Questões sobre Planejamento de Ensino

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Arredondo e Diago (2009) afirmam que a avaliação pressupõe três momentos: antes, durante e depois do processo. No momento inicial, ou seja, antes do processo, a avaliação possui um caráter:

I. Promocional.

II. Regulador.

III. Diagnóstico.

IV. Prognóstico.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Julgue o item abaixo, relativo a educação a distância.

Ações de educação a distância desenvolvem-se em espaços virtuais de ensino e aprendizagem, espécies de sala de aula virtual a que o professor e os alunos devem conectar-se simultaneamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:

  • A.

    históricas, sociais e antropológicas.

  • B.

    filosóficas, culturais e antropológicas.

  • C.

    culturais, históricas e sociológicas.

  • D.

    humanísticas, sociais e antropológicas.

  • E.

    históricas, culturais e filosóficas.

Com base nessa citação, pode-se afirmar que o papel do educador em relação às atividades de expressão artísticas é

  • A.

    ensinar a expressão artística com base na realidade observável e valorizar o trabalho criador do aluno.

  • B.

    não interferir na atividade criadora da criança e orientar o uso dos instrumentos (pincéis, guaches, massa plástica).

  • C.

    trabalhar com modelos de desenhos e distribuir os instrumentos individualmente.

  • D.

    avaliar os trabalhos artísticos infantis com padrões estéticos adultos e estimular o processo de criação dos alunos.

  • E.

    ter amplo domínio das emoções infantis para o planejamento das atividades de expressão artística e estimular a criatividade infantil.

Esse texto refere-se especificamente ao seguinte objetivo do eixo de trabalho do RCNEI:

  • A.

    Linguagens, Matemática e Ciências.

  • B.

    Natureza e Sociedade.

  • C.

    Linguagens e Natureza.

  • D.

    Ciências e Artes.

  • E.

    Movimento, Conhecimento e Sociedade.

As fichas de avaliação das crianças devem conter prioritariamente

  • A.

    juízos de valor.

  • B.

    testes padronizados.

  • C.

    descrição do comportamento.

  • D.

    dados quantitativos.

  • E.

    dados qualitativos.

O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre

  • A.

    os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.

  • B.

    a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.

  • C.

    a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.

  • D.

    o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.

Essa citação indica

  • A.

    uma preocupação em estimular o raciocínio simbólico das crianças pequenas.

  • B.

    atividades que precedem as aulas de matemática na pré- -escola.

  • C.

    a familiarização com elementos numéricos por meio de aproximações com as atividades do cotidiano.

  • D.

    a construção de competências matemáticas e aplicação de conceitos de peso, altura e sequências numéricas.

  • E.

    o desenvolvimento de relações de proporções por meio de atividades que envolvem o raciocínio lógico dedutivo.

Segundo a citação, os conteúdos matemáticos na Educação Infantil

  • A.

    devem ser trabalhados por meio da experiência direta e adequados às etapas do desenvolvimento cognitivo da criança.

  • B.

    têm o papel fundamental de sedimentar as bases genéticas da cognição infantil.

  • C.

    servem para fixar conceitos matemáticos necessários para o prosseguimento dos estudos no ensino fundamental.

  • D.

    são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.

  • E.

    são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.

Lúcia é professora em uma escola pública e ministra aulas no Ensino Fundamental no 2º ano (1ª série). Rachel, sua colega de turno, solicitou sua ajuda para montar os agrupamentos e reagrupamentos com sua sala, com o objetivo de fornecer a aprendizagem de todos os seus alunos com relação à leitura. Rachel tem algumas informações sobre o perfil dos seus alunos e, também, registros sobre as hipóteses de escrita das crianças. Lúcia ofereceu as seguintes orientações a Rachel para que o planejamento dos agrupamentos seja produtivo e atinja os objetivos de aprendizagem dos alunos:

  • A.

    realizar uma atividade diferente com cada aluno, tendo o professor como o único informante durante o desenvolvimento da atividade.

  • B.

    desenvolver atividades com pouco desafio, intervir da mesma maneira com todos os alunos e definir o número de participantes nos agrupamentos.

  • C.

    organizar atividades em pequenos grupos, definir o número de participantes em cada grupo e estabelecer critérios de seleção dos participantes.

  • D.

    planejar os agrupamentos junto com os alunos, sendo que eles devem escolher com quem desejam realizar a atividade.

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