Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:

  • A.

    física, psicológica e cognitiva.

  • B.

    mental, psicológica e sensorial.

  • C.

    física, sensorial ou mental.

  • D.

    mental, motora e sensorial.

  • E.

    psicológica, cognitiva e sensorial.

“É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser” Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), “os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:

  • A.

    capacidade, singularidade e habilidade.”

  • B.

    multiplicidade, complexidade e potencialidade.”

  • C.

    singularidade , intencionalidade e funcionalidade.”

  • D.

    funcionalidade, complexidade e potencialidade.”

  • E.

    multiplicidade , potencialidade e intencionalidade.”

Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:

  • A.

    aleatório; desenvolvimento e afinidade.

  • B.

    aleatório; maturação e faixa etária.

  • C.

    desenvolvimento; afinidade e maturação.

  • D.

    faixa etária; desenvolvimento e afinidade.

  • E.

    faixa etária; desenvolvimento e agilidade.

As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer aluno. A melhoria da qualidade das ofertas de atendimento educacional é uma necessidade que se impõe, para garantir o direito público e subjetivo de cidadania. A esse respeito, pode-se afirmar que:

  • A.

    seriam ajudados exclusivamente os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização.

  • B.

    seriam beneficiados apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem vinculadas a uma causa orgânica.

  • C.

    não apenas os alunos portadores de deficiência seriam ajudados, mas todos os alunos que, por inúmeras causas temporárias ou permanentes, apresentam dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    seriam ajudados apenas os alunos que apresentam laudo médico.

  • E.

    seriam beneficiados exclusivamente os alunos com altas habilidades e/ou superdotação.

Um dos objetivos do registro reflexivo de todo o trabalho educativo é

  • A.

    a sistematização das rotinas e a avaliação normativa das competências de alunos e professores.

  • B.

    criar comunidades de aprendizagens e coletar e sistematizar dados científicos.

  • C.

    sistematizar o conjunto dos processos e resultados, visando análise, avaliação institucional e encaminhamentos futuros.

  • D.

    sistematizar os processos de avaliação de desempenho e eficiência do atendimento ao pré-escolar.

  • E.

    atender as exigências burocráticas dos órgãos oficiais e instituir um mecanismo de controle sobre o trabalho educativo.

Para Sacristán, com relação à origem, à manutenção e ao prolongamento, a escolaridade obrigatória tem várias justificativas, dentre elas:

  • A.

    possui caráter de manutenção social, uma vez que a educação tem sido privilégio de um determinado grupo social e assim deve perpetuar-se, a fim de prepará-lo para o trabalho.

  • B.

    a obrigatoriedade se constitui em uma estratégia dos estados modernos para fortalecer a heterogeneidade de crenças, aspirações e valores.

  • C.

    é uma necessidade em sociedades com processos de produção complexos que exigem preparação prévia para o ingresso no mundo do trabalho.

  • D.

    as sociedades menos desenvolvidas precisam de um sistema que libere o trabalho dos mais jovens, assim como protele a inserção destes no mundo da produção.

  • E.

    necessidade de instituições que articulem, regulem, por caminhos não coercitivos, a substituição da família no processo de socialização.

A ética na Educação Infantil deve ter por base o conceito de

  • A.

    Educação Infantil como política redistributiva.

  • B.

    família nuclear.

  • C.

    criança como sujeito de direitos.

  • D.

    Educação Infantil como política compensatória.

  • E.

    bem-estar social.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    jogos … corporeidade … disputas … coletividade

  • B.

    conteúdos … elaboração … conceitos … ação

  • C.

    projetos … argumentação … opiniões … democracia

  • D.

    planejamentos … relação … projetos … individualidade

  • E.

    métodos … sistematização … procedimentos … resposta

Sobre o Ensino Religioso, analise os itens abaixo.

I- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser definidos pela escola, em seu Projeto Político Pedagógico, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

II- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser trabalhados e articulados com outras áreas de conhecimento.

III- Os alunos que não optarem pelas aulas de Ensino Religioso, devem participar de outra atividade pedagógica.

Marque a alternativa verdadeira:

  • A.

    Todos os itens estão corretos.

  • B.

    Todos os itens estão incorretos.

  • C.

    Somente o item III está correto.

  • D.

    Somente os itens II e III estão corretos.

Oliveira afirma que, para cada aluno com baixo aproveitamento escolar em relação à turma, a escola precisa colocar à disposição dos pais e órgãos de supervisão, dentre outros dados:

  • A.

    os resultados de suas avaliações: notas, menções e considerações sobre as dificuldades de aprendizagem desse aluno.

  • B.

    o registro do comportamento desse aluno no recreio, nas atividades livres e nos momentos de transição das atividades escolares.

  • C.

    seu comportamento de persistência e envolvimento nos trabalhos em grupo, em dupla, em trio e individual.

  • D.

    as providências tomadas para que esse aluno se integre ao grupo e à escola, dentro de suas regras e normas.

  • E.

    o relatório das avaliações dos diversos profissionais aos quais esse aluno foi encaminhado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...