Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Bassedas, Huguet e Solé, o jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Dentre tais benefícios, tem-se:
De acordo com as assertivas:
24.1 e 24.2 são verdadeiras;
apenas a 24.3 é verdadeira;
24.1 e 24.4 são falsas;
24.3 e 24.4 são verdadeiras.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Em entrevista sobre a Avaliação à Revista Nova Escola, Cipriano Carlos Luckesi pontua que "hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos".
Que tipo de Avaliação retrata o texto:
integrada;
tradicional;
contínua;
prognostica.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Dentre as alternativas apresentadas, qual delas NÃO é característica da avaliação escolar:
Mensurar os conceitos apreendidos pelos alunos ao final de cada bimestre;
Refletir a unidade objetivos-conteúdos-métodos;
Ajudar na autopercepção do professor;
Possibilidade de revisar o plano de ensino.
Questões de 11 a 20 = Didática.
"A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. Às vezes são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral".
De acordo com as Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática, de que tendência pedagógica é o conceito acima descrito:
Tecnicismo Educacional;
Pedagogia Tradicional;
Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos;
Pedagogia Renovada.
Os interesses e preocupações da população alvo das ações comunitárias são elementos a partir dos quais o processo pedagógico de participação se desenvolve. É condição fundamental no processo pedagógico de participação
o reconhecimento das condições sociais, o envolvimento dos atores sociais e a avaliação dos resultados.
a identificação do objeto, a definição de estratégias para realização da ação e a capacitação.
a estruturação, a investigação e a delimitação dos problemas.
a educação, os recursos materiais, humanos e sociais.
a conscientização, a organização social e a capacitação.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Sobre o conceito de Didática, pode-se dizer que sua finalidade é:
estudar a eficiência do ensino;
refletir em torno das teorias educacionais, indagando em que consiste o ato educativo;
converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos;
estudar a educação como processo social e ajudar os professores a reconhecerem as relações de trabalho docente e a sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Das alternativas abaixo, qual a opção que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso?
...Tivemos a mesma idéia ao mesmo tempo (!) de fazer um céu na nossa sala! Com um sol! Madalena trouxe um pano bem fininho e nós começamos a combinar como ia ser o céu... Todo mundo trabalhou muito até acabarmos todo o céu, mas valeu a pena, porque ele ficou bonito. Bonito não, ficou lindo, lindíssimo!!!...
O relato acima, feito por Marcelo, de 5 anos, à sua mãe, evidencia uma prática na organização do espaço que considera que:
esta organização deve ser uma atividade rotineira, envolvendo as crianças, as famílias e todos os funcionários da escola
esta organização deve ser planejada pela educadora, de acordo com as efemérides
o papel do adulto está no planejar as atividades dirigidas e trazer os materiais para que as crianças possam exercitar a criatividade
o papel do adulto não está em colocar-se no centro da atividade, mas em valorizar a experiência vivida pelas crianças.
os pais devem participar da organização do espaço da sala de aula, já que conhecem os interesses dos filhos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Necessários ao processo ensino-aprendizagem, devem refletir os pontos de chegada de educação escolar, sendo definidos a partir das necessidades dos educandos e dos compromissos técnico-políticos dos educadores. Estamos falando de:
A atividade lúdica é reconhecidamente a atividade de maior valor para o desenvolvimento infantil. Há décadas, os trabalhos e pesquisas nessa área vêm se intensificando e, de uma maneira geral, buscando mostrar a importância da brincadeira e dos jogos na formação da subjetividade da criança. Hoje, porém, alguns autores observam que as brincadeiras de rua e os jogos de tabuleiro vêm sendo substituídos pela televisão e pelo computador. Por este motivo, sobre as crianças do século XXI, é correto afirmar que são mais:
agressivas que as crianças do passado, por se desenvolverem sob influências morais mais negativas, incentivadas pela televisão
ativas que as crianças do passado, por causa do excesso de estimulação proveniente dos programas televisivos e dos jogos de computador
inteligentes que as crianças do passado, por terem maior acesso aos meios de comunicação, o que as incentiva cognitivamente ao estudo.
passivas e menos contestadoras, pois a televisão e o computador já apresentam as informações prontas e, por isso, não precisam pensar
expostas aos meios de comunicação, mas só podem ser entendidas no interior dos acontecimentos sociohistórico- culturais da época de hoje.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...