Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam

I respeitar os vários tipos de estrutura familiar.

II possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura.

III demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas.

IV compreender as tradições familiares, por meio do apoio às demandas e necessidades das crianças.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedimento necessário um trabalho a partir de:

  • A.

    conhecimentos já construídos na mente do aluno, compreendendo- os como obstáculos ao ensino dos conhecimentos científicos.

  • B.

    conhecimentos da comunidade em que os alunos estão inseridos, para servirem de balizamento ao ensino dos conhecimentos científicos.

  • C.

    conhecimentos científicos para, confrontando-os com os conhecimentos do senso comum, estabelecer relações entre as várias instâncias do conhecimento.

  • D.

    representações dos alunos para, pela desvalorização imediata e natural do processo de ensino, substituí-las pelos conhecimentos científicos.

  • E.

    concepções dos alunos, em diálogos com eles, fazendo com que tais concepções sejam avaliadas, para aproximálas do conhecimento científico a ser ensinado.

O fato de muitas instituições de educação infantil atenderem em horário integral implica maior responsabilidade quanto ao desenvolvimento e à aprendizagem infantis, assim como a oferta de cuidados adequados em saúde e higiene. Esse atendimento requer

  • A.

    condições de instalações com espaços exclusivos para salas de aula, sem a necessidade de espaços de recreação e de atividades diversificadas.

  • B.

    organização de atividades educativas e instrucionais, independentemente das condições socioeconômicas das crianças, para se evitarem discriminações.

  • C.

    elaboração de proposta pedagógica institucional que seja fruto de trabalho coletivo e planejado e que leve em conta o contexto social e as necessidades das crianças.

  • D.

    dividir as crianças em classes distintas, de acordo com a classe social das famílias e o potencial de aquisição de conhecimento da criança.

"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

                           Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).

Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:

  • A. fazer, ser, comandar e coordenar.
  • B. conhecer, viver junto, fazer e ser.
  • C. viver junto, fazer, ser e comandar.
  • D. ser, comandar, coordenar e conhecer.
  • E. comandar, coordenar, conhecer e viver junto.

Assinale a opção correta, no que se refere a EJA.

  • A.

    Pelo fato de o Brasil ser um país com um grande número de analfabetos, a EJA, que já teve outros nomes anteriormente, é uma etapa da educação básica que difere radicalmente do ensino fundamental e médio.

  • B.

    O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi o primeiro movimento ocorrido no Brasil com o intuito de reduzir as taxas de analfabetismo dos jovens e adultos.

  • C.

    A EJA tem como um de seus maiores expoentes o professor Paulo Freire, que idealizou uma metodologia de alfabetização a partir de um tema gerador, levando em conta a realidade do educando e a necessidade da tomada de consciência para a transformação social.

  • D.

    Existem vários métodos de alfabetização de jovens e adultos, mas, por imposição do MEC, o único que pode ser utilizado nas escolas brasileiras é o método Paulo Freire, aplicado por meio de uma cartilha única para todo o país.

Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.

  • A.

    O conceito de felicidade se vincula a uma idéia romântica que tem relação com a democracia.

  • B.

    Democracia é um valor universal e não está relacionada às especificidades da educação.

  • C.

    Cidadania tem relação com o exercício de direitos e desvincula-se do conceito de felicidade.

  • D.

    Cidadania tem relação com democracia, pois implica saber votar.

  • E.

    Cidadania tem relação com possibilidade de experiência coletiva de felicidade.

Na prática conhecida como educação bancária, o educador é o sujeito que conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo, tratando-os como recipientes vazios a serem preenchidos, depósitos que memorizam e repetem os conhecimentos reproduzidos pelo professor. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria da educação bancária é defendida, ainda hoje, pela maioria dos teóricos da educação, visto que ela tem sido reconhecida como base dos melhores resultados em experiências com alfabetização no Brasil e no exterior.

  • B.

    A relação hierárquica entre sujeito (professor) e objeto (aluno) é importante e deve ser estimulada em todas as formas de efetivação da alfabetização, visto serem esses os elementos primordiais no processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    Essa prática, combatida veementemente por Paulo Freire, está associada ao modelo de educação tradicional, que reforça a passividade do aluno, tornando-o objeto no processo de conhecimento.

  • D.

    O conceito de educação bancária está fortemente atrelado ao de construção de conhecimento, visto que ambos compartilham os mesmos princípios filosóficos e fundamentação teórica.

Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):

  • A.

    dimensão política, para ser mobilizada, necessita do exercício da prática sindical.

  • B.

    dimensão ética é chamada de fundante, porque princípios éticos guiam as outras dimensões.

  • C.

    dimensão técnica é determinada pela formação inicial do professor.

  • D.

    dimensão estética se relaciona com a capacidade de educação do olhar.

  • E.

    docente mobiliza uma dessas dimensões, para cada ação da melhor qualidade.

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

"O Brasil tem quatro milhões de famílias com crianças de até seis anos de idade vivendo com menos de meio salário mínimo "per capita". Isso representa cerca de um terço do universo das famílias com crianças nessa idade no país". O texto acima está relacionado com

  • A.

    educação- família e política.

  • B.

    miséria – educação e pobreza.

  • C.

    pobreza – recursos e miséria.

  • D.

    religião – miséria - politica

  • E.

    política – educação e renda familiar

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

Dos perfis para o baixo rendimento escolar, o que mais influencia na aprendizagem é

  • A.

    o desmame precoce.

  • B.

    a ausência de rede de esgoto próximo às casas.

  • C.

    poluição atmosférica.

  • D.

    falta de motivação.

  • E.

    ausência de incentivo da escola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...