Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.
Assim, é necessário
I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;
II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;
III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta:
em caráter permanente, perdas ou reduções de sua estrutura, ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental, que gerem incapacidade para certas atividades, de acordo com o padrão considerado normal para o ser humano.
em caráter temporário, padrões intelectuais reduzidos, apresentando dificuldades de aprendizagem, de relacionamento com a família, possuindo dificuldades para automatismos, habilidades motoras e senso de responsabilidade.
em caráter temporário, sinais de angústia, dificuldades na interação com pessoas de diferentes grupos sociais, não se relacionando com outras pessoas, principalmente com as que dirigem órgãos e setores de trabalho.
espontaneamente, facilidade em conversar com pessoas diferentes, não tendo vergonha do que faz, expressando-se sempre em voz alta, mesmo que o lugar exija silêncio, repetindo os anos de escolaridade na Escola, sendo motivo de zombaria do grupo.
facilidade em repetir frases feitas por outro, decorando o que lê , e repetindo inadequadamente trechos do decorado, de forma a cansar as outras pessoas que estão próximas fisicamente, como também, as desconhecidas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Algumas crianças cegas podem apresentar atrasos em seu desenvolvimento em decorrência de seu ritmo individual e poucas experiências vividas. Também podem apresentar comportamentos autoestimulatórios, a saber:
ausência de marcha independente; repetir o que lhe é falado.
balanceios do corpo; apertar os olhos; girar a cabeça.
insegurança para andar; rir ou gritar fora do contexto.
dificuldade para pegar objetos; isolar-se em um canto.
dificuldade para comer sozinha; referir-se a si mesma na terceira pessoa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Cabe à instituição de educação, no tocante ao desempenho da educação especial, organizar e oferecer aos alunos integrados em classes do ensino regular:
vagas no Sistema Unificado de Saúde, para que haja atendimento por parte dos médicos e de outros profissionais que cuidam dos distúrbios comportamentais.
alguns momentos de atividades lúdicas, para que eles possam distrair-se porque ficam cansados das atividades das salas de ensino regular.
atividades incentivadoras da aprendizagem nos horários diurnos, em dias alternados, no pátio da escola, por serumespaço mais amplo.
apoio de psicólogos que atuam na modalidade clínica, a fim de que eles possam receber o tratamento psicanalítico dirigido à faixa etária da infância.
serviço de apoio especializado, com atendimento na sala de recursos, podendo o apoio ser realizado individual ou em pequenos grupos, de preferênciaemhorário inverso ao de suas aulas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere a publicação A construção do conceito de número e o pré-soroban (MEC/SEESP, 2006) e analise as afirmações a seguir.
I. Os jogos desenvolvem habilidades importantes para a compreensão de conceitos algorítmicos e de aprendizagem do soroban.
II. Os alunos precisam ter uma boa base sobre o conceito de número antes de aprender a utilizar o soroban.
III. O professor pode ensinar a utilização do soroban começando por qualquer uma das operações matemáticas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Analise as assertivas a seguir:
Educação dos sentidos, por meio da realização de jogos sensoriais e do uso de material didático próprio.
Educação do movimento, por meio da prática de exercícios físicos e rítmicos e do exercício da linha, no qual a criança anda sobre uma linha elíptica desenhada no chão, ao som de uma música.
Educação da inteligência, por meio de lições e exercícios sistemáticos e de materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados.
As afirmações acima explicitam alguns aspectos básicos preconizados pelo método de:
Montessori.
Freinet.
Paulo Freire.
Capanema.
Pestalozzi.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O reconhecimento de que as creches são espaços educativos não é uma concepção apenas da legislação atual. Assim, é necessário que as creches representem espaços de:
atitudes de cordialidade com os pais, a fim de que não perturbem o funcionamento diário da instituição.
troca de informações a respeito das crianças de 2 a 5 anos, conforme a orientação da Secretaria Municipal de Educação.
aquisição de boas maneiras, pelas crianças, sendo necessárias para a sua futura condição de adultos,em suas relações diárias.
aprendizagem da dança para que mais tarde, como adultos, possam se desenvolver como artistas da comunidade.
cuidados e educação realizados de modo prazeroso e lúdico, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade da criança.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A dimensão dos cuidados físicos, presentes na prática com as crianças pequenas, requer do Monitor:
habilidade de saber trocar as fraldas, porque ela terá que realizar esta tarefa várias vezes no dia, durante a permanência da criança na creche.
o desenvolvimento de habilidades para lidar com o corpo infantil, para assegurar à criança higiene, bem-estar e uma percepção positiva de si mesma.
a postura de tolerância com as crianças, porque ainda não têm controle do esfincter e se irritam quando estão sujas.
uma posição baseada em princípios educativos que devem estar presentes desde a creche, porque, somente assim, teremos futuros cidadãos conscientes.
uma postura de exigência com os cuidados físicos, como impedir que a criança participe de brincadeiras em que possam se sujar. Na unidade de Educação Infantil todos devem estar limpos.
É um procedimento de avaliação que cumpre a função de ser também instrumento de registro e que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores. Funciona como um baú de memórias e, ao final de um ano ou ciclo, o estudante terá um dossiê de sua trajetória e poderá ter um acervo de material rico para lhe auxiliar nas suas próximas etapas.
As informações acima dizem respeito ao
Álbum seriado.
Portfólio.
Diário de classe.
Grupo de observação.
Seminário
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na ação do dia a dia da educadora de creche, uma atitude importante a ser desenvolvida é aquela em que a profissional:
super valoriza os cuidados físicos porque os pais desconhecem os conceitos básicos de higiene pessoal.
acata as determinações escritas pela diretora a respeito das soluções consideradas as melhores para as crianças.
reconhece e respeita as diferenças entre as crianças e encontra soluções compartilhadas com as famílias.
identifica as necessidades infantis expostas pelos familiares, ignorando as que não são educativas.
orienta todas as crianças de forma igual, não aceitando as observações dos seus pais, porque eles não são educadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...