Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ingresso da criança nas instituições de Educação Infantil pode ser um momento permeado por ansiedade, tanto para ela como para os seus responsáveis e professores, principalmente quando se trata de bebês pequenos. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são considerados fatores favoráveis a esse processo de adaptação, dentre outros:
a manutenção da rotina que ocorrerá posteriormente, sendo aconselhável que o tempo de permanência na instituição seja, desde o início, integral; promover a rotatividade de adultos em contato com a criança, com o objetivo de diversificar as atividades e os vínculos.
o preparo emocional dos educadores, que devem deixar a criança chorar até se acostumar com o novo ambiente, sem dar importância a esse fato; uma conduta mais objetiva e menos afetiva, evitando-se o contato físico, principalmente o colo.
a determinação de procedimentos a serem cumpridos pela família durante esse processo, que não devem ser modificados em hipótese alguma; a assertividade no momento da separação da criança de seu responsável, que deve ocorrer repentinamente.
o distanciamento necessário entre o(a) professor(a) e a família com o objetivo de evitar a mistura de papéis; a orientação de que os responsáveis não permaneçam na instituição, para impedir que o eventual encontro com a criança interfira na construção de sua autonomia.
a realização de um encontro anterior com a família, para obter informações sobre os hábitos e rotina da criança e estabelecer um vínculo inicial; a sugestão de que sejam trazidos para a instituição alguns objetos de transição (como chupeta, paninho ou brinquedos).
Leia com atenção o texto abaixo, que relata uma situação observada numa creche, com crianças de 1 ano e meio a 2 anos:
Nesta situação, podemos identificar alguns aspectos relevantes da atividade lúdica na Educação Infantil, tais como:
o faz de conta, que representa uma fase típica do estágio sensório-motor e revela a preponderância pensamento abstrato.
a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.
a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.
a mediação do educador, que deve ser evitada durante as brincadeiras, para que as crianças sintam-se à vontade e respeitadas.
as cantigas, que têm uma função importante pelo seu caráter moralista, inculcando valores e modos de pensar tradicionais.
Para que as crianças deficientes tenham seus direitos assegurados, o Sistema de Ensino deve oferecer, EXCETO:
Professor com especialização adequada para atendimento à criança deficiente, exclusivamente nas escolas especiais.
Terminalidade específica para aquele que não puder atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental.
Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos.
Educação Especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e na sociedade.
São fatores básicos do planejamento, EXCETO:
Onde se pretende chegar.
Mecanismo de verificação.
Estratégias viáveis e favoráveis.
Desarticulação com o real.
Nesse processo de ensino e de aprendizagem é necessário que sejam explorados os aspectos abaixo descritos, EXCETO:
Desenvolvimento do espírito crítico.
Memorização em detrimento à compreensão.
Estímulo à autonomia do sujeito.
Verificação e compreensão de hipóteses.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação ao Braille, é correto afirmar que
I. permite ao cego ter uma velocidade de leitura maior que a do vidente.
II. é um sistema pouco utilizado pelos alunos deficientes visuais.
III. é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento da criança. Pode-se exemplificar os seguintes:
provas escritas, respostas aos questionários, gravuras, testes padronizados, objetivando classificar cada criança, segundo normas padronizadas.
testes de inteligência, de linguagem escrita e oral e testes motores, como material sigiloso que não pode ser revelado aos pais porque pode prejudicar o relacionamento da criança com a escola.
alguns documentos da área psiquiátrica, tendo em vista o acompanhamento individual de algumas crianças, principalmente no que se refere ao seu desenvolvimento psicossocial.
documentação específica que permite às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças, com a utilização de relatórios, fotografias, desenhos e álbuns.
as histórias contadas pelas crianças e registradas pela educadora, com o intuito de publicar e expor um livro que contenha as melhores histórias, selecionadas por uma equipe de pedagogos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a
organização da página da leitura.
flexibilização dos punhos e dedos.
intenção do texto.
estrutura gramatical.
organização dos caracteres.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Alguns recursos alternativos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação para o atendimento às crianças com dificuldades motoras mais graves. São eles: órtese com suporte de lápis, pulseira de peso e faixa para restringir o movimento dos ombros.
O uso adequado destes recursos pelo profissional da educação, em relação às crianças com necessidades especiais, é importante porque visa a:
não excluir a criança das atividades escolares, realizando uma atividade de escrita alternativa e garantindo a sua participação no processo ensino/aprendizagem.
promover o assistencialismo necessário, por meio de novos recursos tecnológicos modernos e gratificantes para o aluno, professor e pais.
ser complacente com a criança, já que ela tem dificuldades na escrita e precisa do amparo do professor ou de outro profissional.
variar os incentivos estimuladores do processo de ensino/aprendizagem a fim de motivar o aluno para as tarefas, contribuindo para as competições que a vida oferece.
incluir a criança, parcialmente na sociedade, já que possui limitações com impedimentos para o seu posterior desenvolvimento, desde a etapa escolar até a fase adulta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Jovens e adultos portadores de necessidades especiais devem ser estimulados, no seu processo de aprendizagem a frequentar as Oficinas de Trabalho, porque:
são espaços divertidos e alegres, facilitando a comunicação entre os deficientes das múltiplas condições: físicas, intelectuais, auditiva, visual, para que eles se sintam habilitados parcialmente.
elas constituem espaços pedagógicos que promovem o desenvolvimento de aptidões e habilidades dos alunos, por meio da realização de tarefas voltadas para prestação de serviços no mundo do trabalho.
a iniciativa de sua criação foi uma medida governamental de praticar a legislação vigente, com base na Constituição Federal.
elas são iniciativas beneméritas do serviço social, preocupado com a discriminação do adulto no município, sendo constituídas de alguns recursos materiais que, ao mesmo tempo, são considerados educativos.
as atividades previstas e realizadas nestas oficinas podem assegurar a sua continuidade de estudos na educação básica, facilitando inúmeras aprendizagens que vão garantir a terminalidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...