Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Bassedas, Huguet e Solé, o jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Dentre tais benefícios, tem-se:

De acordo com as assertivas:

  • A.

    24.1 e 24.2 são verdadeiras;

  • B.

    apenas a 24.3 é verdadeira;

  • C.

    24.1 e 24.4 são falsas;

  • D.

    24.3 e 24.4 são verdadeiras.

Questões de 11 a 20 = Didática.

Em entrevista sobre a Avaliação à Revista Nova Escola, Cipriano Carlos Luckesi pontua que "hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos".

Que tipo de Avaliação retrata o texto:

  • A.

    integrada;

  • B.

    tradicional;

  • C.

    contínua;

  • D.

    prognostica.

Questões de 11 a 20 = Didática.

Dentre as alternativas apresentadas, qual delas NÃO é característica da avaliação escolar:

  • A.

    Mensurar os conceitos apreendidos pelos alunos ao final de cada bimestre;

  • B.

    Refletir a unidade objetivos-conteúdos-métodos;

  • C.

    Ajudar na autopercepção do professor;

  • D.

    Possibilidade de revisar o plano de ensino.

Questões de 11 a 20 = Didática.

"A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. Às vezes são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral".

 De acordo com as Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática, de que tendência pedagógica é o conceito acima descrito:

  • A.

    Tecnicismo Educacional;

  • B.

    Pedagogia Tradicional;

  • C.

    Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos;

  • D.

    Pedagogia Renovada.

Os interesses e preocupações da população alvo das ações comunitárias são elementos a partir dos quais o processo pedagógico de participação se desenvolve. É condição fundamental no processo pedagógico de participação

  • A.

    o reconhecimento das condições sociais, o envolvimento dos atores sociais e a avaliação dos resultados.

  • B.

    a identificação do objeto, a definição de estratégias para realização da ação e a capacitação.

  • C.

    a estruturação, a investigação e a delimitação dos problemas.

  • D.

    a educação, os recursos materiais, humanos e sociais.

  • E.

    a conscientização, a organização social e a capacitação.

Questões de 11 a 20 = Didática.

Sobre o conceito de Didática, pode-se dizer que sua finalidade é:

  • A.

    estudar a eficiência do ensino;

  • B.

    refletir em torno das teorias educacionais, indagando em que consiste o ato educativo;

  • C.

    converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos;

  • D.

    estudar a educação como processo social e ajudar os professores a reconhecerem as relações de trabalho docente e a sociedade.

Das alternativas abaixo, qual a opção que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso?

  • A. Um teólogo com conhecimento das escrituras sagradas, consciente da importância de Deus na história e capaz de respeitar o posicionamento religioso de seus educandos.
  • B. Uma pessoa religiosa sensível às questões sociais, consciente do seu papel como cidadão e que seja capaz de educar na fé.
  • C. Um estudioso da cultura e de sua diversidade, consciente do papel relevante da religião e apto a questionar a fé.
  • D. Um cientista da religião, consciente da complexidade do fenômeno religioso e capaz de dialogar com as diversas áreas do saber.
  • E. Um profissional de educação sensível à pluralidade, consciente da complexidade sociocultural da questão religiosa e que garanta a liberdade do educando sem proselitismo.

...Tivemos a mesma idéia ao mesmo tempo (!) de fazer um céu na nossa sala! Com um sol! Madalena trouxe um pano bem fininho e nós começamos a combinar como ia ser o céu... Todo mundo trabalhou muito até acabarmos todo o céu, mas valeu a pena, porque ele ficou bonito. Bonito não, ficou lindo, lindíssimo!!!...

O relato acima, feito por Marcelo, de 5 anos, à sua mãe, evidencia uma prática na organização do espaço que considera que:

  • A.

    esta organização deve ser uma atividade rotineira, envolvendo as crianças, as famílias e todos os funcionários da escola

  • B.

    esta organização deve ser planejada pela educadora, de acordo com as efemérides

  • C.

    o papel do adulto está no planejar as atividades dirigidas e trazer os materiais para que as crianças possam exercitar a criatividade

  • D.

    o papel do adulto não está em colocar-se no centro da atividade, mas em valorizar a experiência vivida pelas crianças.

  • E.

    os pais devem participar da organização do espaço da sala de aula, já que conhecem os interesses dos filhos.

Necessários ao processo ensino-aprendizagem, devem refletir os pontos de chegada de educação escolar, sendo definidos a partir das necessidades dos educandos e dos compromissos técnico-políticos dos educadores. Estamos falando de:

  • A. conteúdos programáticos.
  • B. objetivos escolares.
  • C. procedimentos metodológicos.
  • D. métodos de ensino.
  • E. projetos didáticos.

A atividade lúdica é reconhecidamente a atividade de maior valor para o desenvolvimento infantil. Há décadas, os trabalhos e pesquisas nessa área vêm se intensificando e, de uma maneira geral, buscando mostrar a importância da brincadeira e dos jogos na formação da subjetividade da criança. Hoje, porém, alguns autores observam que as brincadeiras de rua e os jogos de tabuleiro vêm sendo substituídos pela televisão e pelo computador. Por este motivo, sobre as crianças do século XXI, é correto afirmar que são mais:

  • A.

    agressivas que as crianças do passado, por se desenvolverem sob influências morais mais negativas, incentivadas pela televisão

  • B.

    ativas que as crianças do passado, por causa do excesso de estimulação proveniente dos programas televisivos e dos jogos de computador

  • C.

    inteligentes que as crianças do passado, por terem maior acesso aos meios de comunicação, o que as incentiva cognitivamente ao estudo.

  • D.

    passivas e menos contestadoras, pois a televisão e o computador já apresentam as informações prontas e, por isso, não precisam pensar

  • E.

    expostas aos meios de comunicação, mas só podem ser entendidas no interior dos acontecimentos sociohistórico- culturais da época de hoje.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...