Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Com relação a organização do tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano escolar, é INCORRETO afirmar que

  • A. refletir sobre o tempo dos alunos revela a preocupação somente com o cumprimento do rol de conteúdos.
  • B. o ensino em ciclos concebe a escola como tempo/espaço de formação, em compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos.
  • C. o ensino organizado em ciclos pressupõe modificação no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças.
  • D. a organização do ensino em ciclos é uma proposta presente em muitos municípios brasileiros, que visa à reformulação dos programas escolares.

Analise as afirmativas sobre projetos e interdisciplinaridade, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sucesso de um trabalho interdisciplinar está contido apenas no processo de integração das disciplinas.

( ) A interdisciplinaridade necessariamente precisa estar ligada a um projeto.

( ) A interdisciplinaridade se manifesta no conhecimento ou áreas do saber, tendo, portanto, uma razão epistemológica.

( ) Na própria dimensão epistemológica da interdisciplinaridade está posta a sua dimensão antropológica – o sujeito.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V,F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.

Conceber a criança como o ser social que ela é significa, EXCETO:

  • A. Ocupar um espaço somente geográfico.
  • B. Pertencer a uma classe social determinada.
  • C. Considerar que a criança tem uma história.
  • D. Estabelecer relações definidas segundo seu contexto de origem.

A professora, segundo o personagem do quadrinho, entende avaliação como:

I. O erro na prática escolar, que serve para reforçar no aluno uma visão culposa da vida, pois além de ser castigado por outros ainda sofre uma autopunição.

II. Conhecimento dos erros de cada um de seus alunos ao utilizar a prática da observação e acompanhamento, para que possa adequar o ensino a cada um, como um processo individualizado.

III. Que comentários, tais como: “péssimo”, “muito ruim”, ou “precisa melhorar”, sobre as tarefas dos alunos, auxilia‐os a localizar as dificuldades, oferecendo‐lhes a oportunidade de descobrir melhores soluções.

IV. Valorização apenas das respostas erradas dos alunos para dar continuidade à ação educativa, corrigindo e apontando o que julgam que seja o certo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

Sobre as dimensões do educar e do cuidar, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar‐se, de viver e conviver no mundo
  • B. Apenas pelo cuidado não se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador
  • C. Cuidar e educar significa compreender que o direito à educação parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana.
  • D. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor pragmático e utilitário de educação.

Para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar NÃO deve fundamentar‐se em:

  • A. Justiça social.
  • B. Singularidade.
  • C. Ética e nos valores da liberdade.
  • D. Solidariedade e sustentabilidade.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Por tradição, o processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido organizado em séries, mas essa organização tem sido criticada.”

PORQUE

II. “Se fundamenta na ideia de que os tempos e espaços de aprendizagem devem ser diferentes para todos, e isso considera as diferenças no ritmo de aprendizagem dos alunos de uma mesma turma.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. A segunda afirmativa é uma justificativa correta da primeira.

Nas alternativas são apresentados trechos que evidenciam a importância da atividade lúdica no contexto da educação, EXCETO:

  • A. Por meio das atividades lúdicas, não somente se abre uma porta para o mundo social e para as culturas infantis, como se encontra uma rica possibilidade de incentivar seu desenvolvimento.
  • B. O educador pode, a partir da observação das atividades lúdicas, obter um diagnóstico do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos.
  • C. Por intermédio de atividades lúdicas, o educador pode descobrir em qual estágio de desenvolvimento se encontram as crianças; conhecer os valores, as ideias, os interesses e as necessidades de cada grupo, seus conflitos, problemas e potenciais.
  • D. O brincar espontâneo abre a possibilidade de observar e escutar as crianças nas suas linguagens expressivas mais autênticas.
  • E. Os educadores que dão destaque ao brincar controlado, submetido à regras e supervisão, no seu planejamento, consideram-no um facilitador da autonomia, da criatividade, da experimentação, da pesquisa e de aprendizagens significativas.

São princípios e orientações para o trabalho do professor com vistas à construção do conhecimento lógico-matemático, EXCETO:

  • A. A construção do número é concebida como o principal objetivo para a aritmética das crianças escolarizadas de 4 a 6 anos, dentro do contexto da autonomia como finalidade ampla da educação.
  • B. As crianças constroem o número isoladamente, à parte do resto de seu conhecimento lógico-matemático. Contudo, existe bastante evidência teórica e empírica de que as raízes do número têm uma natureza muito particular.
  • C. A criança que já construiu o conhecimento lógico-matemático de sete ou oito, é capaz de representar esta ideia ou com símbolos ou com signos.
  • D. Uma vez que o conhecimento lógico-matemático é construído pelo fato das crianças colocarem as coisas em relação, não é surpreendente que aquelas que põem objetos numa espécie de relação também o façam em muitos outros tipos de relações.
  • E. A noção de número só pode emergir a partir da atividade de colocar todos os tipos de coisas em todos os tipos de relações. Daí decorre que o primeiro princípio de ensino é o de atribuir importância ao fato de encorajar as crianças a estarem alertas e colocarem todas as espécies de objetos, eventos e ações em todos os tipos de relações.

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação bancária”

  • A. estabelece a necessária intimidade entre os saberes curriculares e a experiência do social do educando.
  • B. pressupõe a construção coletiva do conhecimento, unindo o currículo à prática social do aluno.
  • C. compreende a aprendizagem como um processo de transmissão de conhecimentos.
  • D. considera os saberes acumulados pelo educando, unindo conhecimentos teóricos e práticos.
  • E. é realizada considerando uma relação circular entre professor-aluno-objeto de conhecimento.
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