Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao organizar sua rotina do 1º ano do Ensino Fundamental I, a professora Andréa privilegia um tempo para as brincadeiras cantadas, como cantigas de roda, trava-línguas e rimas. O objetivo dessa professora é

  • A.

    criar situações para o desenvolvimento da oralidade, pois muitas crianças demonstram dificuldade na pronúncia de algumas palavras.

  • B.

    favorecer a interação das crianças, visto que há muitos problemas de relações entre os alunos no cotidiano escolar.

  • C.

    favorecer a interação das crianças e a professora, visto que há muitos problemas disciplinares no cotidiano escolar.

  • D.

    criar situações lúdicas para que as crianças operem com as sílabas, rimas e repetições de fonemas em uma frase ou palavra.

A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

  • A.

    por promoção, para alunos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior, na própria escola.

  • B.

    por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

  • C.

    independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme legislação do respectivo sistema de ensino.

  • D.

    todas as alternativas anteriores são corretas.

Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.

1 – Pedagógico-didática;

2 – Diagnóstico;

3 – Controle.

( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.

( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.

( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.

( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 1.

  • B.

    2, 3, 2, 1.

  • C.

    1, 3, 2, 2.

  • D.

    1, 1, 2, 3.

  • E.

    3, 1, 2, 2.

Sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação, são feitas as seguintes considerações:

I. Ao avaliar o aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita será a avaliação.

II. A seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino.

III. A aplicação de provas, dissertativas ou objetivas, tem como objetivo básico determinar o aproveitamento cognitivo do aluno, em decorrência da aprendizagem.

IV. A observação é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:

  • A.

    valorizar demasiadamente o espírito de competição.

  • B.

    a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno.

  • C.

    prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno.

  • D.

    as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno.

  • E.

    privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.

De acordo com Fernandes e Freitas (2007), hoje é voz corrente afirmar-se que a avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir. Usualmente, associase a esses objetivos excludentes a avaliação denominada:

  • A.

    Formativa.

  • B.

    Diagnóstica.

  • C.

    Analítica

  • D.

    Somativa

  • E.

    Reflexiva.

Segundo Arredondo e Diago (2009), um processo avaliador deve constar de três partes diferenciadas, quais sejam:

  • A.

    Elaboração de critérios, seleção de instrumentos e aferição de médias.

  • B.

    Estudo de caso, levantamento de hipóteses e conclusão.

  • C.

    Obtenção de informação, formulação de juízo e tomada de decisões.

  • D.

    Período de sondagem, medição de índices e classificação de resultados.

  • E.

    Aplicação de testes, tabulação de resultados e análise de rendimento.

A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:

  • A.

    flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.

  • B.

    rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.

  • C.

    esporádico, para não engessar o trabalho docente.

  • D.

    espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação.

  • E.

    rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida.

“A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar.” (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:

I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.

II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.

III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Com base na pedagogia e na andragogia, julgue o item a seguir.

A educação voltada para adultos preocupa-se fundamentalmente com a alfabetização e o resgate da cidadania dos educandos, devendo ser realizada por meio de técnicas de ensino-aprendizagem de sucesso aplicadas à educação de crianças e jovens.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...