Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Observe a figura a seguir.

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de currículo construída na Rede. A partir da análise desse esquema é possível identificar três conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

  • A. A seleção natural, as condições institucionais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções sociais.
  • B. A seleção cultural, as condições individuais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • C. A seleção cultural, as condições institucionais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • D. A seleção natural, as condições individuais e os fatores de cunho pedagógico-teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • E. A seleção social, as condições estruturais e os fatores de cunho filosófico, ou seja, a seleção de conteúdos.

Cada vez mais se sabe que o desenvolvimento profissional advém não apenas de ações educacionais realizadas em sala de aula, mas também de outras experiências e estratégias pedagógicas. Cada tipo de atividade busca desenvolver capacidades distintas nos participantes. Considerando que uma das principais funções de um analista de educação corporativa é identificar que estratégias podem ser utilizadas para desenvolver determinados tipos de capacidade, a correta associação entre a capacidade a ser desenvolvida e as estratégias pedagógicas que podem ser usadas é:

  • A. capacidade de analisar - excursão e visitas; desenho de objetos; construção de maquetes; censo de problemas; desafios de percepção;
  • B. capacidade de observar - estudos de caso; discussão dirigida; painel de discussão; pergunta circular; comparação de teorias;
  • C. capacidade de teorizar - pesquisa individual e grupal; leitura de relatórios de pesquisa; leitura de textos sobre pesquisas; estudo dirigido;
  • D. capacidade de aplicar e transferir - tempestade mental; reorganização de textos alheios; resumo de textos técnicos e de entrevistas;
  • E. capacidade de sintetizar – elaboração de projetos; desenho de fluxo de ações; reformulação de instrumentos; solução de problemas.

Todas as alternativas abaixo estão relacionadas às características da abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem, EXCETO:

  • A. O adulto, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado.
  • B. O ensino é centrado no professor.
  • C. A realidade é algo que é transmitido ao indivíduo, principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja.
  • D. O ato de aprender é compreendido como uma cerimônia, sendo necessário que o professor se mantenha distante dos alunos.
  • E. As diferenças individuais são respeitadas.

As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:

  • A. avaliação de resultados focadas na sala de aula;
  • B. práticas didáticas centradas no desempenho do professor;
  • C. recursos instrucionais voltados para o como fazer;
  • D. estratégias ativas de ensino;
  • E. materiais didáticos com mais ilustrações gráficas.

A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:

  • A. insurreição às exigências do mundo do trabalho;
  • B. adequação aos ritmos e tempos da pessoa humana;
  • C. circunscrição da educação a um período particular da vida;
  • D. oposição da educação de adultos à educação de jovens;
  • E. sobreposição da formação profissional à formação geral.

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

  • A. entidades digitais de um novo tipo de instrução baseada em computador;
  • B. a concretude da aprendizagem em um ambiente cada vez mais fluido;
  • C. a ação e o pensamento pedagógico no ambiente da cibercultura;
  • D. processos de design instrucional voltados para treinamentos presenciais;
  • E. projeto pedagógico que engloba as teorias de ensino-aprendizagem.

O ato de “exercitar inferências sobre o texto” pressupõe desenvolver atividades pedagógicas que permitam ao leitor-aluno

  • A. destacar o que é do seu interesse no texto.
  • B. localizar informações explícitas no texto.
  • C. aprender informações implícitas no texto.
  • D. produzir novo texto com base no texto lido.
  • E. ler em voz alta o texto de leitura.

As práticas pedagógicas podem oferecer importantes contribuições para o desenvolvimento das pessoas e da instituição. A atual concepção de educação corporativa rompe com a visão do tradicional centro de treinamento e revela uma preocupação mais ampla e abrangente com a educação de todos os colaboradores de uma organização. Para que a educação corporativa seja eficaz, é importante que ela atenda a alguns princípios, entre os quais:

  • A. administração pró-ativa e alteração de procedimentos;
  • B. práticas pedagógicas adequadas e avaliação de resultados;
  • C. universidade corporativa e ambiente inovador;
  • D. atividades lúdicas e disponibilização de recursos materiais;
  • E. estratégias didáticas e investimentos em pós-graduação.

O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar, à noite, à escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho.

Considerando este contexto, constata-se a

  • A. preocupação do aluno do ensino noturno em relação à obtenção de um certificado para apresentar em seu emprego.
  • B. distância entre a perspectiva e a necessidade de estudo para o aluno do ensino noturno e o ensino que a escola proporciona.
  • C. necessidade de conhecimentos mais práticos e menos teóricos na organização curricular do ensino voltado ao aluno trabalhador.
  • D. organização do ensino noturno por faixas de idade e a redução de carga horária para a permanência do aluno na escola.
  • E. importância da aquisição de conhecimentos específicos voltados a seu mundo do trabalho.

No muro de uma escola que dava para a rua, havia um pedaço que estava com marcas de terra. Ao indagarmos sobre o porquê daquilo, os alunos informaram de que aquele era o lugar por onde eles pulavam, nos finais de semana, para jogar futebol na quadra. Este era um fato conhecido por todos, mas a proibição de entrar na escola era mantida e sistematicamente transgredida (...) era proibido, mas nada acontecia se houvesse transgressão. Isso significava que os alunos, ao pularem o muro, poderiam correr um remoto risco de punição, caso se fizesse valer a proibição, ou nada aconteceria pela vigência da política de fechar os olhos.

Diante disso, é correto afirmar que o que se aprende na escola

  • A. ajuda a sobreviver na lógica social, ou seja, às vezes têm-se que fazer de conta que não se percebe a realidade dos fatos.
  • B. não foram suficientes para corrigir as práticas indisciplinares dos alunos transgressores.
  • C. é indispensável para que se mantenha a meta de qualidade prevista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
  • D. favorece a construção do pensamento crítico dos estudantes, promovendo um diálogo aberto e verdadeiro entre educadores e educandos.
  • E. não se reduz a conteúdos programáticos, e que atitudes, valores, sentimentos também são "ensinados" na vivência das relações interpessoais dentro da instituição.
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