Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A democratização no interior da escola se efetiva por meio da criação de espaços de __________ e __________ , nos quais professores, funcionários, alunos e seus pais discutam criticamente o cotidiano escolar.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, segundo Dourado e Duarte.
diálogo negociação
participação decisão
diálogo resolução de conflito
resolução de conflito participação
negociação resolução de conflito
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente se dispõe, estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre elas, é correto afirmar:
Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.
A integração das novas tecnologias à educação deverá ocorrer de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
São usadas para substituir as técnicas e metodologias convencionais, como, por exemplo, o livro, o quadro de giz e o mimeógrafo.
Os resultados serão favoráveis graças ao grande preparo da equipe docente para qualquer eventual idade, ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?
Deficiência congênita.
Deficiência hereditária.
Deficiência múltipla.
Deficiência alternativa.
Deficiência composta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ao planejar suas estratégias pedagógicas, o professor deve levar em consideração as características:
cognitivas e motoras.
motoras e emocionais.
psicossociais e cognitivas.
emocionais e cognitivas.
motoras e psicossociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:
atividades com livros didáticos
a escrita e as operações com números.
avaliação diária dos conteúdos aplicados.
movimento seguido de atividades com livros didáticos.
movimento, arte, leitura e escrita.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Numa gestão escolar, deve haver uma parceria entre escola e família. Para isso, o convívio social é importante. Qual a ação mais indicada para viabilizar esse convívio?
Exigir a presença de pais nas reuniões pedagógicas.
Pedir aos pais que apenas acompanhem as anotações da caderneta escolar.
Constituir a associação de pais e mestres (APM).
Disponibilizar somenteumespaço à comunidade.
O educador tomar para si a responsabilidade de aspectos gerais da educação do aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
À inteligência ligada à maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas dá-se o nome de inteligência:
impessoal.
musical.
intrapessoal.
interpessoal.
cinestésica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:
I. Participem apenas das reuniões escolares.
II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.
III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.
IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.
V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.
Apenas as afirmativas I, II e Vestão corretas.
Apenas a afirmativa V está correta.
Apenas as afirmativas s II, IV e Vestão corretas.
Apenas as afirmatirvas III e IV estão corretas.
Apenas afirmativas s I e IV estão corretas.
Na literatura contemporânea sobre a Educação Infantil, há uma crítica à dissociação do binômio cuidar / educar e a defesa de que:
o educar relaciona-se à mente e o cuidar relaciona-se ao corpo.
o cuidado deve ser compreendido como parte integrante da educação.
o educar é papel dos professores, enquanto que o cuidar é papel dos auxiliares.
o cuidado restringe-se à função guardiã e o educar destina-se à função preparatória.
o cuidado e a educação representam uma cisão a ser buscada e perpetuada.
No ano de 2003, a rede de ensino do Estado de Minas Gerais implementou o Ensino Fundamental de nove anos organizado em ciclos de aprendizagem. De acordo com diversos pesquisadores, o sistema de ciclos é positivo para o desenvolvimento da Alfabetização e do Letramento, pois promove a
diminuição das taxas de reprovação nas turmas de alfabetização, resultando na economia e na redistribuição das verbas públicas educacionais.
diluição das metas e objetivos de cada faixa etária ao longo do processo de escolarização, favorecendo um tempo maior aos alunos com dificuldade na área de Língua Portuguesa.
revisão do sentido da escola e das práticas avaliativas, implicando mudanças nas concepções e práticas pedagógicas.
permanência dos alunos no ambiente escolar até a conclusão do Ensino Médio, diminuindo consideravelmente as taxas de evasão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...