Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Evidencia-se, nas escolas que adotam os ciclos de aprendizagem e têm trabalhado com mais autonomia, uma melhora significativa do desempenho de seus alunos, quando
I. os professores assumem coletivamente a responsabilidade pela progressão de seus alunos;
II. os professores desenvolvem pontos de vista comuns quanto à maneira de como seus alunos aprendem;
III. os professores dispõem de recursos e franquias geridos de maneira autônoma;
IV. o diretor direciona todas as atividades da escola.
Está correto apenas o contido em
III.
IV.
I e II.
II e IV.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A grande maioria das pessoas pensa na progressão continuada como sendo sinônimo de promoção automática, mas existem diferenças de mecanismos pedagógicos adotados por esse sistema.
Pensando nele, analise os seguintes itens:
I. o desenvolvimento de atividades de reforço e de recuperação paralelas e contínuas ao longo do processo e, se necessário, ao final de cada ciclo;
II. a reclassificação dos alunos;
III. a aceleração de estudos;
IV. a apreciação do desempenho do aluno de maneira cumulativa;
V. a abolição do controle de presença dos alunos.
São mecanismos utilizados no sistema de progressão continuada apenas os expressos em
II e III.
II e IV.
IV e V.
I, II e IV.
I, II, III e IV
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A Escola de Ensino Fundamental "Sede do Saber" está trabalhando com seus professores uma nova proposta de avaliação, tomando como modelo a "avaliação no centro de um octógono" cujos oito pólos representam o sistema didático e de ensino.
O principal aspecto de mudança apresentado nesse modelo é a adoção da avaliação
somativa: apresentar regularmente as notas obtidas pelos alunos nas avaliações oficiais.
formativa, para homogeneizar a turma, garantindo que todos tenham o mesmo percurso em sua escolarização.
diagnóstica: entregar aos pais o relatório de apreciações qualitativas sobre seu desempenho escolar.
somativa: reunir os pais para informá-los dos conceitos obtidos por seus filhos nas provas regimentais.
formativa, para diferenciar as intervenções pedagógicas do professor, atendendo às diferenças individuais dos alunos e permitindo-lhes diferentes percursos em sua escolarização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
De acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a
avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno.
avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno.
avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem.
observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa.
avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O aluno João Pedro está na 6.a série do Ensino Fundamental e vem apresentando dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Pensando em medidas mais propícias com o intuito de auxiliar no desempenho desse aluno, considere:
I. A equipe escolar deve fazer uma análise crítica das situações de aprendizado desse aluno, pensar como será realizada nova avaliação e organizar a sistemática de reforço.
II. É preciso haver uma relação de apoio e parceria entre professores e alunos, construindo novas formas de trabalho docente e utilizando a avaliação formativa, pois esta conduz a informações mais precisas sobre a aprendizagem dos alunos.
III. Os professores das disciplinas em que João Pedro apresenta dificuldades deverão, individualmente, buscar mecanismos para realizar outra avaliação classificatória, a fim de verificar o rendimento de todos os alunos e, assim, organizar uma turma de reforço.
IV. Cada professor, isoladamente, precisa rever suas concepções pedagógicas e propor uma nova sistemática de avaliação e reforço para esse aluno.
V. Os professores precisam rever suas concepções de avaliação, procurando valorizar os pequenos avanços desse aluno e, também, ampliar a compreensão sobre a relação entre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
Está correto apenas o contido em
I e V.
III e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em relação à adoção de projetos de trabalho no cotidiano escolar, é correto afirmar que
devem tomar como base propostas de pedagogos do passado, atualizando-as, simplesmente.
por meio deles não é possível reorganizar a gestão do espaço e do tempo na escola, mas somente a relação entre professores e alunos.
a idéia básica que os fundamenta é que o pensamento se origina em situações problemáticas que devem ser resolvidas por atos voluntários.
a noção de atividade adotada pretende fazer com que o aluno sinta a diferença entre o que acontece na escola e o que acontece em sua vida fora dela.
o interesse demonstrado pelo aluno é a condição suficiente para definir o objetivo e as atividades.
No documento Recomendações para a construção de escolas inclusivas, ao se refletir sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo assinala-se que:
é provável que muitos dos objetivos e conteúdos sejam os mesmos para alunos surdos e ouvintes, desde que asseguradas formas alternativas de organização, metodologia e avaliação.
há diferenciação entre os objetivos e os conteúdos de alunos surdos e ouvintes uma vez que as línguas usadas para a comunicação tem estruturas lexicais distintas.
a escola precisa garantir espaços e tempos diferenciados para que o aluno surdo apreenda a mesma quantidade e qualidade de informações que os demais.
não se deve constituir grupos de alunos heterogêneos na mesma turma, principalmente se algum for portador de necessidade educacional especial, tendo em vista a necessidade de acompanhamento individualizado.
se deve atentar para o uso exagerado de recursos visuais de comunicação que sirvam de apoio à informação, pois sua adoção pode traduzir simplificação exagerada dos conteúdos.
É possível, no ensino habitual, favorecer experiências e inovações pedagógicas desde que estas não ignorem o sistema de avaliação.
Segundo Perrenoud, a avaliação tradicional, assim como a transposição didática da qual faz parte, impedem o desenvolvimento
da formação docente e do planejamento coletivo.
de preconceito contra alunos lentos.
da avaliação diagnóstica.
de pedagogias ativas e diferenciadas.
da indisciplina nos trabalhos em classe.
Em relação à avaliação formativa, Jussara Hoffman vai nos alertar que o entendimento de muitos acerca da denominação "formativa" se reduz à questão processual dessa concepção − acompanhar o aluno durante o processo "em formação" (...) resultavam novas práticas que não significavam mudanças de concepção. Aplicar vários testes ao longo de um bimestre, mas corrigir todos eles ao final, por exemplo, é um procedimento classificatório.
A essência da concepção formativa está no envolvimento do professor com seus alunos e na tomada de consciência acerca do seu comprometimento com o progresso deles em termos de aprendizagem, ou seja, na
importância e natureza da intervenção pedagógica.
aprendizagem reflexiva dos conteúdos escolares.
inovação das práticas avaliativas, enquanto motivacionais.
predisposição do educador em preparar instrumentos competentes e variados para a avaliação.
realização de diagnóstico inicial que identifique os avanços progressivos de seus alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
No processo pedagógico, quais eixos básicos devem ser considerados?
Atividades, brincadeiras e jogos.
Conteúdo, método e avaliação.
Memorização, ação e relacionamento.
Inclusão, diagnóstico e memorização.
Afeição, inclusão e acolhimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...