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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
De acordo com Carraher (1992), a contribuição da informática é (apenas) de ordem tecnológica e não conceitual, o que significa que ela não oferece subsídio para a elaboração de novas ideias acerca dos processos de aprendizagem e ensino.
Assim, a concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.
Analise as afirmativas abaixo
1. O construtivismo tem sido ultimamente a abordagem teórica mais utilizada para orientar o desenvolvimento de materiais didáticos informatizados, porque vê o indivíduo como sujeito ativo de seu próprio conhecimento e, assim, desloca o foco do processo de ensino para o de aprendizagem.
2. Inspirados nos pressupostos da abordagem construtivista os materiais didáticos, que incorporam novas tecnologias, têm como característica passar para o estudante o controle de sua aprendizagem.
3. O construtivismo inspira a criação de ambientes de aprendizagem que permitam e dêem suporte ao envolvimento ativo do aluno na realização de uma tarefa.
4. Os ambientes de aprendizagem oferecem ferramentas e meios para criação e manipulação ao invés de apresentarem conceitos prontos.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A produção de material didático nos marcos da sociedade tecnológica deve ser cuidadosamente pensada, pois, sendo a informática uma ferramenta que funciona segundo uma linguagem binária, ela se ajusta muito mais facilmente a pressupostos comportamentalistas do tipo sim/não, certo/errado, seguir/voltar do que a padrões de interação criativos os que explorem o raciocínio e a criatividade do estudante.
Diante disso pode se afirmar que:
a produção de material didático a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação é imprescindível e indispensável uma vez que seu modus operandi se adapta a qualquer concepção política de educação pois é uma ferramenta neutra.
projetos de informática educativa, por exemplo, laboratórios de informática são instalados, mas o trabalho com o aluno é desenvolvido de forma desarticulada do projeto pedagógico da escola, pois a maioria dos professores não está habilitada para trabalhar com tecnologias da informática.
é importante que a escola perceba que o valor instrumental dos materiais didáticos produzidos a partir da informática não está nos próprios meios, mas na maneira como se integram na atividade didática, em como eles se inserem no desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola.
projetos de inovação tecnológica na educação devem gerar propostas comprometidas com as finalidades educativas, assumindo como essencial o sentido transformador da prática pedagógica.
o trabalho do professor é fundamental nos projetos de inovações tecnológicas, pois a qualidade educativa destes meios de ensino depende, mais do que de suas características técnicas, do uso ou exploração didática que realiza o docente e do contexto em que se desenvolve.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo se impõe como contribuição à revisão das práticas educativas, tendo em vista que podem repercutir não apenas na elaboração de novos materiais didáticos, mas em novas concepções de ensinoaprendizagem.
A respeito dessas novas tecnologias, considere as afirmações abaixo:
1. Os meios por si sós não são capazes de trazer contribuições se usados sem a reflexão humana, isto é, adequando-se às necessidades de um determinado projeto político-pedagógico.
2. A introdução de novas tecnologias não garante novas práticas pedagógicas, pois podemos apenas vestir o velho com roupa nova.
3. Os livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na internet podem ser exemplos de tecnologias usadas apenas como instrumento.
4. A utilização de novas tecnologias pode contribuir para novas práticas educativas se baseada em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, transformando uma série de elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem.
Estão corretas:
1, 2 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
2 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
A hiperatividade, também denominada de déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Pode incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Os professores e pais de criança hiperativa devem, EXCETO:
Saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.
Deixar a criança executar as tarefas que contenham alto grau de dificuldade, sem o devido acompanhamento.
Elogiar os avanços da criança, reforçando positivamente o seu esforço.
Procurar entender as expectativas da criança, estimulando-a com gestos positivos e frases de apoio.
Evitar lugar barulhento para a realização das tarefas escolares, pois a criança hiperativa se distrai facilmente com os estímulos externos.
A concepção de cuidado/educação adotada na educação infantil, se apoia no reconhecimento de que para a criança se desenvolver e aprender, é necessário que a pessoa que trabalha no seu processo de formação atue, atendendo às suas necessidades básicas e ao mesmo tempo inserindo-a na cultura. É INCORRETO afirmar que é compromisso da Instituição de Educação Infantil com as famílias e seu papel em relação às crianças
cuidar e educar, para que vençam todos os desafios sem se preocupar com sua integralidade.
cuidar e educar, para que se sintam seguras/protegidas.
cuidar e educar, para que aprendam a respeitar o outro nas suas diferenças.
cuidar e educar, para que construam sua identidade e autonomia.
cuidar e educar, para que se sintam bem felizes.
