Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:
física, psicológica e cognitiva.
mental, psicológica e sensorial.
física, sensorial ou mental.
mental, motora e sensorial.
psicológica, cognitiva e sensorial.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:
capacidade, singularidade e habilidade.
multiplicidade, complexidade e potencialidade.
singularidade , intencionalidade e funcionalidade.
funcionalidade, complexidade e potencialidade.
multiplicidade , potencialidade e intencionalidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:
aleatório; desenvolvimento e afinidade.
aleatório; maturação e faixa etária.
desenvolvimento; afinidade e maturação.
faixa etária; desenvolvimento e afinidade.
faixa etária; desenvolvimento e agilidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer aluno. A melhoria da qualidade das ofertas de atendimento educacional é uma necessidade que se impõe, para garantir o direito público e subjetivo de cidadania. A esse respeito, pode-se afirmar que:
seriam ajudados exclusivamente os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização.
seriam beneficiados apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem vinculadas a uma causa orgânica.
não apenas os alunos portadores de deficiência seriam ajudados, mas todos os alunos que, por inúmeras causas temporárias ou permanentes, apresentam dificuldades de aprendizagem.
seriam ajudados apenas os alunos que apresentam laudo médico.
seriam beneficiados exclusivamente os alunos com altas habilidades e/ou superdotação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um dos objetivos do registro reflexivo de todo o trabalho educativo é
a sistematização das rotinas e a avaliação normativa das competências de alunos e professores.
criar comunidades de aprendizagens e coletar e sistematizar dados científicos.
sistematizar o conjunto dos processos e resultados, visando análise, avaliação institucional e encaminhamentos futuros.
sistematizar os processos de avaliação de desempenho e eficiência do atendimento ao pré-escolar.
atender as exigências burocráticas dos órgãos oficiais e instituir um mecanismo de controle sobre o trabalho educativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Sacristán, com relação à origem, à manutenção e ao prolongamento, a escolaridade obrigatória tem várias justificativas, dentre elas:
possui caráter de manutenção social, uma vez que a educação tem sido privilégio de um determinado grupo social e assim deve perpetuar-se, a fim de prepará-lo para o trabalho.
a obrigatoriedade se constitui em uma estratégia dos estados modernos para fortalecer a heterogeneidade de crenças, aspirações e valores.
é uma necessidade em sociedades com processos de produção complexos que exigem preparação prévia para o ingresso no mundo do trabalho.
as sociedades menos desenvolvidas precisam de um sistema que libere o trabalho dos mais jovens, assim como protele a inserção destes no mundo da produção.
necessidade de instituições que articulem, regulem, por caminhos não coercitivos, a substituição da família no processo de socialização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A ética na Educação Infantil deve ter por base o conceito de
Educação Infantil como política redistributiva.
família nuclear.
criança como sujeito de direitos.
Educação Infantil como política compensatória.
bem-estar social.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
jogos corporeidade disputas coletividade
conteúdos elaboração conceitos ação
projetos argumentação opiniões democracia
planejamentos relação projetos individualidade
métodos sistematização procedimentos resposta
Sobre o Ensino Religioso, analise os itens abaixo.
I- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser definidos pela escola, em seu Projeto Político Pedagógico, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
II- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser trabalhados e articulados com outras áreas de conhecimento.
III- Os alunos que não optarem pelas aulas de Ensino Religioso, devem participar de outra atividade pedagógica.
Marque a alternativa verdadeira:
Todos os itens estão corretos.
Todos os itens estão incorretos.
Somente o item III está correto.
Somente os itens II e III estão corretos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Oliveira afirma que, para cada aluno com baixo aproveitamento escolar em relação à turma, a escola precisa colocar à disposição dos pais e órgãos de supervisão, dentre outros dados:
os resultados de suas avaliações: notas, menções e considerações sobre as dificuldades de aprendizagem desse aluno.
o registro do comportamento desse aluno no recreio, nas atividades livres e nos momentos de transição das atividades escolares.
seu comportamento de persistência e envolvimento nos trabalhos em grupo, em dupla, em trio e individual.
as providências tomadas para que esse aluno se integre ao grupo e à escola, dentro de suas regras e normas.
o relatório das avaliações dos diversos profissionais aos quais esse aluno foi encaminhado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...