Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ingresso da criança nas instituições de Educação Infantil pode ser um momento permeado por ansiedade, tanto para ela como para os seus responsáveis e professores, principalmente quando se trata de bebês pequenos. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são considerados fatores favoráveis a esse processo de adaptação, dentre outros:

  • A.

    a manutenção da rotina que ocorrerá posteriormente, sendo aconselhável que o tempo de permanência na instituição seja, desde o início, integral; promover a rotatividade de adultos em contato com a criança, com o objetivo de diversificar as atividades e os vínculos.

  • B.

    o preparo emocional dos educadores, que devem deixar a criança chorar até se acostumar com o novo ambiente, sem dar importância a esse fato; uma conduta mais objetiva e menos afetiva, evitando-se o contato físico, principalmente o colo.

  • C.

    a determinação de procedimentos a serem cumpridos pela família durante esse processo, que não devem ser modificados em hipótese alguma; a assertividade no momento da separação da criança de seu responsável, que deve ocorrer repentinamente.

  • D.

    o distanciamento necessário entre o(a) professor(a) e a família com o objetivo de evitar a mistura de papéis; a orientação de que os responsáveis não permaneçam na instituição, para impedir que o eventual encontro com a criança interfira na construção de sua autonomia.

  • E.

    a realização de um encontro anterior com a família, para obter informações sobre os hábitos e rotina da criança e estabelecer um vínculo inicial; a sugestão de que sejam trazidos para a instituição alguns objetos de transição (como chupeta, paninho ou brinquedos).

Leia com atenção o texto abaixo, que relata uma situação observada numa creche, com crianças de 1 ano e meio a 2 anos:

Nesta situação, podemos identificar alguns aspectos relevantes da atividade lúdica na Educação Infantil, tais como:

  • A.

    o faz de conta, que representa uma fase típica do estágio sensório-motor e revela a preponderância pensamento abstrato.

  • B.

    a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.

  • C.

    a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.

  • D.

    a mediação do educador, que deve ser evitada durante as brincadeiras, para que as crianças sintam-se à vontade e respeitadas.

  • E.

    as cantigas, que têm uma função importante pelo seu caráter moralista, inculcando valores e modos de pensar tradicionais.

Para que as crianças deficientes tenham seus direitos assegurados, o Sistema de Ensino deve oferecer, EXCETO:

  • A.

    Professor com especialização adequada para atendimento à criança deficiente, exclusivamente nas escolas especiais.

  • B.

    Terminalidade específica para aquele que não puder atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental.

  • C.

    Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos.

  • D.

    Educação Especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e na sociedade.

São fatores básicos do planejamento, EXCETO:

  • A.

    Onde se pretende chegar.

  • B.

    Mecanismo de verificação.

  • C.

    Estratégias viáveis e favoráveis.

  • D.

    Desarticulação com o real.

Nesse processo de ensino e de aprendizagem é necessário que sejam explorados os aspectos abaixo descritos, EXCETO:

  • A.

    Desenvolvimento do espírito crítico.

  • B.

    Memorização em detrimento à compreensão.

  • C.

    Estímulo à autonomia do sujeito.

  • D.

    Verificação e compreensão de hipóteses.

Em relação ao Braille, é correto afirmar que

I. permite ao cego ter uma velocidade de leitura maior que a do vidente.

II. é um sistema pouco utilizado pelos alunos deficientes visuais.

III. é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

As Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento da criança. Pode-se exemplificar os seguintes:

  • A.

    provas escritas, respostas aos questionários, gravuras, testes padronizados, objetivando classificar cada criança, segundo normas padronizadas.

  • B.

    testes de inteligência, de linguagem escrita e oral e testes motores, como material sigiloso que não pode ser revelado aos pais porque pode prejudicar o relacionamento da criança com a escola.

  • C.

    alguns documentos da área psiquiátrica, tendo em vista o acompanhamento individual de algumas crianças, principalmente no que se refere ao seu desenvolvimento psicossocial.

  • D.

    documentação específica que permite às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças, com a utilização de relatórios, fotografias, desenhos e álbuns.

  • E.

    as histórias contadas pelas crianças e registradas pela educadora, com o intuito de publicar e expor um livro que contenha as melhores histórias, selecionadas por uma equipe de pedagogos.

Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a

  • A.

    organização da página da leitura.

  • B.

    flexibilização dos punhos e dedos.

  • C.

    intenção do texto.

  • D.

    estrutura gramatical.

  • E.

    organização dos caracteres.

Alguns recursos alternativos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação para o atendimento às crianças com dificuldades motoras mais graves. São eles: órtese com suporte de lápis, pulseira de peso e faixa para restringir o movimento dos ombros.

O uso adequado destes recursos pelo profissional da educação, em relação às crianças com necessidades especiais, é importante porque visa a:

  • A.

    não excluir a criança das atividades escolares, realizando uma atividade de escrita alternativa e garantindo a sua participação no processo ensino/aprendizagem.

  • B.

    promover o assistencialismo necessário, por meio de novos recursos tecnológicos modernos e gratificantes para o aluno, professor e pais.

  • C.

    ser complacente com a criança, já que ela tem dificuldades na escrita e precisa do amparo do professor ou de outro profissional.

  • D.

    variar os incentivos estimuladores do processo de ensino/aprendizagem a fim de motivar o aluno para as tarefas, contribuindo para as competições que a vida oferece.

  • E.

    incluir a criança, parcialmente na sociedade, já que possui limitações com impedimentos para o seu posterior desenvolvimento, desde a etapa escolar até a fase adulta.

Jovens e adultos portadores de necessidades especiais devem ser estimulados, no seu processo de aprendizagem a frequentar as “Oficinas de Trabalho”, porque:

  • A.

    são espaços divertidos e alegres, facilitando a comunicação entre os deficientes das múltiplas condições: físicas, intelectuais, auditiva, visual, para que eles se sintam habilitados parcialmente.

  • B.

    elas constituem espaços pedagógicos que promovem o desenvolvimento de aptidões e habilidades dos alunos, por meio da realização de tarefas voltadas para prestação de serviços no mundo do trabalho.

  • C.

    a iniciativa de sua criação foi uma medida governamental de praticar a legislação vigente, com base na Constituição Federal.

  • D.

    elas são iniciativas beneméritas do serviço social, preocupado com a discriminação do adulto no município, sendo constituídas de alguns recursos materiais que, ao mesmo tempo, são considerados educativos.

  • E.

    as atividades previstas e realizadas nestas oficinas podem assegurar a sua continuidade de estudos na educação básica, facilitando inúmeras aprendizagens que vão garantir a terminalidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...