Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A sala de recursos destina-se a:

  • A.

    atender os alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando classe especial;

  • B.

    atender alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando instituição clínica;

  • C.

    atender os alunos com necessidades educacionais que não freqüentam escolas;

  • D.

    atender os alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando classe comum;

  • E.

    atender alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando escola especial.

Marque a opção que define Educação Inclusiva?

  • A.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas precisam ser modificadas (habilitada, reabilitada, educada) para tornar-se apta a freqüentar a escola;

  • B.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência estudem em escolas especiais;

  • C.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência devam só freqüentar oficinas pedagógicas;

  • D.

    Educação Inclusiva pressupõe que todas as pessoas tenham que ser avaliadas, para serem aceitas na escola.

  • E.

    Educação Inclusiva pressupõe que toda as pessoas tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.

Para que o aproveitamento do aluno com deficiência visual possa acontecer com sucesso é importante que as suas aulas sejam:

  • A. Com recursos visuais ( filmes, gravuras);
  • B.

    Expositivas, que alguém leia para o aluno o que está escrito na lousa, que o professor disponibilize com antecedência os textos e livros ( para que possam ser transcritos para Braile ou gravados), que alguém descreva as imagens que aparecem nos livros ou em filmes, texto em braile ou gravados em CD/fita K7 ou ampliados;

  • C.

    Organizadas sem preocupação com os recursos utilizados;

  • D.

    Planejadas levando em consideração a experiência e a sensibilidade do professor.

  • E.

    Expositivas, com recursos visuais ( filmes, gravuras).

Qual a postura a ser adotada pelos professores para que sejam respeitadas as diferenças dos alunos com necessidades educacionais especiais?

  • A.

    O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos (não realizar provas);

  • B.

    O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas suas provas devem ser diferentes (mais fáceis) dos outros;

  • C.

    O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos e deve ser avaliado através da freqüência;

  • D.

    O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas dependendo de sua condição, as provas e as avaliações podem ser diferentes na forma (oral, letras ampliadas, tempo maior para a realização);

  • E.

    O aluno não deve ter privilégios, mas não deve ser avaliado.

Para alunos com deficiência auditiva as aulas devem privilegiar:

  • A.

    recursos auditivos (gravações em fita K7, músicas, aulas expositivas),

  • B. não há necessidade de privilegiar recursos,
  • C. a experiência do professor,
  • D. a exposição oral do conteúdo.
  • E.

    recursos visuais (objetos, filmes legendados, fotos, gravuras de livros, revistas e desenhos);

"A inclusão escolar significa que todas as crianças e jovens em idade escolar devem freqüentar a mesma escola, que deverá estar organizada para atender às necessidades educativas especiais de todos os seus alunos. Significa garantir que também os alunos com deficiência tenham o acesso à escola, possam aí permanecer e nela serem bem sucedidos, indo esse movimento, portanto, muito além da inclusão física, apenas."

(MENICUCCI, Maria do Carmo - 2006).

A garantia para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais sejam bem sucedidos na escola, está assegurada através das adaptações de grande e pequeno porte. As adaptações de pequeno porte são responsabilidades:

  • A.

    do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, de acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, de se relacionar com as diferenças, de trabalhar de forma cooperativa);

  • B.

    da escola (espaços acessíveis, professor de apoio professor intérprete, número menor de alunos nas salas inclusivas);

  • C.

    da escola (professor intérprete, professor capaz de se relacionar com as diferenças, não preocupação de número de alunos nas salas inclusivas).

  • D.

    do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, professor intérprete).

  • E. do aluno (ele deverá providenciar as adaptações).

Em uma instituição escolar, os professores implementaram um projeto coletivo que previa o trabalho dos alunos nas salas de aula para organizar a pesquisa a ser realizada tanto no laboratório de informática da escola, como em outros espaços que possibilitassem a utilização da Internet para a busca de dados e também para a sistematização das informações e apresentação do trabalho final para os demais estudantes.

Com relação a esse projeto pedagógico, assinale a opção correta.

  • A.

    Nesse tipo de atividade descrita, encontros presenciais são desnecessários e até mesmo não recomendáveis, pois os encontros virtuais são os únicos indicados para suprir as necessidades dos alunos e não criar dependência na construção de conhecimentos.

  • B.

    O estabelecimento de espaços e tempos predeterminados comuns para todos aqueles que estiverem envolvidos nesse projeto será fundamental para o sucesso do resultado final e da aprendizagem dos alunos.

  • C.

    Uma relação dialógica que propicie a cooperação entre os atores envolvidos no processo de pesquisa e a valorização da criatividade individual serão atitudes dos gestores desse projeto essenciais para uma aprendizagem colaborativa.

  • D.

    A utilização de forma eficaz do computador deve ser o fim de um projeto como o proposto, pois ele não pode ser considerado apenas uma ferramenta para a construção de conhecimentos ou o desenvolvimento de aptidões.

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os conteúdos das disciplinas de todas as áreas são organizados, nos paradigmas curriculares tradicionais, no sentido de assegurar o conhecimento objetivo e capaz de ser investigado e descrito de maneira neutra.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São modelos de trabalhos desenvolvidos em uma educação museológica:

1. Maletas pedagógicas e monitoria.

2. Cursos e dramatizações.

3. Oficinas de criatividade e trabalhos escolares.

4. Provas escritas e visita guiada.

O correto está somente em:

  • A.

    1, 3 e 4

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    1, 2 e 3

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre Educação Patrimonial é correto afirmar que os seus vínculos de fundo e o seu diferencial estão situados na confluência entre Educação e ...

  • A.

    Memória.

  • B.

    Cidadania.

  • C.

    Pedagogia.

  • D.

    Cidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...