Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Segundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança:

  • A.

    é aberta aos novos conhecimentos, pois, sendo muito nova ao chegar à escola, não traz muitas experiências prévias, sendo a instituição responsável por fornecer os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento

  • B.

    é competente e, ao entrar na escola, já traz consigo vivências, destrezas que a escola aproveitará como alicerces do seu desenvolvimento, sendo necessário, portanto, pensá-la como sujeito potente

  • C.

    é um ser puro e ingênuo que precisa ser preservado da violência urbana e das informações nocivas ao seu desenvolvimento, sendo papel da escola preservá-la das influências negativas.

  • D.

    chega à instituição de Educação Infantil com muitas defasagens, tendo em vista suas experiências familiares, cabendo à escola suprir as carências infantis e prepará-la para o Ensino Fundamental.

  • E. chega à escola com muitas experiências e conhecimentos e o papel da instituição é deixá-la livre para continuar seu desenvolvimento espontâneo, garantindo momentos agradáveis, acolhedores e significativos

Os componentes do espaço onde vivemos e da paisagem tanto são decorrentes da ação da natureza como da ação dos homens. A percepção dos elementos que compõem a paisagem do lugar onde vivem é uma aprendizagem fundamental para as crianças, no pré-escolar. Assim sendo, em uma escola de periferia, que atende a crianças oriundas de famílias que vivem em condições socioeconômicas bastantes precárias, é importante:

  • A. levá-las a conhecer profundamente a sua realidade, pois dificilmente terão oportunidade de conhecer algo diferente.
  • B. entrar em contato com as famílias para compreender como vivem e como percebem o meio ambiente
  • C. dar condições para que aprendam a ler e contar, pois isso é o que importa para sua sobrevivência na infância e no futuro
  • D. partir dos conhecimentos das crianças para compreendêlos e ampliá-los em relação à realidade material e social.
  • E. ensinar a cultura da escola para as crianças, garantindo uma compensação das carências naturais existentes nessas classes

Nos projetos educativos buscamos desenvolver a capacidade do aluno em estabelecer conexões interdisciplinares entre os diferentes conteúdos e áreas do conhecimento constitutivos da aprendizagem escolar. A partir desse fragmento avalie as afirmativas a seguir:

I – estamos estabelecendo relações e construindo significados através das experiências e noções que os sujeitos estabelecem independentemente de suas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais;
II – estamos oferecendo condições para que o aluno construa sua autonomia através da proposição de novas questões a partir do que já conhece e do (re)significado de seus registros simbólicos- representacionais acerca do aprendido;
III – estamos tornando a aprendizagem sistemática, quando o aluno percebe a informação ou o conhecimento que lhe está sendo apresentado através de reforço audiovisual;
IV – estamos utilizando a avaliação como um processo a ser encarado tanto nos seus aspectos teórico-conceituais, quanto nos aspectos referentes à construção de instrumentos ao que se está avaliando.

As afirmativas corretas são:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV.

Muitas são as concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil. Há desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para o pré%u2013escolar conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontram-se a concepção que percebe o pré-escolar como momento específico para estimulação do desenvolvimento cognitivo, o que leva a um conjunto de práticas que:

  • A. consideram a criança como um adulto em miniatura
  • B. consideram a criança totalmente dependente do adulto e de sua condução
  • C. privilegiam cuidados físicos, com ênfase na higiene, além de rotinas rígidas.
  • D. desvalorizam o papel do afeto no processo de desenvolvimento da criança.
  • E. valorizam os processos de socialização e educação para a cidadania.

Quando se fala em aprendizagem, estamos nos referindo ao fenômeno que ocorre no dia –a- dia desde o nascimento. Todo ato de aprendizagem depende de uma série de acontecimentos externos ao aprendiz, projetados para estimular os processos internos da aprendizagem. Sobre a aprendizagem avalie as afirmativas:

I- implica em um treinamento repetitivo e memorizante por parte do sujeito que aprende;
II- promove uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treinos, experiências e observações;
III - provoca alterações superficiais do comportamento, embora exija um excessivo treinamento de habilidades;
IV- implica num esforço reconstrutivo pessoal do educando, inserindo-se num processo tipicamente formativo.

Estão corretas somente as afirmativas;

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    II e IV;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    I e IV.

Sobre a didática, o referido método de ensino é uma forma de representar fenômenos e processos que ocorrem na realidade. Ela se dá seja através de explicações em um estudo do meio, seja através de explicação coletiva de um fenômeno.

► O trecho acima, é:

  • A.

    exemplificação;

  • B.

    demonstração;

  • C.

    exposição verbal;

  • D.

    ilustração.

Ausubel assinala que a característica essencial da aprendizagem por descoberta, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas exige que:

  • A.

    o conteúdo principal deva fornecer o agrupamento de informações para que possa ser integrado pelos alunos à sua estrutura cognitiva;

  • B.

    o conteúdo deva ser trazido ao aluno, na proposição de estímulos para provocar uma resposta padrão esperada e possa ser percebido no comportamento manifesto;

  • C.

    o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo;

  • D.

    o aluno trabalhe sozinho sem a atuação do professor, bastando que responda a uma instrução programada préconstruída;

  • E.

    a solução de problemas seja uma atividade que exija do aluno o movimento de hipotetizar sobre os dados e, portanto, não se aplica a qualquer série ou ano escolar.

“(...) ela colocou os pratos e as colher na mesa (...)”

 “(...) eu vou comprar umas telha para conserta o telhado (...)”

Os trechos acima, extraídos de uma redação de aluno da 4ª série do Ensino Fundamental, apresentam casos que fogem ao que prescreve a Gramática Normativa, no que concerne à concordância nominal de número. No entanto, o aluno contempla plenamente a idéia de pluralidade no nível:

  • A. fonológico.
  • B. morfológico.
  • C. morfossintático.
  • D. sintático.
  • E. semântico.

35 As práticas de Artes Visuais na Educação Infantil nem sempre atentam para as contribuições mais recentes dos estudiosos sobre o assunto que enfatizam

I. a manifestação espontânea e auto-expressiva da criança na perspectiva de desenvolvimento do seu potencial criador, sem nenhuma intervenção do professor.

 II. a necessidade de proporcionar inicialmente à criança, com o auxílio do professor, a vivência de experiências com materiais alusivos à construção de desenhos e pinturas por meio da exploração sensorial e de sua utilização em diversas brincadeiras .

III. o uso dos trabalhos infantis para ilustrar e enfeitar a escola em datas comemorativas, com a intervenção e auxílio do professor, como proposta de desenvolvimento artístico das crianças.

É CORRETO o que se diz apenas

  • A. nos itens II e III.
  • B. no item I.
  • C. no item III.
  • D. no item II.
  • E. nos itens I e III.

A música é uma das importantes formas de expressão humana o que justifica a sua presença no contexto da educação infantil como possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão das crianças por meio dessa linguagem. Dentro dessa perspectiva, constituem-se orientações adequadas no trabalho com a música na pré-escola:

I. estabelecer relações diretas entre o gesto, o movimento corporal e os diferentes sons.

II. limitar o contato das crianças com o repertório musical infantil.

III. incluir na escuta musical, obras de música erudita, da música popular, do cancioneiro infantil e da música regional.

Pode-se afirmar que apenas

  • A. o item I é verdadeiro.
  • B. os itens I e III são verdadeiros.
  • C. o item III é verdadeiro.
  • D. os itens I e II são verdadeiros.
  • E. o item II é verdadeiro.
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