Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Evidencia-se, nas escolas que adotam os ciclos de aprendizagem e têm trabalhado com mais autonomia, uma melhora significativa do desempenho de seus alunos, quando
I. os professores assumem coletivamente a responsabilidade pela progressão de seus alunos;
II. os professores desenvolvem pontos de vista comuns quanto à maneira de como seus alunos aprendem;
III. os professores dispõem de recursos e franquias geridos de maneira autônoma;
IV. o diretor direciona todas as atividades da escola.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    III.

  • B.

    IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I, II e III.

A grande maioria das pessoas pensa na progressão continuada como sendo sinônimo de promoção automática, mas existem diferenças de mecanismos pedagógicos adotados por esse sistema.
Pensando nele, analise os seguintes itens:
I. o desenvolvimento de atividades de reforço e de recuperação paralelas e contínuas ao longo do processo e, se necessário, ao final de cada ciclo;
II. a reclassificação dos alunos;
III. a aceleração de estudos;
IV. a apreciação do desempenho do aluno de maneira cumulativa;
V. a abolição do controle de presença dos alunos.

São mecanismos utilizados no sistema de progressão continuada apenas os expressos em

  • A.

    II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, II, III e IV

A Escola de Ensino Fundamental "Sede do Saber" está trabalhando com seus professores uma nova proposta de avaliação, tomando como modelo a "avaliação no centro de um octógono" cujos oito pólos representam o sistema didático e de ensino.

O principal aspecto de mudança apresentado nesse modelo é a adoção da avaliação

  • A.

    somativa: apresentar regularmente as notas obtidas pelos alunos nas avaliações oficiais.

  • B.

    formativa, para homogeneizar a turma, garantindo que todos tenham o mesmo percurso em sua escolarização.

  • C.

    diagnóstica: entregar aos pais o relatório de apreciações qualitativas sobre seu desempenho escolar.

  • D.

    somativa: reunir os pais para informá-los dos conceitos obtidos por seus filhos nas provas regimentais.

  • E.

    formativa, para diferenciar as intervenções pedagógicas do professor, atendendo às diferenças individuais dos alunos e permitindo-lhes diferentes percursos em sua escolarização.

De acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a

  • A.

    avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno.

  • B.

    avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno.

  • C.

    avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem.

  • D.

    observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa.

  • E.

    avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe.

O aluno João Pedro está na 6.a série do Ensino Fundamental e vem apresentando dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Pensando em medidas mais propícias com o intuito de auxiliar no desempenho desse aluno, considere:

I. A equipe escolar deve fazer uma análise crítica das situações de aprendizado desse aluno, pensar como será realizada nova avaliação e organizar a sistemática de reforço.
II. É preciso haver uma relação de apoio e parceria entre professores e alunos, construindo novas formas de trabalho docente e utilizando a avaliação formativa, pois esta conduz a informações mais precisas sobre a aprendizagem dos alunos.
III. Os professores das disciplinas em que João Pedro apresenta dificuldades deverão, individualmente, buscar mecanismos para realizar outra avaliação classificatória, a fim de verificar o rendimento de todos os alunos e, assim, organizar uma turma de reforço.
IV. Cada professor, isoladamente, precisa rever suas concepções pedagógicas e propor uma nova sistemática de avaliação e reforço para esse aluno.
V. Os professores precisam rever suas concepções de avaliação, procurando valorizar os pequenos avanços desse aluno e, também, ampliar a compreensão sobre a relação entre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e V.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Em relação à adoção de projetos de trabalho no cotidiano escolar, é correto afirmar que

  • A.

    devem tomar como base propostas de pedagogos do passado, atualizando-as, simplesmente.

  • B.

    por meio deles não é possível reorganizar a gestão do espaço e do tempo na escola, mas somente a relação entre professores e alunos.

  • C.

    a idéia básica que os fundamenta é que o pensamento se origina em situações problemáticas que devem ser resolvidas por atos voluntários.

  • D.

    a noção de atividade adotada pretende fazer com que o aluno sinta a diferença entre o que acontece na escola e o que acontece em sua vida fora dela.

  • E.

    o interesse demonstrado pelo aluno é a condição suficiente para definir o objetivo e as atividades.

No documento Recomendações para a construção de escolas inclusivas, ao se refletir sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo assinala-se que:

  • A.

    é provável que muitos dos objetivos e conteúdos sejam os mesmos para alunos surdos e ouvintes, desde que asseguradas formas alternativas de organização, metodologia e avaliação.

  • B.

    há diferenciação entre os objetivos e os conteúdos de alunos surdos e ouvintes uma vez que as línguas usadas para a comunicação tem estruturas lexicais distintas.

  • C.

    a escola precisa garantir espaços e tempos diferenciados para que o aluno surdo apreenda a mesma quantidade e qualidade de informações que os demais.

  • D.

    não se deve constituir grupos de alunos heterogêneos na mesma turma, principalmente se algum for portador de necessidade educacional especial, tendo em vista a necessidade de acompanhamento individualizado.

  • E.

    se deve atentar para o uso exagerado de recursos visuais de comunicação que sirvam de apoio à informação, pois sua adoção pode traduzir simplificação exagerada dos conteúdos.

É possível, no ensino habitual, favorecer experiências e inovações pedagógicas desde que estas não ignorem o sistema de avaliação.

Segundo Perrenoud, a avaliação tradicional, assim como a transposição didática da qual faz parte, impedem o desenvolvimento

  • A.

    da formação docente e do planejamento coletivo.

  • B.

    de preconceito contra alunos lentos.

  • C.

    da avaliação diagnóstica.

  • D.

    de pedagogias ativas e diferenciadas.

  • E.

    da indisciplina nos trabalhos em classe.

Em relação à avaliação formativa, Jussara Hoffman vai nos alertar que o entendimento de muitos acerca da denominação "formativa" se reduz à questão processual dessa concepção − acompanhar o aluno durante o processo "em formação" (...) resultavam novas práticas que não significavam mudanças de concepção. Aplicar vários testes ao longo de um bimestre, mas corrigir todos eles ao final, por exemplo, é um procedimento classificatório.

A essência da concepção formativa está no envolvimento do professor com seus alunos e na tomada de consciência acerca do seu comprometimento com o progresso deles em termos de aprendizagem, ou seja, na

  • A.

    importância e natureza da intervenção pedagógica.

  • B.

    aprendizagem reflexiva dos conteúdos escolares.

  • C.

    inovação das práticas avaliativas, enquanto motivacionais.

  • D.

    predisposição do educador em preparar instrumentos competentes e variados para a avaliação.

  • E.

    realização de diagnóstico inicial que identifique os avanços progressivos de seus alunos.

No processo pedagógico, quais eixos básicos devem ser considerados?

  • A.

    Atividades, brincadeiras e jogos.

  • B.

    Conteúdo, método e avaliação.

  • C.

    Memorização, ação e relacionamento.

  • D.

    Inclusão, diagnóstico e memorização.

  • E.

    Afeição, inclusão e acolhimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...