Crianças até seis anos de idade, encontram-se em uma fase de vida que dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência. (Machado, 2001)
Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas. É necessário que sejam oferecidas às crianças dessa faixa etária, condições de usufruírem plenamente suas possibilidades de apropriação e de produção de significados no mundo da natureza e da cultura. As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a, EXCETO:
Brincar.
Desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.
Expressar sentimentos e pensamentos.
Movimentar-se somente em ambientes fechados.
Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.
Nossas crianças têm direito à brincadeira. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem.
( ) As crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos devem ficar isoladas.
( ) As rotinas das creches devem ser flexíveis e reservar períodos longos para as brincadeiras livres das crianças.
( ) As salas onde as crianças ficam devem ser arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas.
( ) As famílias não precisam receber orientação sobre o que as brincadeiras representam para o desenvolvimento infantil.
( ) Os brinquedos devem ser guardados com carinho, de forma organizada e em locais de livre acesso às crianças.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V, F
V, F, V, F, V, V
F, V, F, V, V, F
F, V, F, F, V, V
V, F, V, V, F, V
Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor associado, matriculada na 3a série do Ensino Fundamental I, do ensino regular. A aluna, apesar de suas dificuldades, estava progredindo em suas aprendizagens acadêmicas. Entretanto, como é bem desenvolvida do ponto de vista físico, atualmente tem demonstrado dificuldades no convívio com colegas, muito menores que ela, e vem demonstrando desinteresse pelas atividades acadêmicas e faltando com certa frequência à escola.
A atitude mais adequada da professora é
propor à família a transferência da aluna para uma escola especial, compatível com sua problemática e idade.
solicitar ajuda à equipe da escola para discutir a problemática da aluna, bem como ouvir a demanda da própria aluna e da família e analisar todas as possibilidades e alternativas, a fim de que juntos possam encontrar a melhor solução para o caso.
encaminhar a aluna para um atendimento psicológico ou psiquiátrico, pois seu desinteresse deve estar relacionado com uma depressão.
propor à direção da escola que a aluna seja automaticamente transferida para a 8a série do ensino fundamental I, a fim de que possa conviver com alunos mais velhos, independentemente de suas condições de aprendizagem.
propor à família a transferência da aluna para uma escola especializada no atendimento de múltiplas deficiências.
Jonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança.
Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora
intensificar os conteúdos escolares, a fim de controlar os comportamentos infantis e inadequados do aluno.
aceitar os comportamentos do aluno, uma vez que, em função de sua deficiência mental, o mesmo não apresenta condições de melhorar nesse aspecto.
demonstrar ao aluno a crença nas suas potencialidades, propondo situações em que ele possa desenvolver independência e iniciativa, melhorando, assim, o conceito que tem de si mesmo.
reforçar a autoestima do aluno com elogios e aguardar seu amadurecimento natural, a fim de que seu desenvolvimento e potencial de aprendizagem acadêmica sejam atualizados.
investir na adequação comportamental do aluno, uma vez que este é o objetivo mais importante da educação inclusiva.
Regina é uma aluna de 13 anos, com Síndrome de Down, matriculada há pouco mais de três anos no ensino regular, na segunda série do Ensino Fundamental I. O fato de Regina não estar alfabetizada preocupa sua professora, que sugere à
família, com anuência da direção da escola, que transfira a aluna para uma escola especial, uma vez que ela não conseguiu se alfabetizar no decorrer dos três anos de escolarização.
professora especializada que trabalhe com a aluna conteúdos escolares da segunda série, desenvolvidos na sala de aula do ensino regular, a fim de que tenha um reforço escolar.
direção da escola e à família que a aluna deve ser promovida para a terceira série, mesmo sem estar alfabetizada, uma vez que o foco principal da educação inclusiva é a socialização de alunos com deficiência intelectual.
professora especializada que passem a desenvolver um trabalho conjunto, a fim de que a aluna possa permanecer na classe comum e contar com apoio especializado, buscando-se, assim, formas de garantir o desenvolvimento global da aluna.
equipe da escola que a aluna permaneça na terceira série, passando a frequentar a escola apenas três vezes por semana e com horário reduzido.
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