Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado sempre aprende melhor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Há casos em que a motivação existe de forma fácil e natural no aluno. Ela pode surgir pela própria curiosidade ou pela vontade de se progredir na vida.

  • B.

    Manter contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais não é uma forma de obter motivação.

  • C.

    A motivação é algo natural, por isso não necessita de ser trabalhada diariamente.

  • D.

    Quando há motivação, os momentos de crise, desânimo e cansaço não aparecerem.

  • E.

    Motivação sempre é algo muito difícil, pelo fato de exigir consciência daquilo que se deseja; por isso, é individual e intransferível.

A avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Avaliar significa identificar o que o aluno errou.

  • B.

    Ainda não é possível avaliar a aprendizagem do aluno por meio da sua participação na produção escrita.

  • C.

    O conhecimento mínimo adquirido pelo aluno pode ser avaliado tanto pelas provas escritas quanto pelas atividades experimentais.

  • D.

    A avaliação é um processo que deve ser feito continuamente no sentido de separar os grupos de alunos por grau de conhecimento.

  • E.

    A avaliação escrita não é um bom diagnóstico para medir o conhecimento adquirido pelo aluno.

Embora professor e aluno sejam diferentes e desiguais, o docente deve se pôr a serviço do discente, sem imposições de idéias e concepções, transformando o aluno em sujeito de sua própria aprendizagem, sendo um professor estimulador, orientador e um catalisador no meio dos educandos, promovendo situações de reflexão em comum. Quando o professor valoriza a aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão, visa-se favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres. LUCKESI (1990) afirma que “se os alunos são livres frente ao professor, também este o é em relação aos alunos”. No que se refere a relação professor/aluno, a tendência pedagógica que considera os alunos livres no seu pensar e agir, frente ao do professor, que deve ter uma postura empática, exercendo a função de "conselheiro" e, em outras vezes, de instrutor-monitor à disposição do grupo é a

  • A.

    liberal tecnicista.

  • B.

    progressista crítico-social dos conteúdos.

  • C.

    progressista libertária.

  • D.

    liberal renovada não-diretiva.

  • E.

    liberal renovada não-diretiva.

No que concerne às concepções acerca do processo de ensinoaprendizagem, julgue os itens seguintes.

O ensino que desafia os estudantes a partir de situaçõesproblema e que considera a realidade em que estes estão inseridos, promovendo a aprendizagem significativa, é característico da concepção comportamentalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao propor uma análise sobre a ação do professor reflexivo, Lima e Gomes nos falam que para Pimenta (1998:59) existem três saberes complementares, a se levar em conta, ao se focar a profissão docente. Seriam eles: o saber da experiência, o saber científico e o saber pedagógico. Sobre o saber da experiência, a autora diz que, mesmo que não sejam professores(as), as pessoas têm uma experiência socialmente acumulada sobre essa profissão e o seu exercício, que seria adquirido no espaço da docência e na sua prática, visando a superação dos problemas do cotidiano da sala de aula. Enquanto saber científico, as autoras - aludindo a MORIN, E. 1993 - nos mostram que o conhecimento não se reduz à informação, é seu primeiro estágio. O conhecer implica em um segundo estágio, em trabalhar com as informações, classificando-as, analisandoas e contextualizando-as. O terceiro estágio tem a ver com a inteligência, a consciência ou sabedoria. A inteligência, por sua vez, tem a ver com a arte de vincular o conhecimento de maneira útil e pertinente, isto é, produzindo novas formas de progresso e desenvolvimento. A consciência e a sabedoria envolvem reflexão, isto é, a capacidade de produzir novas formas de existência, de humanização. (MORIN, E. 1993. In: Lima e Gomes, 1998) Quanto aos saberes pedagógicos, que os cursos de formação de professores(as) promovem uma formação docente de forma puramente técnica, “como se fossem receitas desarticuladas da realidade e sem a devida contextualização e atualização.” Evidencia que esses saberes necessitariam ser interdisciplinares, tendo como ponto de partida a prática social, podendo-se reinventar e recriar os saberes pedagógicos através de

I. problematizar, propor e desenvolver projetos nas escolas;

II. conferir os dizeres de autores e da mídia, bem como as representações

III. conferir os saberes que têm sobre a escola e o ensino,

IV. conferir os saberes que têm sobre a os alunos e os(as) professores(as)

V. conferir os saberes que têm nas escolas rurais.

Estão corretas as seguintes afirmativas:

  • A.

    I, II, IV e V.

  • B.

    I, II, III e V.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    I, II, III e IV.

  • E.

