Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nos espaços da Educação Infantil, os mobiliários devem se pautar pelos seguintes aspectos:
leveza; estética e personalização.
versatilidade; rigidez e proporcionalidade.
leveza; polivalência e funcionalidade
rigidez; proporcionalidade e resistência.
uniformidade; durabilidade e quantidade.
No que se diz respeito ao ensino religioso nas escolas. Marque a alternativa INCORRETA.
Antigamente o trabalho realizado na escola era uma transposição do que se realizava na paróquia.
Atualmente o ensino religioso tem a função de ensinar uma única religião escolhida pelos pais ou responsáveis.
Atualmente, o ensino religioso é compreendido como a educação da cultura religiosa dos brasileiros.
Um dos temas a ser abordado no ensino religioso é o respeito a diversidade religiosa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à institucionalização do desenvolvimento profissional do professor, Gatti, apoiada em Vaillant (2007), afirma que, dentre os ingredientes fundamentais, encontra(m)-se:
I. atenção ao contexto social e cultural do professor;
II. responsabilidades das equipes dirigentes da administração central e intermediária;
III. políticas integradas e sustentáveis;
IV. gestão com acento no controle dos resultados das avaliações externas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Está correto apenas o contido em
I, II e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
II, III, IV e V.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta o novo papel adquirido pela Educação Infantil nos tempos atuais.
Alfabetizar e cuidar.
Integrar as funções do cuidar e brincar.
Alfabetizar as crianças.
Criar hierarquias entre a creche e a pré-escola.
Integrar as funções do cuidar e educar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
A creche, embora um espaço de cuidados dos bebês, é também um ambiente onde os projetos pedagógicos podem contribuir para estimular as capacidades inatas, a dimensão simbólica e a motricidade das crianças de 0 a 3 anos.
O trabalho com projetos pedagógicos é um instrumento presente em todas as etapas da educação básica, da educa- ção infantil até o ensino médio, no entanto, não é possível aplicá-lo à etapa da creche, dadas as especificidades de sua clientela.
Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.
Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.
Na creche ou na pré-escola, a elaboração de um projeto de ensino segue a mesma metodologia, o professor deve elaborar atividades centradas no cuidar, na linguagem, na corporeidade e no trabalho em grupos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os itens a seguir.
I. Na avaliação, o professor deve superar posturas ideológicas e estereótipos em relação às crianças.
II. As teorias do desenvolvimento infantil contemporâneas devem servir de base para a construção dos mecanismos e dos critérios de avaliação.
III. Os parâmetros avaliativos sociointeracionistas utilizam-se de um conceito universal e naturalizado de criança.
IV. A avaliação deve observar a evolução em competências e habilidades nas crianças, indicando assim um trabalho da instituição escolar combinado à ação da família.
V. A avaliação deve ser anual e estar pautada pela dinâmica do planejamento do trabalho docente.
Em relação à avaliação na Educação Infantil, está correto apenas o que se afirma em
I, II e III.
I, II e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à organização do espaço escolar para o desenvolvimento das atividades educativas com crianças pequenas, é correto afirmar que o arranjo espacial da sala de aula
deve ser exclusivamente organizado pela administração da instituição escolar para promover as situações de aprendizagens.
deve ser concebido como o principal elemento facilitador da aprendizagem, para isso é necessário estar em boas condições de higiene, ventilado e iluminado.
deve estar apropriado ao formalismo das aprendizagens e organizado com lousa, mesa do professor, carteiras e armários.
faz parte do projeto de trabalho do professor e é de sua responsabilidade buscar os arranjos necessários para sua melhor execução.
é elemento fundamental da ação pedagógica; na sua organização, deve-se levar em conta o número de crianças, a faixa etária e algumas características do grupo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil, é possível afirmar que
os jogos e as brincadeiras são momentos de lazer e fruição do tempo de crianças e professores, no entanto, não têm potencial para se constituírem em espaços de aprendizagens.
são meios onde é possível construir um quadro avaliativo do desenvolvimento das capacidades linguísticas, de socialização e de interação social do grupo e da criança em particular.
no debate sobre a Educação Infantil brasileira os jogos e as brincadeiras são concebidos como fins exclusivos dos projetos pedagógicos.
na Educação Infantil as atividades envolvendo jogos e brincadeiras devem ocupar um pequeno percentual da carga horária, uma vez que se opõem aos objetivos de alfabetização dessa etapa da educação básica.
como estratégias de intervenção na Educação Infantil os jogos e as brincadeiras trazem como desvantagem a obrigatoriedade de um profissional habilitado (educador físico) na instituição escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:
acompanhamento superficial.
desenvolvimento cognitivo comprovado.
provas mediante notas.
acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança.
desenvolvimento mental comprovado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...