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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 80 a 85, referentes a bullying.
Uma forma de combate ao bullying é propiciar uma educação pautada por valores, tais como tolerância e solidariedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 80 a 85, referentes a bullying.
Todo comportamento de agressividade e intimidação no ambiente escolar deve ser classificado como bullying.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 80 a 85, referentes a bullying.
Denomina-se cyberbullying a prática de bullying por meios eletrônicos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 80 a 85, referentes a bullying.
Nas ações de bullying, a vítima é capaz de se defender e de motivar outras pessoas a agirem em sua defesa.
Um dos elementos importantes do processo de ensino e aprendizagem é o plano de ensino. Acerca das etapas de elaboração do plano de ensino, julgue os itens que se seguem.
I A justificativa deverá responder a três questões básicas do processo didático: o por quê, o para quê e o como.
II O conteúdo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade.
III Os objetivos referem-se à organização do conhecimento em si, com base em suas próprias regras. Abrangem também as experiências educativas no campo do conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola.
IV Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.
V Recursos didáticos, audiovisuais ou de ensino são as tecnologias empregada para facilitar a aprendizagem.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
De acordo com Jacques Delors, a educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Essa perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar
as reformas educativas, ou seja, tanto a elaboração de programas como a definição de novas políticas pedagógicas.
os professores, ou seja, a definição de suas metas nos planos de aula e também a dos processos de avaliação.
as comunidades em que as escolas estão inseridas, para que possam reivindicar o cumprimento de tais princípios.
as equipes gestoras, para que ofereçam uma educação democrática, voltada para o desenvolvimento de todos os alunos.
a divisão tradicional dos tempos e espaços, para que eles possam corresponder às exigências do mundo contemporâneo.
Duas meninas, da mesma turma, saíram muito entusiasmadas da aula, conversavam sobre o que estavam aprendendo e foram questionadas por colegas de outra turma sobre o motivo de tanto entusiasmo. Eles queriam saber como eram as aulas dessa tal professora Luiza que era muito elogiada pelos alunos. As duas foram logo contando: A aula dela é muito gostosa porque todo mundo tem o mesmo direito de participar e falar, dar opiniões; não fica assim, de deixar os alunos meio isolados, pelo contrário. E a outra menina complementa: E na hora de explicar ela explica de um jeito que não tem jeito de não entender. Quando ela está explicando, ela está conversando com os alunos e ela pede muito a opinião da classe inteira. É um jeito muito fácil de aprender.
O encontro cotidiano entre professores e alunos em sala de aula envolve um conjunto de fatores necessários para facilitar a aprendizagem. No caso da professora Luiza, as alunas colocam em destaque a sua habilidade em
estabelecer os vínculos entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios e determinar o que deve constituir o ponto de partida das aulas.
promover o trabalho independente por meio de situações em que possam se atualizar e utilizar autonomamente os conhecimentos construídos.
criar oportunidades para os alunos expressarem suas próprias ideias e selecionar os aspectos relevantes e os que devem ser descartados.
gerar um ambiente em que seja possível que os estudantes se abram, façam perguntas, e aproveitar, quando possível, as contribuições dos alunos.
contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, estabelecer um ambiente favorável, além de criar uma rede comunicativa na aula.
Bullying pode ser descrito como um tipo de intimidação
direta e indireta, envolvendo um variado leque de agressões.
pontual, exclusiva do espaço escolar.
acidental, para chamar a atenção do agredido.
planejada, mas sem envolvimento de violência física.
frequente, usado, sobretudo, por alunos imaturos ou inseguros.
Para Coll e Martín (2006), numa concepção construtivista a avaliação tem uma função reguladora no processo de ensino e aprendizagem que implica conhecer o que cada um dos alunos já sabe, sabe fazer e é, e o que pode chegar a saber, saber fazer ou ser, e como aprendê-lo. Nesse processo, cabe ao professor
conhecer como os alunos aprendem ao longo do processo de ensino-aprendizagem para atribuir notas ou conceitos que retratem o desempenho do grupo e os resultados obtidos.
identificar as necessidades de cada aluno, incentivá-los a realizar o esforço que lhes permita continuar progredindo e comunicar à família os resultados finais.
confiar e demonstrar confiança no esforço dos alunos, devolvendo-lhes a avaliação de seu próprio progresso por meio de conceitos que retratem seu desempenho.
desenvolver uma atuação na aula em que as atividades e os próprios conteúdos de trabalho se adequarão constantemente, tendo como referência o planejamento.
informar aos alunos os critérios e os instrumentos utilizados para avaliá-los e observar, ao final do processo, os fatores que interferiram no desempenho da turma.
Perrenoud (2000) propõe um inventário das competências que contribuem para orientar a prática docente e as formações iniciais e contínuas. Para o autor, a noção de competência designará uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. Administrar a progressão das aprendizagens é uma das famílias de competência reconhecida como prioritária no exercício da docência que mobiliza competências mais específicas como, por exemplo:
I. conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos.
II. desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
III. observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem numa perspectiva formativa.
IV. fazer balanços periódicos do processo realizado e tomar decisões de progressão.
V. envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
I, III e V.
II e IV.
II e V.
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