Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à escola como espaço de produção cultural infantil, assinale a opção correta.

  • A.

    Existe a necessidade de apresentar às crianças novas formas culturais, por isso o ambiente educacional deve levar em consideração a vida e a organização do adulto. Só assim, a escola estará preparando a criança para enfrentar o futuro e conviver bem nas relações com os adultos.

  • B.

    A organização dos espaços e tempos deve proporcionar ações adequadas a essa faixa etária, por isso jogos, brincadeiras, ambientes, objetos e materiais de uso diário devem ser permanentemente adaptados de forma a se tornarem acessíveis às crianças.

  • C.

    A criança em idade de zero a três anos não tem condições de compreender a realidade, por isso o educador deve ocupar-se com os cuidados essenciais de saúde e higiene e não se preocupar com questões que só se tornarão importantes em outra fase da vida da criança.

  • D.

    Proporcionar cultura é fazer com que a criança tome contato com outras formas de manifestação humana, por isso a escola deve promover passeios a museus e casas de cultura para que a criança perceba, desde a tenra idade, a importância da arte na vida do ser humano.

O trecho acima deixa evidente que, mais do que uma questão educacional, o uso das TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação – se coloca em âmbitos políticos, econômicos e sociais mais abrangentes. No entanto, deve-se considerar, também, que o número de pessoas que têm, hoje, acesso às TIC aumentou expressivamente. Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TIC para o mundo do trabalho, é correto afirmar- se que a(o):

  • A.

    falta de formação dos professores em relação às TIC pode ser superada pelos recursos de tutoria que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.

  • B.

    facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da utilização das TIC nas escolas, como parte integrante do processo de ensino.

  • C.

    escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de saber e informação para seus alunos.

  • D.

    tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos especializados.

  • E.

    advento das TIC gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de idéias.

Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

  • A.

    À escola não compete o direito de desenvolver outros valores além daqueles cultivados no ambiente familiar. Nesse sentido, só alcançarão autonomia as crianças que forem educadas em casa para adquirirem essa condição.

  • B.

    A heteronomia, que diz respeito ao cumprimento de ordens sem questionamento, constitui papel fundamental da escola ao se trabalharem os valores individuais e sociais.

  • C.

    A passagem da heteronomia para a autonomia pressupõe a utilização de recursos afetivos, cognitivos, sociais e culturais, o que pode ser exercitado no emprego de gradativa independência para agir, na escolha e tomada de decisões e na participação no estabelecimento de regras.

  • D.

    A passagem da autonomia para a heteronomia, que ocorre por meio do treino da obediência a regras, deve ser desenvolvida na escola para educar e promover a cidadania de crianças provindas de famílias desestruturadas.

"É preciso conhecer os diferentes tipos ou graus de cooperação profissional, a fim de gerar mudanças nas práticas de participação." (Thurler, 2001). Para cada tipo de cooperação profissional corresponde um estilo de direção e um estilo de funcionamento. Observe alguns deles.

A associação correta entre tipo de cooperação, estilo de direção e estilo de funcionamento é:

  • A. I – P – U
  • B. II – R – V
  • C. III – S – T
  • D. IV– Q – X
  • E. V – S – V

Com relação à educação infantil destinada a crianças entre zero e três anos, assinale a opção correta.

  • A.

    Visto que as creches apresentam peculiaridades diferentes da pré-escola, elas estão desobrigadas a manter fichas de acompanhamento e avaliação que identifiquem o desenvolvimento individual das crianças, pois, nessa faixa etária, o foco está no cuidar.

  • B.

    Pelo fato de não existirem parâmetros curriculares para a educação infantil, tampouco avaliação de aprendizagem, as instituições que oferecem esse tipo de atendimento têm plena liberdade para propor as formas de atendimento infantil.

  • C.

    É necessário que nas creches haja acompanhamento individual das crianças e registros que auxiliem a avaliação de seu desenvolvimento cognitivo e social; tais anotações favorecem o planejamento de atividades e a ampliação de possibilidades pedagógicas.

  • D.

    As instituições que oferecem educação infantil a crianças de zero a três anos devem se ater a um único objetivo: o de proporcionar aos indivíduos dessa faixa etária atividades lúdicas e oportunidade de socialização.

Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo.

I - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

II - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

III - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Desses objetivos, o(s) que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem para o Ensino Fundamental é(são):

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Com relação a esse tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A educação infantil deve ser embasada no cuidado com as crianças dispensando ações pedagógicas planejadas.

  • B.

    As situações vivenciadas pelas crianças fora do ambiente escolar, utilizadas como motivadoras para diversas atividades, é um ato pedagógico que deve ser valorizado na educação infantil.

  • C.

    Jogos e brincadeiras são situações que proporcionam a reestruturação do pensamento e favorecem a aquisição de conhecimentos.

  • D.

    Cuidar da criança implica interessar-se pelo que ela sente e pensa sobre o mundo e sobre si mesma, o que contribui para a ampliação de seus conhecimentos e de suas habilidades e para a promoção de sua autonomia.

Dentre as diretrizes abaixo, assinale a que norteia a elaboração curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.

  • A.

    Ensino da Arte como componente curricular recomendável, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

  • B.

    Ensino da História do Brasil privilegiando as contribuições da cultura européia em função da sua predominância na constituição do povo brasileiro, mostrando, também, as contribuições das etnias indígena e africana.

  • C.

    Abrangência obrigatória do estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

  • D.

    Educação Física como componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, tanto nos cursos diurnos quanto nos noturnos.

  • E.

    Inclusão obrigatória, na parte diversificada do currículo, a partir do Ensino Médio, do ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

Cuidar das crianças na educação infantil implica

  • A.

    ter consciência de que as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento em uma atividade espontânea e imaginativa.

  • B.

    tomar conta das crianças para que elas não corram perigo, não se deparem com situações que lhes exijam tomada de atitude ou que sejam desafiadoras.

  • C.

    propor atividades sempre por meio de materiais didáticos e brinquedos pedagógicos, visto que atividades nãopedagógicas são consideradas antieducativas pelo fato de independerem da ação do professor.

  • D.

    compreendê-las e ajudá-las a se desenvolverem como seres humanos, valorizar suas capacidades, promover a saúde física e a mental, com base em conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual infantil.

"A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da Pedagogia."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 29.

Assinale a opção que se refere, somente, ao conceito de interdisciplinaridade.

  • A.

    Promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção.

  • B.

    Possibilita estabelecer uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação.

  • C.

    Impossibilita um trabalho pautado numa perspectiva disciplinar rígida.

  • D.

    Abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.

  • E.

    Aborda epistemologicamente os objetos de conhecimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...