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A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem deve ser absolutizada, pois a técnica dessa dinâmica é um fim em si mesma.
A dinâmica em grupo deve ser subestimada, pois sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada ferramenta ou estratégia educativa.
A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas passem por um processo de ensino-aprendizagem em que o trabalho coletivo é colocado como um saber que é construído junto, em grupo.
Na dimensão histórico-crítica não se aconselha o trabalho com dinâmicas de grupo, pois elas não favorecem a consciência crítica.
As dinâmicas de grupos dificultam a aprendizagem dos conteúdos ensinados em sala de aula, pelo fato de serem apreendidos por um processo cognitivo individual.
O principal objetivo das estratégias de aprendizagem é ensinar a pensar. O que se quer é educar o aprendiz para obter sua autonomia, independência e senso crítico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A escola deve adotar uma estratégia de aprendizagem única e fazer que todos os estudantes assimilem essa metodologia para que possam alcançar sucesso nos estudos.
Se a estratégia de aprendizagem pode variar de indivíduo para indivíduo, não existem métodos que possam servir para mais de uma pessoa.
Os métodos não são apenas instrumentos; na aprendizagem, eles são mais importantes que o trabalho intelectual, a inteligência e a reflexão.
Estratégia e métodos de aprendizagem não podem ser similares, pois lidam com conteúdos diferentes e seus fins são específicos.
A instrução em estratégias de aprendizagem abre novas perspectivas para uma potencialização da aprendizagem, permitindo aos estudantes ultrapassar dificuldades pessoais e ambientais, de forma a conseguir obter maior sucesso na escola.
A proposta do Programa Nacional de Informática Educativa do MEC é utilizar o computador na escola com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem em que o aprendiz processe a informação, agregue-a a seus esquemas mentais e coloque-a para funcionar mediante um desafio ou uma situação-problema. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Para avaliar um software educativo, leva-se em consideração somente a beleza gráfica, em que são criados ambientes graficamente sofisticados.
O computador na escola não deve ser encarado como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade.
Não é preciso ser educador para conseguir avaliar um software educativo em todas as suas dimensões.
Avaliar um software para uso educativo exige a construção de conhecimentos acerca das teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas.
Todos os recursos de tecnologia da informação podem ser encarados como software educativo.
Na escola, as diferenças são importantes e devem ser respeitadas. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A escuta é um ato próprio e exclusivo do ser humano, é um ato consciente, voluntário e livre, que deve ser exercitado na escola como forma de percepção das diferenças individuais.
O papel da escola é provocar transformações na vida dos alunos, incentivando-os a vivenciar situações que busquem aprimorar o aprendizado exclusivamente voltado para o eu.
As emoções e os sentimentos reprimidos acabam refletindo no corpo, gerando consequências desastrosas, mas este não é um problema do grupo. Por isso, cada indivíduo tem de procurar as formas para superação de suas repressões.
Quando não se aceita bem o outro, podem-se gerar conflitos. O mais importante para superar esse tipo de situação é impor pensamentos e vontades.
Trabalhar as diferenças individuais desde as séries iniciais nas escolas foge às propostas dos Parâmetros Curriculares e da legislação de ensino, quando esta enfatiza a necessidade do respeito à diversidade cultural.
Os diversos tipos de softwares usados na educação podem ser classificados em algumas categorias, de acordo com seus objetivos pedagógicos: tutoriais, programação, aplicativos, exercícios e práticas, multimídia e Internet, simulação e modelagem e jogos. A respeito da utilização da informática no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta.
Os jogos são programas voltados para aplicações específicas, como processadores de texto, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados.
Simulação e modelagem é um sistema de autoria para o aprendiz desenvolver sua multimídia.
Os softwares de programação permitem que pessoas, professores ou alunos, criem seus próprios protótipos de programas, sem que tenham que possuir conhecimentos avançados de programação.
Os aplicativos podem também ser analisados do ponto de vista do ciclo descrição execução reflexão depuração descrição, dependendo da ação do aprendiz em descrever suas ideias para o computador.
Multimídia e Internet constituem o ponto forte do computador na escola, pois possibilitam a vivência de situações difíceis ou até perigosas de serem reproduzidas em aula. Permitem desde a realização de experiências químicas ou de balística, dissecação de cadáveres, até a criação de planetas e viagens na história.
