Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.

Assim, é necessário

I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;

II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;

III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta:

  • A.

    em caráter permanente, perdas ou reduções de sua estrutura, ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental, que gerem incapacidade para certas atividades, de acordo com o padrão considerado normal para o ser humano.

  • B.

    em caráter temporário, padrões intelectuais reduzidos, apresentando dificuldades de aprendizagem, de relacionamento com a família, possuindo dificuldades para automatismos, habilidades motoras e senso de responsabilidade.

  • C.

    em caráter temporário, sinais de angústia, dificuldades na interação com pessoas de diferentes grupos sociais, não se relacionando com outras pessoas, principalmente com as que dirigem órgãos e setores de trabalho.

  • D.

    espontaneamente, facilidade em conversar com pessoas diferentes, não tendo vergonha do que faz, expressando-se sempre em voz alta, mesmo que o lugar exija silêncio, repetindo os anos de escolaridade na Escola, sendo motivo de zombaria do grupo.

  • E.

    facilidade em repetir frases feitas por outro, decorando o que lê , e repetindo inadequadamente trechos do decorado, de forma a cansar as outras pessoas que estão próximas fisicamente, como também, as desconhecidas.

Algumas crianças cegas podem apresentar atrasos em seu desenvolvimento em decorrência de seu ritmo individual e poucas experiências vividas. Também podem apresentar comportamentos autoestimulatórios, a saber:

  • A.

    ausência de marcha independente; repetir o que lhe é falado.

  • B.

    balanceios do corpo; apertar os olhos; girar a cabeça.

  • C.

    insegurança para andar; rir ou gritar fora do contexto.

  • D.

    dificuldade para pegar objetos; isolar-se em um canto.

  • E.

    dificuldade para comer sozinha; referir-se a si mesma na terceira pessoa.

Cabe à instituição de educação, no tocante ao desempenho da educação especial, organizar e oferecer aos alunos integrados em classes do ensino regular:

  • A.

    vagas no Sistema Unificado de Saúde, para que haja atendimento por parte dos médicos e de outros profissionais que cuidam dos distúrbios comportamentais.

  • B.

    alguns momentos de atividades lúdicas, para que eles possam distrair-se porque ficam cansados das atividades das salas de ensino regular.

  • C.

    atividades incentivadoras da aprendizagem nos horários diurnos, em dias alternados, no pátio da escola, por serumespaço mais amplo.

  • D.

    apoio de psicólogos que atuam na modalidade clínica, a fim de que eles possam receber o tratamento psicanalítico dirigido à faixa etária da infância.

  • E.

    serviço de apoio especializado, com atendimento na sala de recursos, podendo o apoio ser realizado individual ou em pequenos grupos, de preferênciaemhorário inverso ao de suas aulas.

Considere a publicação A construção do conceito de número e o pré-soroban (MEC/SEESP, 2006) e analise as afirmações a seguir.

I. Os jogos desenvolvem habilidades importantes para a compreensão de conceitos algorítmicos e de aprendizagem do soroban.

II. Os alunos precisam ter uma boa base sobre o conceito de número antes de aprender a utilizar o soroban.

III. O professor pode ensinar a utilização do soroban começando por qualquer uma das operações matemáticas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Analise as assertivas a seguir:

• Educação dos sentidos, por meio da realização de jogos sensoriais e do uso de material didático próprio.

• Educação do movimento, por meio da prática de exercícios físicos e rítmicos e do “exercício da linha”, no qual a criança anda sobre uma linha elíptica desenhada no chão, ao som de uma música.

• Educação da inteligência, por meio de lições e exercícios sistemáticos e de materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados.

As afirmações acima explicitam alguns aspectos básicos preconizados pelo método de:

  • A.

    Montessori.

  • B.

    Freinet.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    Capanema.

  • E.

    Pestalozzi.

O reconhecimento de que as creches são espaços educativos não é uma concepção apenas da legislação atual. Assim, é necessário que as creches representem espaços de:

  • A.

    atitudes de cordialidade com os pais, a fim de que não perturbem o funcionamento diário da instituição.

  • B.

    troca de informações a respeito das crianças de 2 a 5 anos, conforme a orientação da Secretaria Municipal de Educação.

  • C.

    aquisição de boas maneiras, pelas crianças, sendo necessárias para a sua futura condição de adultos,em suas relações diárias.

  • D.

    aprendizagem da dança para que mais tarde, como adultos, possam se desenvolver como artistas da comunidade.

  • E.

    cuidados e educação realizados de modo prazeroso e lúdico, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade da criança.

A dimensão dos cuidados físicos, presentes na prática com as crianças pequenas, requer do Monitor:

  • A.

    habilidade de saber trocar as fraldas, porque ela terá que realizar esta tarefa várias vezes no dia, durante a permanência da criança na creche.

  • B.

    o desenvolvimento de habilidades para lidar com o corpo infantil, para assegurar à criança higiene, bem-estar e uma percepção positiva de si mesma.

  • C.

    a postura de tolerância com as crianças, porque ainda não têm controle do esfincter e se irritam quando estão sujas.

  • D.

    uma posição baseada em princípios educativos que devem estar presentes desde a creche, porque, somente assim, teremos futuros cidadãos conscientes.

  • E.

    uma postura de exigência com os cuidados físicos, como impedir que a criança participe de brincadeiras em que possam se sujar. Na unidade de Educação Infantil todos devem estar limpos.

É um procedimento de avaliação que cumpre a função de ser também instrumento de registro e que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores. Funciona como um “baú de memórias” e, ao final de um ano ou ciclo, o estudante terá um dossiê de sua trajetória e poderá ter um acervo de material rico para lhe auxiliar nas suas próximas etapas.

As informações acima dizem respeito ao

  • A.

    Álbum seriado.

  • B.

    Portfólio.

  • C.

    Diário de classe.

  • D.

    Grupo de observação.

  • E.

    Seminário

Na ação do dia a dia da educadora de creche, uma atitude importante a ser desenvolvida é aquela em que a profissional:

  • A.

    super valoriza os cuidados físicos porque os pais desconhecem os conceitos básicos de higiene pessoal.

  • B.

    acata as determinações escritas pela diretora a respeito das soluções consideradas as melhores para as crianças.

  • C.

    reconhece e respeita as diferenças entre as crianças e encontra soluções compartilhadas com as famílias.

  • D.

    identifica as necessidades infantis expostas pelos familiares, ignorando as que não são educativas.

  • E.

    orienta todas as crianças de forma igual, não aceitando as observações dos seus pais, porque eles não são educadores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...