Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Os departamentos educativos do Museu Lasar Segall e do Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP), a partir do fim da década de 80 foram muito influentes na formação dos professores de Arte introduzindo-os à condição pós-moderna. Os ateliês para crianças e adolescentes destas duas instituições já não eram comandados pelo expressionismo, mas educavam para linguagens específicas como a gravura e o design.(...), introduzindo o conhecimento da Arte ao lado da prática com os meios artísticos. (...) salientava ainda a importância da interpretação da Arte e das vantagens de ver e analisar as obras ao vivo. Os Museus, lugares da prática da Leitura da obra de Arte, passaram a ser mais procurados pelos professores e seus alunos à medida que esta metodologia foi sendo difundida e, posteriormente (1996/97), quando seus princípios foram integrados, como agenda escondida, aos Parâmetros Curriculares determinados pelo Ministério da Educação (MEC), e a procura dos professores por cursos e visitas a Museus foi intensificada." (BARBOSA, Ana Mae. Museus como laboratórios. IN. http://www.revistamuseu.com.br/artigos)
Com base no texto acima, qual metodologia foi aplicada neste processo educacional?
Educação Patrimonial.
Pedagogia do Oprimido.
Educação Popular.
Proposta/Abordagem Triangular.
No mundo contemporâneo, as transformações sócioeconômico- tecnológicas estimularam o desenvolvimento das organizações de aprendizagem. Em relação à implantação de um projeto educacional, é INCORRETO afirmar que:
a motivação para aprender é influenciada pelas crenças e percepções do treinando;
a aplicação prática aumenta o desempenho do treinamento; o pragmatismo é indispensável;
quanto menor o envolvimento do aprendiz nos processos de aprendizagem maior a retenção;
a inteligência da equipe supera a inteligência dos indivíduos, desenvolvendo uma capacidade extraordinária de ações coordenadas;
a aprendizagem requer retroação e reforço; o aprendiz deve ser recompensado pelo novo comportamento.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre atitudes pedagógicas na perspectiva de garantir a inclusão, é correto afirmar:
Alunos com habilidades diferentes devem ser tratados num mesmo plano, de maneira homogênea, de modo a garantir unidade de ação e de resultados.
Alunos com melhor desempenho e mais rápidos na execução das atividades devem ser proibidos de "passar à frente" dos mais lentos. Todos os alunos devem ser levados a trabalhar no mesmo ritmo.
Se um aluno conclui seu trabalho antes dos outros, deve ficar sentado e quieto até que toda a classe termine a tarefa ou a aula acabe.
O professor deve atender aos ritmos diferentes, dos diferentes alunos, prevendo e orientando atividades adequadas aos diferentes ritmos e características dos alunos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos objetivos gerais da educação infantil, expressos nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil (RCEI) é o "conhecimento de mundo". Em termos de organização curricular isto significa que a escola deve:
proporcionar às crianças experiências ricas e diversificadas, para facilitar a interação com a realidade social, cultural e natural.
sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança, de modo a facilitar a compreensão das disciplinas escolares da educação infantil.
proporcionar viagens às crianças a fim de conhecerem muitos lugares novos e assim se adaptarem ao currículo.
se preocupar em mostrar às crianças imagens do mundo todo, para facilitar a sua identificação quando passar para o ensino fundamental.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A educação de adultos tem sido tema de muitos estudos e debates. De um lado, estão os defensores dessa população que não teve a oportunidade de freqüentar a escola regular e, de outro, há quem afirme: "Papagaio velho não aprende a falar". É verdadeira essa afirmativa sobre a aprendizagem dos adultos?
Sim. Os adultos perdem a capacidade de aprender com a idade, pois há declínio das capacidades físicas: visão, audição, agilidade física e das capacidades mentais: memória, inteligência e da capacidade emocional: auto-estima e afetividade.
Não. O ser humano aprende em qualquer idade, pois possui potencial para se desenvolver e produzir em todo o tempo de sua existência, além de ser um direito de cidadania.
A educação é um direito de todos e o governo só deve investir recursos na educação das crianças e jovens, pois são eles o futuro do Brasil e não os adultos.
Sim. Uma pessoa adulta possui muitos obstáculos que a impedem de aprender, que demoraria mais tempo e consumiria os recursos já escassos do governo para escolarizar essa população. Mesmo assim, o Brasil precisa qualificar a mão-de-obra.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:
quando a criança brinca, demonstra seus conhecimentos sobre os mais variados tipos de brinquedos e as emoções que eles fazem surgir.
as emoções da criança são proporcionais à sofisticação e ao preço pago pelo brinquedo e pela possibilidade de agir sobre ele.
o brinquedo permite à criança conhecer e demonstrar, com mais clareza, importantes funções mentais, vínculos afetivos e expressões artístico-culturais.
o brinquedo é um objeto através do qual uma criança pode se comportar da maneira como desejar, pois qualquer regra poderia torná-la infeliz.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Ao se referir à educação das pessoas com deficiência, Romeu Sassaki (1997) aponta quatro fases distintas. Assinale a alternativa em que as fases estão na seqüência evolutiva em que ocorrem:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As pessoas consideradas diferentes, seja por sua cor, condição social, situação econômica, deficiência física ou mental, ou qualquer outra característica que as diferencie das demais passam pela discriminação e pelo preconceito, um obstáculo que as impedem de exercer sua cidadania. Em contrapartida, um processo inclusivo, no âmbito escolar, diz respeito ao:
atendimento do aluno a partir da adaptação da escola para atender à demanda da diversidade humana.
preparo do aluno para ser integrado ao processo educacional dito normal.
atendimento do aluno em instituição especializada com vistas à reabilitação da sua deficiência.
preparo da família do aluno para providenciar os meios necessários à educação escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O Professor João Carlos, que ministra aulas de Geografia para a 1.a série do Ensino Médio, detectou que uma boa parcela dos alunos apresenta desinteresse e descompromisso quanto ao seu processo de aprendizagem.
Analise as estratégias que o professor poderá adotar a fim de tentar sanar esse problema.
I. Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e contratos.
II. Organizar a sala de aula por níveis de aprendizagem e utilizar o método de trabalho em grupo.
III. Suscitar o desejo de aprender dos alunos, utilizando-se da auto-avaliação e propor atividades opcionais de formação.
IV. Procurar homogeneizar a classe de acordo com o desempenho dos alunos e adotar a metodologia de ensino pautada em discussões.
V. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos.
III, IV e V.
I, III e V.
II e IV.
I e IV.
I e II.
Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:
multidisciplinaridade
disciplinaridade
interdisciplinaridade
pluridisciplinaridade
transdisciplinaridade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...