Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à didática, assinale a alternativa verdadeira:
O ensino da didática deve partir de uma visão de totalidade do processo ensinoaprendizagem.
A dimensão técnica da prática pedagógica não deve ser pensada em relação ao projeto político social.
É possível dissociar a competência técnica da competência política do educador.
As dimensões humana, técnica e político-social da prática pedagógica devem ser trabalhadas isoladamente.
Uma perspectiva multidimensional da didática reflete apenas a dimensão humana da formação do indivíduo
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quanto ao papel da didática na formação de educadores, assinale as alternativas verdadeiras:
I – A problemática relativa ao ensino da Didática não pode ser dissociada da questão da formação de educadores.
II – Toda a prática social é histórica, mas a didática em nada contribui com a construção de uma nova sociedade.
III – Podemos repensar a didática, fundamentalmente, a partir de uma visão contextualizada e histórica.
IV – A formação de educadores se articula com a análise do papel da educação na sociedade.
V – A educação é uma prática social, portanto, está vinculada a um projeto histórico.
Estão corretas apenas as alternativas:
I, II e III.
I e II.
II e III.
I, III e IV.
I, III IV e V.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos pressupostos teóricos do ensino da didática, está INCORRETO afirmar que:
A didática enquanto ação intervém na realidade e dela recebe influência.
A didática reflete uma dimensão política.
Em relação à instrumentalização técnica, a didática deve ser tratada como um componente isolado.
Podemos afirmar que a didática é uma tecnologia aplicada em decorrência dos estudos sobre os problemas de Ensino e Aprendizagem.
A didática ajuda a compreender a prática educativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
De acordo com o texto, assinale a alternativa verdadeira:
A prática pedagógica, de per si, não possui uma dimensão político-social.
O objeto de estudo da didática é a prática docente.
O papel da didática tornou-se obsoleto nos dias atuais.
O processo de ensino-aprendizagem é o objeto de estudo da Didática.
A Didática dedica-se a estudar os processos de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Os meios de ensino dizem respeito aos recursos materiais utilizados pelos professores e pelos alunos na organização e na condução do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Entre as ações de trabalho em grupo, as técnicas de grupo de observação e grupo de verbalização são algumas das atividades aplicáveis.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
A finalidade principal do método de trabalho independente é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de tarefas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
A exposição verbal, a ilustração e a exemplificação são componentes da aula expositiva.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Na compreensão histórico-social, os métodos decorrem de uma concepção de sociedade, da natureza da atividade prática humana e do processo de conhecimento, e, por isso, fundamentam a reflexão e a ação sobre a sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Os métodos de ensino são determinados pela relação existente entre o objetivo e o conteúdo e consistem em meios para alcançar os objetivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...