Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
Puericultura está relacionada à
área do desenvolvimento.
mortalidade infantil.
higiene e doenças.
aspectos afetivos.
aspectos psicológicos.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
As crianças são aceitas na educação infantil, a partir do momento em que
começam a falar, por volta dos 14 meses.
começam a falar, entre 18 e 24 meses.
saem das fraldas, pois não é aceito criança de fraldas.
já são capazes de expressarem verbalmente o que estão sentindo e o que está acontecendo.
já conseguem correr, pular e falar sem dificuldade.
A declaração abaixo foi ouvida na rua.
"Esse rapaz parou de estudar quando tinha 9 anos. Agora, que está com 16, perdeu a oportunidade de continuar os estudos."
De acordo com a Constituição Federal de 1988, esta declaração:
desconhece a exigência constitucional de continuidade dos estudos em modalidade especial, desenvolvida em instituições públicas adequadas para jovens e adultos.
está equivocada, pelo fato de esta lei garantir a possibilidade da retomada dos estudos por meio de classes não seriadas, agrupadas por idade e competências.
revela o desconhecimento de que a oferta gratuita do ensino fundamental deve se dar para todos os que a ele não tiveram acesso na idade apropriada.
ignora que a lei máxima prevê a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
remete ao artigo constitucional que indica que a classificação em qualquer etapa da educação básica pode ser feita independente da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução CEB/CNE nº 2, de 7/4/98) indicam que, na definição de suas propostas pedagógicas, as escolas devem:
contar com a participação de todos os profissionais da educação na sua elaboração e execução e com a participação da comunidade local em conselhos escolares.
explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos e outros profissionais e da identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.
assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidas e velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e informando aos pais e responsáveis sobre a execução da proposta.
organizar-se na forma de ciclos, com base na idade, na competência e em outros critérios, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.
A linguagem oral precisa ser reconhecida em sua dimensão textual, através da definição clara das características do oral a ser ensinado e da sua promoção como objeto de ensino, tal como a produção escrita, a gramática ou a literatura.
PORQUE
Uma educação da oralidade se faz necessária, uma vez que as falas espontâneas devem ser substituídas por aspectos de superfície da fala, que dão suporte às construções gramaticais complexas na transposição à linguagem escrita.
Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.
Após o primeiro ano do ensino fundamental a leitura e a escrita devem ser prontamente dominadas pelos educandos.
PORQUE
A incapacidade de dominar o código alfabético impede de ler, dificultando a compreensão da mensagem e a identificação de seus termos.
Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.
Na escola, é de suma importância multiplicar as oportunidades para que os alunos falem sobre as situações de vida, o bairro, a família, o calendário, as brincadeiras, os atos da vida cotidiana.
PORQUE
Para a criança, os conhecimentos são construídos, em primeiro lugar, dentro da experiência do mundo no qual ela se move, age e fala com adultos e outras crianças.
Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
Administrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos.
Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor:
proponha situações que convenham ao nível médio do grupo e que estejam situadas na zona de desenvolvimento próximo da maioria dos alunos.
estabeleça a divisão de tarefas entre os membros do grupo, a fim de que cada um faça sua parte de maneira equânime.
proporcione a formação de grupos o menos heterogêneos possível, de modo a que cada grupo possa progredir de acordo com suas habilidades específicas.
organize os grupos com situações-problema distintas, para que a classe ganhe tempo pela ausência da necessidade de confrontação entre os grupos.
favoreça os alunos mais dotados de recursos, incumbindo- os da liderança dos grupos e ajuste as situações aos demais.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:
ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.
Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.
Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.
O caso de Cláudia aponta para uma ação pedagógica diferenciada, que implica, segundo Perrenoud (2001):
rotina de trabalho que contemple soluções para os que resistem a procedimentos padrão.
postura determinista que identifique as inclinações inatas dos estudantes.
negociação coletiva que inclua a equipe pedagógica e a família.
adoção de um método que já tenha garantido aprendizagens pregressas.
constatação das condições sociais como delimitadoras do progresso na aprendizagem.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:
ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.
Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.
Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.
Analise a fala de cada professor e assinale a opção que faz a associação correta com as teorias de aprendizagem e a explicação correspondente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...