Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Considerando o exposto e de acordo a abordagem humanista, quanto ao ensino-aprendizagem, assinale o pressuposto correto.

  • A. Ensinar consiste num arranjo e planejamento de contingência de reforço sob as quais os estudantes aprendem e é responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento.
  • B. O ensino procura desenvolver a inteligência devendo priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. A aprendizagem tem caráter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações.
  • C. O ensino procura desenvolver a inteligência devendo priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. A aprendizagem tem caráter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações.
  • D. O ensino é centrado no aluno, na personalidade do indivíduo; o professor não transmite conteúdo, é facilitador do conhecimento, que deve respeitar o aluno tal como é e compreender os sentimentos que ele possui. O aluno é o sujeito da ação que aprende por meio de suas experiências através da interação com o meio.

No processo de aprendizagem, é possível notar que certas crianças pronunciam mal as palavras e, por vezes, respiram pela boca e queixam-se de problemas do ouvido. Tais circunstâncias indicam:

  • A. Problemas relacionas ao sistema de escrita.
  • B. Problemas no reconhecimento dos códigos, com ênfase na escrita.
  • C. Problemas auditivo e verbal.
  • D. Problemas emocionais.

Considerando a prática interdisciplinar na construção do conhecimento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O enfoque interdisciplinar constitui a necessidade de implantar uma visão mecânica e linear do conhecimento.
  • B. A realidade é construída com consequências seguidas e trocas mútuas, constituindo uma teia de eventos e fatores.
  • C. A prática da interdisciplinaridade tem por base a construção do conhecimento de forma a constituir a consciência pessoal e totalizada.
  • D. A realidade, de modo geral, é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento. O processo de construção do conhecimento ocorre conjuntamente com a sociedade.

O contexto atual exige que a área de recursos humanos amplie a visão, tire o foco de processos administrativos e burocráticos e passe a adotar o papel de guardiã das normas, valores e cultura da organização; o papel de construtora de aprendizado organizacional; o papel de agente e de implementadora da mudança e da estratégia; e a fomentadora do aprendizado e do conhecimento corporativo. Nessa mesma direção, a educação deixou de ser monopólio do governo ou da escola no contexto tradicional. A responsabilidade pela aprendizagem é de todos nós, família, sociedade e organizações. Nesse contexto, houve mudança de paradigma do treinamento para a aprendizagem. Nesse sentido, inclui-se no novo paradigma de aprendizagem o fato de que

  • A. a aprendizagem é disponível sempre que solicitada, em qualquer hora e em qualquer lugar.
  • B. a meta que se estabelece é voltada a desenvolver o estoque de qualificações do indivíduo.
  • C. o conteúdo que se programa para os cursos visa atualizar as qualificações técnicas do servidor.
  • D. o público-alvo ao qual se destina o processo de formação em serviço restringe-se aos servidores internos.
  • E. o responsável pelo processo de ensinar parte do pressuposto de que o servidor aprende ouvindo.

A avaliação está presente no cotidiano das escolas e das creches, sendo a informal a mais utilizada com crianças menores. O professor- monitor deve estar preparado para registrar tudo o que acontece. O uso da avaliação informal, em benefício da aprendizagem, dá-se quando o aluno recebe encorajamento. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O professor-monitor não dá a orientação necessária no momento devido.

( ) O professor-monitor não faz comparações entre os alunos.

( ) O professor-monitor não usa rótulos, nem apelidos que humilhem ou desprezem os alunos.

( ) O professor-monitor usa gestos e olhares de desagrado em relação à aprendizagem dos alunos.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, V, F, V.

Um ponto importante para o uso de portfólios é a teoria da metacognização que focaliza os aspectos do pensar que contribuem para a formação da consciência e da compreensão pelo aluno de ele ser o próprio regulador e agente do seu próprio pensar"

 São processos metacognitivos, exceto

  • A. Planejamento das ações.
  • B. Apresentação formal do problema.
  • C. Representação mental do problema.
  • D. Identificação e resolução do problema.

Analise as afirmativas a seguir acerca do brincar.

I. É importante favorecer a imersão da criança nas culturas infantis ancestrais e contemporâneas, nas culturas locais e universais, problematizando‐as, ressignificando‐as e, assim, favorecer que as crianças possam aprender brincando.

II. O jogo é propriedade psicológica do adulto e não da criança que está, efetiva e integralmente em ação cognitiva e emocional.

III. O jogo é atividade sempre reelaborada e ressignificada pela criança no processo de experimentar a atividade lúdica proposta no contexto educativo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A criança, desde muito cedo, está inserida de forma sistemática, no mundo letrado.”

PORQUE

II. “Vive numa sociedade em que as pessoas são usuárias da linguagem.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. As duas afirmativas são corretas e se completam.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

“Para assegurar o direito à aprendizagem, deve‐se conceber um trabalho que não isole o ciclo de alfabetização, mas o considere parte integrante de um processo mais global que é a Educação Básica.” De acordo com o exposto, é necessário um trabalho que, EXCETO:

  • A. (Re)crie os Projetos Políticos‐Pedagógicos (PPPs).
  • B. Atue de forma fragmentada às disciplinas nos currículos.
  • C. Traga a ludicidade, a imaginação e propostas instigantes para o contexto pedagógico.
  • D. Possibilite que o processo avaliativo cumpra seu papel diagnóstico e que desvele em ações diversas.

“A realidade tem mostrado que um dos grandes desafios, na implementação do ciclo de alfabetização, é o de assegurar às crianças o direito às aprendizagens básicas nesse tempo de três anos. Isto pressupõe que o protagonismo das ações esteja centrado nas crianças, o que exige, necessariamente, que haja a revisão de”, EXCETO:

  • A. Propostas pedagógicas.
  • B. Espaços e tempos escolares.
  • C. Investimento unicamente na formação inicial dos professores.
  • D. Vários aspectos que direta ou indiretamente influenciam no direito de aprender das crianças.
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