Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à escola como espaço de produção cultural infantil, assinale a opção correta.
Existe a necessidade de apresentar às crianças novas formas culturais, por isso o ambiente educacional deve levar em consideração a vida e a organização do adulto. Só assim, a escola estará preparando a criança para enfrentar o futuro e conviver bem nas relações com os adultos.
A organização dos espaços e tempos deve proporcionar ações adequadas a essa faixa etária, por isso jogos, brincadeiras, ambientes, objetos e materiais de uso diário devem ser permanentemente adaptados de forma a se tornarem acessíveis às crianças.
A criança em idade de zero a três anos não tem condições de compreender a realidade, por isso o educador deve ocupar-se com os cuidados essenciais de saúde e higiene e não se preocupar com questões que só se tornarão importantes em outra fase da vida da criança.
Proporcionar cultura é fazer com que a criança tome contato com outras formas de manifestação humana, por isso a escola deve promover passeios a museus e casas de cultura para que a criança perceba, desde a tenra idade, a importância da arte na vida do ser humano.
O trecho acima deixa evidente que, mais do que uma questão educacional, o uso das TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação – se coloca em âmbitos políticos, econômicos e sociais mais abrangentes. No entanto, deve-se considerar, também, que o número de pessoas que têm, hoje, acesso às TIC aumentou expressivamente. Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TIC para o mundo do trabalho, é correto afirmar- se que a(o):
falta de formação dos professores em relação às TIC pode ser superada pelos recursos de tutoria que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.
facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da utilização das TIC nas escolas, como parte integrante do processo de ensino.
escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de saber e informação para seus alunos.
tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos especializados.
advento das TIC gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de idéias.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).
À escola não compete o direito de desenvolver outros valores além daqueles cultivados no ambiente familiar. Nesse sentido, só alcançarão autonomia as crianças que forem educadas em casa para adquirirem essa condição.
A heteronomia, que diz respeito ao cumprimento de ordens sem questionamento, constitui papel fundamental da escola ao se trabalharem os valores individuais e sociais.
A passagem da heteronomia para a autonomia pressupõe a utilização de recursos afetivos, cognitivos, sociais e culturais, o que pode ser exercitado no emprego de gradativa independência para agir, na escolha e tomada de decisões e na participação no estabelecimento de regras.
A passagem da autonomia para a heteronomia, que ocorre por meio do treino da obediência a regras, deve ser desenvolvida na escola para educar e promover a cidadania de crianças provindas de famílias desestruturadas.
"É preciso conhecer os diferentes tipos ou graus de cooperação profissional, a fim de gerar mudanças nas práticas de participação." (Thurler, 2001). Para cada tipo de cooperação profissional corresponde um estilo de direção e um estilo de funcionamento. Observe alguns deles.
A associação correta entre tipo de cooperação, estilo de direção e estilo de funcionamento é:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à educação infantil destinada a crianças entre zero e três anos, assinale a opção correta.
Visto que as creches apresentam peculiaridades diferentes da pré-escola, elas estão desobrigadas a manter fichas de acompanhamento e avaliação que identifiquem o desenvolvimento individual das crianças, pois, nessa faixa etária, o foco está no cuidar.
Pelo fato de não existirem parâmetros curriculares para a educação infantil, tampouco avaliação de aprendizagem, as instituições que oferecem esse tipo de atendimento têm plena liberdade para propor as formas de atendimento infantil.
É necessário que nas creches haja acompanhamento individual das crianças e registros que auxiliem a avaliação de seu desenvolvimento cognitivo e social; tais anotações favorecem o planejamento de atividades e a ampliação de possibilidades pedagógicas.
As instituições que oferecem educação infantil a crianças de zero a três anos devem se ater a um único objetivo: o de proporcionar aos indivíduos dessa faixa etária atividades lúdicas e oportunidade de socialização.
Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo.
I - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
II - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
III - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
Desses objetivos, o(s) que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem para o Ensino Fundamental é(são):
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Com relação a esse tema, assinale a opção incorreta.
A educação infantil deve ser embasada no cuidado com as crianças dispensando ações pedagógicas planejadas.
As situações vivenciadas pelas crianças fora do ambiente escolar, utilizadas como motivadoras para diversas atividades, é um ato pedagógico que deve ser valorizado na educação infantil.
Jogos e brincadeiras são situações que proporcionam a reestruturação do pensamento e favorecem a aquisição de conhecimentos.
Cuidar da criança implica interessar-se pelo que ela sente e pensa sobre o mundo e sobre si mesma, o que contribui para a ampliação de seus conhecimentos e de suas habilidades e para a promoção de sua autonomia.
Dentre as diretrizes abaixo, assinale a que norteia a elaboração curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.
Ensino da Arte como componente curricular recomendável, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Ensino da História do Brasil privilegiando as contribuições da cultura européia em função da sua predominância na constituição do povo brasileiro, mostrando, também, as contribuições das etnias indígena e africana.
Abrangência obrigatória do estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
Educação Física como componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, tanto nos cursos diurnos quanto nos noturnos.
Inclusão obrigatória, na parte diversificada do currículo, a partir do Ensino Médio, do ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cuidar das crianças na educação infantil implica
ter consciência de que as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento em uma atividade espontânea e imaginativa.
tomar conta das crianças para que elas não corram perigo, não se deparem com situações que lhes exijam tomada de atitude ou que sejam desafiadoras.
propor atividades sempre por meio de materiais didáticos e brinquedos pedagógicos, visto que atividades nãopedagógicas são consideradas antieducativas pelo fato de independerem da ação do professor.
compreendê-las e ajudá-las a se desenvolverem como seres humanos, valorizar suas capacidades, promover a saúde física e a mental, com base em conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual infantil.
"A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da Pedagogia."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 29.
Assinale a opção que se refere, somente, ao conceito de interdisciplinaridade.
Promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção.
Possibilita estabelecer uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação.
Impossibilita um trabalho pautado numa perspectiva disciplinar rígida.
Abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.
Aborda epistemologicamente os objetos de conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...