Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo." (p.15). Marque a alternativa que não corresponde ao Saber Docente:

  • A.

    O saber dos professores é plural, compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos.

  • B.

    O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela.

  • C.

    O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores.

  • D.

    A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores.

  • E.

    O saber experiencial é modelado no decorrer da história pessoal, escolar e profissional dos professores.

Em relação á reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira:

  • A.

    No processo avaliativo, o foco é direcionado para a possibilidade de se alcançar a resposta correta.

  • B.

    Erro e acerto são vistos como opostos.

  • C.

    Podemos perceber a avaliação como uma leitura que o professor faz do conhecimento do aluno através de respostas elucidadas.

  • D.

    O erro passa a ser compreendido como a resposta que revela como o aluno está articulando os conhecimentos a que tem acesso, dentro e fora da escola, as relações estabelecidas e os significados atribuídos.

  • E.

    A avaliação se anuncia como uma prática que tem um fim em si mesma.

Em relação à prática pedagógica, segundo FREIRE não se poderá afirmar que ensinar exige:

  • A.

    Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.

  • B.

    Reflexão crítica sobre a prática.

  • C.

    O reconhecimento e a assunção da identidade cultural.

  • D.

    Domínio de conteúdo e transferência de saber.

  • E.

    Aprendizagem constante.

"Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo." Nas palavras de FREIRE (op cit), o sentido de corporeificação refere- se a:

  • A.

    "Faça o que mando e não o que eu faço".

  • B.

    "Pensar certo é fazer certo".

  • C.

    "As palavras, mesmo sem o exemplo, muito valem".

  • D.

    "Sabe com quem está falando".

  • E.

    "Palavras são apenas palavras".

Em relação aos saberes indispensáveis à prática docente, FREIRE (1996) afirma que "não há docência sem discência." Neste sentido, assinale a única alternativa que não condiz com os preceitos do autor:

  • A.

    Ensinar exige criticidade.

  • B.

    Ensinar exige respeito aos saberes do educando.

  • C.

    Ensinar exige pesquisa.

  • D.

    Ensinar é transferir conhecimento.

  • E.

    Ensinar exige estética e ética.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos preceitos de FREIRE sobre a educação:

  • A.

    O homem deve ser o sujeito de sua própria educação.

  • B.

    Ninguém educa ninguém.

  • C.

    A educação implica uma busca realizada por um sujeito, que é o homem.

  • D.

    A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado.

  • E.

    A educação é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade.

Não se pode afirmar sobre o texto que:

  • A.

    A raiz da educação está no homem.

  • B.

    O ser humano é sujeito de sua própria história.

  • C.

    O processo de educação tem um fim determinado, num determinado tempo histórico.

  • D.

    O ser humano se completa na interação com seus pares.

  • E.

    Percebem-se as várias vertentes no que tange à humanização e ao ato político da educação, evidenciados pelo autor.

Em relação à Aprendizagem Significativa, não se pode afirmar que:

  • A.

    Depende de uma motivação intrínseca.

  • B.

    Empenho em profundidade na aprendizagem.

  • C.

    A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.

  • D.

    O professor deverá intervir sempre que necessário.

  • E.

    Depende de uma interação cooperativa entre professor e alunos.

Em relação às orientações didáticas, levar-seão em consideração, todos os aspectos abaixo, excetuando-se:

  • A.

    Autonomia.

  • B.

    Disponibilidade para a aprendizagem, interação e cooperação.

  • C.

    Homogeneidade da Turma.

  • D.

    Diversidade.

  • E.

    Organização do espaço e tempo.

Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:

  • A.

    O objeto de estudo da didática mudou.

  • B.

    A didática deveria priorizar as novas tecnologias.

  • C.

    É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.

  • D.

    A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.

  • E.

    A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...