    I, II, III, IV e V

O processo de construção do conhecimento e a aprendizagem discente colocam em evidência a avaliação como a parte mais importante do processo ensino/aprendizagem. Para Libâneo (2005), “a prática da avaliação da aprendizagem, em seu sentido pleno, só será possível na medida em que se estiver efetivamente interessado na aprendizagem do educando, ou seja, há que se estar interessado em que o educando aprenda aquilo que está sendo ensinado.” Se o valor da avaliação está no fato de o discente poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades, ao professor caberá criar situações de desafio no processo de ensino, que levem o educando a buscar a superação das dificuldades existentes, continuando a progredir no processo de construção dos saberes (Luckesi, 1999). Assim agindo, o educador se mostra interessado na aprendizagem do educando e em seu concomitante desenvolvimento. A avaliação só pode funcionar efetivamente num trabalho educativo, com uma perspectiva dinâmica de aprendizagem para o desenvolvimento, em espaços de elaboração do conhecimento diferenciados, em que os alunos possam expressar sua curiosidade, criatividade, vivências, experiências, sentimentos (...) na (re)construção do conhecimento pertinente, redimensionando o processo, sem encaminhar as decisões. Assim agindo, a avaliação implicará numa retomada do curso de ação, promovendo o seu realinhamento ou a sua reorientação. Ao focar a qualidade dos resultados intermediários ou finais da avaliação, Luckesi valoriza a avaliação

  • A.

    somativa.

  • B.

    formativa.

  • C.

    diagnóstica.

  • D.

    sumativa

  • E.

    quantitativa.

O principal objetivo do trabalho da maior parte dos docentes é conseguir que seus discentes tenham a possibilidade de desenvolver a sua aprendizagem da melhor forma possível. Libâneo (1991) nos mostra que o campo principal da educação escolar é o processo de ensino, que se constitui no objeto de estudo da Didática. Como não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, também não há uma concepção de homem e sociedade sem uma competência técnica para realizá-la, educacionalmente. Cabe à Didática tratar os objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, interligando os meios pedagógico-didáticos aos objetivos sócio-políticos. Para o autor, o ensino viabiliza as tarefas da instrução, acabando por “delimitar como objeto da Didática o processo de ensino que, considerado no seu conjunto, inclui: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo.” Ele nos mostra que caberá ao docente compatibilizar “a educação escolar, que é uma tarefa eminentemente social, pois a sociedade necessita prover as gerações mais novas daqueles conhecimentos e habilidades que vão sendo acumulados pela experiência social da humanidade”. Logo, para Libâneo (1991), pode-se definir processo de ensino como uma seqüência de atividades docentes e discentes, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades (tais como o pensamento independente, observação, análise-síntese e outras), através dos quais os alunos

  • A.

    aprimoram as capacidades cognitivas.

  • B.

    melhoram sua formação sócio-acadêmica.

  • C.

    entendem-se sujeitos comuns na aprendizagem.

  • D.

    ampliam sua interação com os conhecimentos.

  • E.

    desenvolvem suas atitudes frente aos conhecimentos.

Em educação, é indiscutível a necessidade de se fazer o planejamento. Ao realizar um planejamento, se deve questionar o processo ensino-aprendizagem, procurando os meios e as possibilidades de solução a se alcançar ao final do processo. Planejar é pensar como deve ser; é prever como pode ser e como posso fazer para realizar a ação pretendida. É buscar definir objetivos e estabelecer metas. É criar possibilidades e estratégias de ação. É analisar os resultados, através da avaliação contínua, daquilo que deu ou não certo. Para Gandin (1999), ao se propor aproximar uma realidade a um ideal, planejar é

  • A.

    descobrir o currículo oculto da escola.

  • B.

    realizar um conjunto orgânico de ações.

  • C.

    idealizar a sociedade em torno da escola.

  • D.

    fazer uma sondagem da família dos alunos.

  • E.

    propor uma relação de técnicas e meios educacionais.

Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos apresentados, assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, a alternativa incorreta:

  • A.

    Condições econômicas.

  • B.

    Crescimento orgânico.

  • C.

    Hereditariedade.

  • D.

    Meio Social.

  • E.

    Maturação neurofisiológica.

Assinale, dentre os vários aspectos polêmicos que envolvem esse debate, aqueles que entravam a efetivação do processo de inclusão nas escolas:

I – A complexa relação igualdade-diferenças.

II – A inclusão educacional ampla, geral e irrestrita das pessoas com deficiência no ensino regular.

III – A primazia da homogeneização em detrimento da heterogeneidade.

IV – A igualdade de oportunidades enquanto direitos.

V - A indiferença às diferenças.

 

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    Todas as alternativas.

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