Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sala de recursos destina-se a:
atender os alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando classe especial;
atender alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando instituição clínica;
atender os alunos com necessidades educacionais que não freqüentam escolas;
atender os alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando classe comum;
atender alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando escola especial.
Marque a opção que define Educação Inclusiva?
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas precisam ser modificadas (habilitada, reabilitada, educada) para tornar-se apta a freqüentar a escola;
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência estudem em escolas especiais;
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência devam só freqüentar oficinas pedagógicas;
Educação Inclusiva pressupõe que todas as pessoas tenham que ser avaliadas, para serem aceitas na escola.
Educação Inclusiva pressupõe que toda as pessoas tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.
Para que o aproveitamento do aluno com deficiência visual possa acontecer com sucesso é importante que as suas aulas sejam:
Expositivas, que alguém leia para o aluno o que está escrito na lousa, que o professor disponibilize com antecedência os textos e livros ( para que possam ser transcritos para Braile ou gravados), que alguém descreva as imagens que aparecem nos livros ou em filmes, texto em braile ou gravados em CD/fita K7 ou ampliados;
Organizadas sem preocupação com os recursos utilizados;
Planejadas levando em consideração a experiência e a sensibilidade do professor.
Expositivas, com recursos visuais ( filmes, gravuras).
Qual a postura a ser adotada pelos professores para que sejam respeitadas as diferenças dos alunos com necessidades educacionais especiais?
O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos (não realizar provas);
O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas suas provas devem ser diferentes (mais fáceis) dos outros;
O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos e deve ser avaliado através da freqüência;
O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas dependendo de sua condição, as provas e as avaliações podem ser diferentes na forma (oral, letras ampliadas, tempo maior para a realização);
O aluno não deve ter privilégios, mas não deve ser avaliado.
Para alunos com deficiência auditiva as aulas devem privilegiar:
recursos auditivos (gravações em fita K7, músicas, aulas expositivas),
recursos visuais (objetos, filmes legendados, fotos, gravuras de livros, revistas e desenhos);
"A inclusão escolar significa que todas as crianças e jovens em idade escolar devem freqüentar a mesma escola, que deverá estar organizada para atender às necessidades educativas especiais de todos os seus alunos. Significa garantir que também os alunos com deficiência tenham o acesso à escola, possam aí permanecer e nela serem bem sucedidos, indo esse movimento, portanto, muito além da inclusão física, apenas."
(MENICUCCI, Maria do Carmo - 2006).
A garantia para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais sejam bem sucedidos na escola, está assegurada através das adaptações de grande e pequeno porte. As adaptações de pequeno porte são responsabilidades:
do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, de acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, de se relacionar com as diferenças, de trabalhar de forma cooperativa);
da escola (espaços acessíveis, professor de apoio professor intérprete, número menor de alunos nas salas inclusivas);
da escola (professor intérprete, professor capaz de se relacionar com as diferenças, não preocupação de número de alunos nas salas inclusivas).
do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, professor intérprete).
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em uma instituição escolar, os professores implementaram um projeto coletivo que previa o trabalho dos alunos nas salas de aula para organizar a pesquisa a ser realizada tanto no laboratório de informática da escola, como em outros espaços que possibilitassem a utilização da Internet para a busca de dados e também para a sistematização das informações e apresentação do trabalho final para os demais estudantes.
Com relação a esse projeto pedagógico, assinale a opção correta.
Nesse tipo de atividade descrita, encontros presenciais são desnecessários e até mesmo não recomendáveis, pois os encontros virtuais são os únicos indicados para suprir as necessidades dos alunos e não criar dependência na construção de conhecimentos.
O estabelecimento de espaços e tempos predeterminados comuns para todos aqueles que estiverem envolvidos nesse projeto será fundamental para o sucesso do resultado final e da aprendizagem dos alunos.
Uma relação dialógica que propicie a cooperação entre os atores envolvidos no processo de pesquisa e a valorização da criatividade individual serão atitudes dos gestores desse projeto essenciais para uma aprendizagem colaborativa.
A utilização de forma eficaz do computador deve ser o fim de um projeto como o proposto, pois ele não pode ser considerado apenas uma ferramenta para a construção de conhecimentos ou o desenvolvimento de aptidões.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os conteúdos das disciplinas de todas as áreas são organizados, nos paradigmas curriculares tradicionais, no sentido de assegurar o conhecimento objetivo e capaz de ser investigado e descrito de maneira neutra.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São modelos de trabalhos desenvolvidos em uma educação museológica:
1. Maletas pedagógicas e monitoria.
2. Cursos e dramatizações.
3. Oficinas de criatividade e trabalhos escolares.
4. Provas escritas e visita guiada.
O correto está somente em:
1, 3 e 4
2, 3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 3
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre Educação Patrimonial é correto afirmar que os seus vínculos de fundo e o seu diferencial estão situados na confluência entre Educação e ...
Memória.
Cidadania.
Pedagogia.
Cidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...