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Ao organizar sua rotina do 1º ano do Ensino Fundamental I, a professora Andréa privilegia um tempo para as brincadeiras cantadas, como cantigas de roda, trava-línguas e rimas. O objetivo dessa professora é
criar situações para o desenvolvimento da oralidade, pois muitas crianças demonstram dificuldade na pronúncia de algumas palavras.
favorecer a interação das crianças, visto que há muitos problemas de relações entre os alunos no cotidiano escolar.
favorecer a interação das crianças e a professora, visto que há muitos problemas disciplinares no cotidiano escolar.
criar situações lúdicas para que as crianças operem com as sílabas, rimas e repetições de fonemas em uma frase ou palavra.
A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
por promoção, para alunos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior, na própria escola.
por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme legislação do respectivo sistema de ensino.
todas as alternativas anteriores são corretas.
Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.
1 Pedagógico-didática;
2 Diagnóstico;
3 Controle.
( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.
( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.
( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.
( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.
A afirmativa correta é:
1, 2, 3, 1.
2, 3, 2, 1.
1, 3, 2, 2.
1, 1, 2, 3.
3, 1, 2, 2.
Sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação, são feitas as seguintes considerações:
I. Ao avaliar o aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita será a avaliação.
II. A seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino.
III. A aplicação de provas, dissertativas ou objetivas, tem como objetivo básico determinar o aproveitamento cognitivo do aluno, em decorrência da aprendizagem.
IV. A observação é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:
valorizar demasiadamente o espírito de competição.
a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno.
prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno.
as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno.
privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.
De acordo com Fernandes e Freitas (2007), hoje é voz corrente afirmar-se que a avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir. Usualmente, associase a esses objetivos excludentes a avaliação denominada:
Formativa.
Diagnóstica.
Analítica
Somativa
Reflexiva.
Segundo Arredondo e Diago (2009), um processo avaliador deve constar de três partes diferenciadas, quais sejam:
Elaboração de critérios, seleção de instrumentos e aferição de médias.
Estudo de caso, levantamento de hipóteses e conclusão.
Obtenção de informação, formulação de juízo e tomada de decisões.
Período de sondagem, medição de índices e classificação de resultados.
Aplicação de testes, tabulação de resultados e análise de rendimento.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:
flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.
rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.
esporádico, para não engessar o trabalho docente.
espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação.
rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida.
A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar. (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:
I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.
II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.
III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Com base na pedagogia e na andragogia, julgue o item a seguir.
A educação voltada para adultos preocupa-se fundamentalmente com a alfabetização e o resgate da cidadania dos educandos, devendo ser realizada por meio de técnicas de ensino-aprendizagem de sucesso aplicadas à educação de crianças e jovens.
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