Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um número expressivo de estudantes não aprende a ler na escola brasileira, ou seja, são pessoas que, embora dominem as habilidades básicas do ler e do escrever, não são capazes de utilizar a escrita e a leitura na vida cotidiana. Essas pessoas são consideradas:

  • A.

    analfabetas.

  • B.

    alfabetizadas.

  • C.

    letradas.

  • D.

    alfabetizadas e letradas.

  • E.

    analfabetas funcionais.

A punição pura e simples dos comportamentos divergentes da norma e a recompensa daqueles aceitos pela moral, sem discutir as causas e conseqüências de uns e outros, constitui-se na renúncia da ação que promove a autonomia dos alunos. Ao levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta, o educador contribui eficazmente para a integração de mecanismos de autocontrole do comportamento e:

  • A.

    moralismo e afetividade;

  • B.

    cognição e diretivismo;

  • C.

    moralismo e diretivismo;

  • D.

    cognição e moralismo.

  • E.

    cognição e afetividade;

Luciana é professora de uma turma de primeira série do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:

  • A.

    silábico-alfabético.

  • B.

    pré-silábico.

  • C.

    alfabético.

  • D.

    silábico.

  • E.

    ortográfico.

Tendo como referência os conteúdos e metodologias propostos pelos PCN's, são objetivos dos componentes curriculares História e Geografia no Ensino Fundamental que o aluno

I – utilize métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos e sonoros.

II – valha-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar os próprios sentimentos, bem como acolher, interpretar e considerar sentimentos, experiências, idéias e opiniões dos outros, contrapondo-os quando necessário.

III – conheça e respeite o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.

IV – compreenda os textos orais e escritos com os quais se defronte em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.

V – compreenda que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos, e, dentro de suas possibilidades, empenhe-se em democratizá-las.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas os itens I, II e III estão certos.
  • B. Apenas os itens I, III e V estão certos
  • C. Apenas os itens I, II e IV estão certos.
  • D. Apenas os itens II, IV e V estão certos.
  • E. Apenas os itens III, IV e V estão certos

No que se refere ao "fazer Matemática" e à aprendizagem de Ciências, à luz dos PCN's, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, analise as asserções a seguir.

O uso do computador, um dos recursos das tecnologias da informação, apresenta limitações relativas à faixa etária dos alunos

porque

o aprendizado inicial da Matemática deve ocorrer sem o uso de máquinas, apesar de estas serem utilizadas no ensino de Ciências.

Acerca dessas assertivas e de suas inter-relações, assinale a opção correta.

  • A.

    As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira

  • B.

    A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • C.

    As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira

  • D.

    A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira

  • E.

    Tanto a primeira como a segunda asserção são falsas.

Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:

  • A.

    A escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever.

  • B.

    A escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.

  • C. A leitura e a escrita devem ser ensinadas intencional e explicitamente, pois a escola tem o papel fundamental de possibilitar o acesso à cultura escrita, o que, para muitas crianças, só será possível a partir da vivência escolar
  • D. O papel da escola é organizar todos os conteúdos que a criança vai aprender, hierarquizando os conhecimentos a partir dos mais simples, a fim de que ela se sinta mais segura para galgar novos degraus
  • E. O papel da escola é garantir que as crianças conheçam o mínimo sobre leitura e escrita, começando com textos simples e aumentando gradativamente a sua complexidade

A partir de discussões ocorridas em um curso de formação continuada, uma professora, coerente com suas novas concepções construídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho de equipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integrar aspectos afetivos e cognitivos na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem uma qualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiu cartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediu que os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupo e comentassem rapidamente por que se percebiam daquela maneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução de problemas, para que executassem usando aquelas qualidades que haviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em um grande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidades que haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve um debate com a turma, que procurou avaliar a atividade considerando as sensações, os sentimentos e as capacidades cognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas ao participar dessa tarefa.

Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, a professora não

  • A. contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de ouvir o outro e respeitar idéias diferentes das suas
  • B. criou um clima propício à construção de autoconceito positivo, à socialização e à formação da identidade
  • C. enfatizou o trabalho individual, a reprodução de conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de liderança
  • D. promoveu as relações interpessoais, a organização do pensamento e a cooperação.
  • E. favoreceu a criatividade, a autoconfiança e a imaginação ativa de seus alunos

Na ação docente, o processo de ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?

  • A.

    Ênfase na técnica, com privilégio dos aspectos objetivos, mensuráveis e controláveis do processo ensino-aprendizagem.

  • B. Ênfase na experiência do aluno e na sua participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, considerando seu contexto histórico e cultural
  • C. Ênfase no conhecimento dos diversos campos do saber e na transmissão de conteúdos sistematizados, centrada no professor
  • D.

    Ênfase na socialização e no desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, possibilitando seu pleno desenvolvimento

  • E. Ênfase nas relações interpessoais, com privilégio dos aspectos afetivos que favoreçam empatia, auto-imagem positiva e que tenham significado para a vida.

Analise as seguintes afirmações.

I – A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.

II – A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.

III – Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.

Assinale a opção correta

  • A. Apenas o item I está certo
  • B. Apenas os itens I e II estão certos
  • C. Apenas os itens I e III estão certos
  • D. Apenas os itens II e III estão certos
  • E. Todos os itens estão certos

Um aluno da etapa final do Ensino Fundamental manifestou publicamente ser homossexual. Toda a equipe da escola preocupou- se em garantir o respeito à opção sexual do aluno, realizando atividades que buscassem a conscientização dos discentes. O procedimento dessa equipe coaduna-se com uma das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Parecer CNE nº 4/98), que é a de:

  • A.

    explicitar, ao definir a proposta pedagógica, o reconhecimento da identidade pessoal dos alunos, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.

  • B.

    explicitar, na proposta curricular, processos de ensino voltados para as relações com a comunidade local, regional e planetária, visando a uma interação com a vida cidadã.

  • C.

    exercitar direitos e deveres de pessoas, grupos e instituições na sociedade que, em sinergia, influem sobre múltiplos aspectos, podendo, assim, viver bem e transformar a convivência para melhor.

  • D.

    reconhecer que as aprendizagens são constituídas na interação entre os processos de conhecimento, linguagem e afetivos, como conseqüência das distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado.

  • E.

    utilizar a parte diversificada da proposta curricular para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando a introdução de projetos e atividades do interesse da comunidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...