o único informante durante o desenvolvimento da atividade.
desenvolver atividades com pouco desafio, intervir da mesma maneira com todos os alunos e definir o número de participantes nos agrupamentos.
organizar atividades em pequenos grupos, definir o número de participantes em cada grupo e estabelecer critérios de seleção dos participantes.
planejar os agrupamentos junto com os alunos, sendo que eles devem escolher com quem desejam realizar a atividade.
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