A disciplina escolar não consiste em um receituário de propostas para enfrentar os problemas de comportamentos dos alunos, mas em um enfoque global da organização e da dinâmica da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
É difícil e complexo lidar com o problema da indisciplina, por isso o professor deve desistir e se acomodar. Deixar que a educação silencie e limite os alunos e que impeça seu desenvolvimento criativo e participativo em sala de aula.
As escolas precisam desenvolver políticas internas, para lidar de forma preventiva com a indisciplina, havendo também a necessidade de programas de formação de professores em serviço voltados para a discussão de problemas vivenciados nas rotinas das escolas, para a idealização de soluções e para sua implementação.
Os problemas disciplinares devem ser administrados pelos profissionais com formação específica para tal fim; nesse sentido, a escola deve acionar as instituições destinadas a esse fim, sempre que eles se manifestarem.
Os responsáveis em eliminar os problemas de indisciplina na escola são os sistemas de ensino, que devem fazer isso por meio de elaboração de normas mais rígidas e efetivas em sua atuação na escola.
Na atualidade, a escola perdeu sua autonomia e não pode mais expulsar os alunos; é por isso que o problema de indisciplina tem se agravado a cada dia.
A metodologia dos projetos visa à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Essa metodologia despreza os conteúdos tradicionais e concentra-se na elaboração de projetos que atendam às necessidades imediatas.
O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para se entender o processo ensino/aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorizar, e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.
Os projetos de sala de aula devem ser elaborados independentemente de uma construção curricular apresentada no projeto político-pedagógico da escola.
Essa metodologia dá autonomia de trabalho ao professor, que desenvolve os conteúdos de sua aula independentemente dos sistemas de ensino.
A metodologia de projetos dispensa a avaliação pelo fato de não valorizar os resultados, e sim o processo de ensino e aprendizagem.
A indisciplina na escola permeia as preocupações de professores, pais e educadores em geral. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
I O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação à definição de objetivos e às estratégias de ensino e de avaliação, quer com relação à disciplina, pois esta, se imposta autoritariamente, jamais será aceita pelos alunos.
II A indisciplina pode estar relacionada com o fraco rendimento escolar dos alunos; o seu insucesso pode levá-los a investir pouco nas tarefas escolares e a desinteressarem-se pela escola, desencadeando isso emoções negativas, traduzidas em comportamentos inadequados.
III A escola, não conseguindo realizar a socialização comportamental, cria situações de indisciplina nos seus alunos.
IV Certas manifestações de indisciplina não passam, muitas vezes, de meras manifestações públicas de identificação com modelos de comportamento característicos de certos grupos.
V A indisciplina escolar não é um fenômeno estático que tem mantido as mesmas características ao longo das últimas décadas.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Ao se entender a educação como práxis pedagógica, constata-se que é no contexto de relações sociais definidas que o educador e o educando relacionam-se, realizando o processo educativo. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O educador poderá desempenhar seu papel na prática pedagógica, sem ter compreensão da realidade na qual atua.
O processo educativo independe de envolvimento afetivo; ele subordina-se à capacitação intelectual do educador.
A ação do educador é desvinculada de comprometimento político.
O educador deve exercer sua função a partir dos conhecimentos adquiridos exclusivamente nos livros didáticos.
O educador é aquele que, tendo adquirido o nível de cultura necessário para o desempenho de sua atividade, dá direção ao ensino e à aprendizagem.
A prática da mediação envolve mudanças na conjuntura escolar. Essas transformações podem ser inovadoras, se buscarem modificar as estruturas de resolução de conflitos, ou podem ser destrutivas, quando ignoram as práticas desenvolvidas pela escola, para alterá-las radicalmente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A eficiência de um processo de mediação não está relacionada com a aceitação dele pelo grupo ao qual é destinado.
A mediação na escola deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de escolaridade do aluno, por meio da vivência dos valores humanos e do resgate da solidariedade e do respeito para com o outro.
A mediação escolar elimina a autoridade dos métodos empregados pela escola na resolução de conflitos; por isso, é uma forma democrática de tomada de decisões.
Ao término das sessões de mediação, os envolvidos sempre encontram alternativas mutuamente viáveis para solucionar o conflito; criam, assim, um pacto de amizade entre eles.
A mediação é uma atividade utilizada, exclusivamente, para a solução de problemas dos funcionários da escola.
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