Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É frequente ouvirmos depoimentos de professoras ou membros da equipe escolar acerca de que as famílias são "desestruturadas", desinteressadas, carentes e, muitas vezes, de comunidades de baixa renda, violentas (...) Segundo teorias críticas da educação, este raciocínio

I. constitui, na maioria das vezes, uma "explicação" fácil para o insucesso escolar de algumas crianças.

II. serve para atribuição de culpa a uma situação externa à escola e para um consequente afastamento do problema.

III. confirma a incapacidade intelectual de algumas famílias no acompanhamento de seus filhos nas tarefas escolares.

IV. utiliza a denominação "família desestruturada" para se referir a uma estrutura diferente do modelo de família nuclear tra dicional.

V. justifica o simples fato de a família se organizar como responsável pelo comportamento acadêmico de suas crianças.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, III, IV e V.
  • B. I, III, IV e V.
  • C. I, II, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

Uma grande instituição pública estava realizando um concurso que tinha prova prática para design instrucional. Na referida prova, era solicitado que os candidatos elaborassem um projeto de solução educacional em que as estratégias de aprendizagem e as atividades propostas estivessem embasadas nos princípios da Andragogia. Para obter nota máxima nessa questão, o candidato deveria propor estratégias de aprendizagem e atividades que tomassem por base os conceitos de:

  • A. indagação e aprendizagem significativa;
  • B. interação e codificação;
  • C. reflexão e estímulo-resposta;
  • D. construção do conhecimento e armazenamento;
  • E. motivação intrínseca e recompensa-punição.

As concepções educacionais devem guardar relação com opções de práticas pedagógicas. No caso da Educação a Distância, por exemplo, o Conectivismo pode ser considerado como uma teoria pedagógica fundamental. Se um profissional de Design Instrucional estivesse trabalhando na Universidade Corporativa de uma importante empresa e lhe fosse solicitado um projeto para a educação a distância, para ser coerente com a teoria Conectivista, ele poderia sugerir práticas pedagógicas alinhadas aos seguintes princípios:

  • A. escola e professor como agentes do processo de ensino-aprendizagem / o professor ensina e o aluno aprende;
  • B. ensino organizado e previamente estruturado / o aluno aprende e o professor auxilia o aprendizado;
  • C. professor como interveniente e mediador do processo de aprendizagem do aluno / ênfase no talento e aptidão;
  • D. aluno valorizado pela atenção, esforço e memória / aluno com herança genética;
  • E. a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos / promover conexões contribui para a aprendizagem contínua.

Avalie como corretas (C) ou erradas (E) as afirmações da pesquisa Do giz ao tablet, relativas ao uso da tecnologia.

I) Na sala de aula, muitas vezes, o uso do aparato tecnológico é realizado de maneira semelhante aos moldes tradicionais, como leitor de conteúdos digitais.

II) A utilização de tecnologia não sugere uma melhoria na educação brasileira por parte dos professores.

III) A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta mediadora entre o professor e o aluno.

IV) A falta de qualidade no ensino se deve à ausência da tecnologia tanto em escolas públicas quanto particulares.

Está(ão) correta(s):

  • A. I, II e III.
  • B. Apenas IV.
  • C. II e III.
  • D. Apenas I.
  • E. I e IV.

Segundo a pesquisa de mestrado citada no texto, é possível afirmar que

  • A. o professor e a escola devem proibir o uso de celular na sala de aula, por não considerarem tal uso importante.
  • B. o professor e a escola trabalham competências que são exigidas no mercado de trabalho, além das disciplinas obrigatórias.
  • C. o aluno gostaria de utilizar tanto o celular quanto o tablet na sala de aula, no sentido de facilitar o aprendizado.
  • D. o professor tem a responsabilidade de mediar o uso dos celulares dos alunos na sala de aula.
  • E. a escola não está focada num tipo de ensino que poderia incluir a tecnologia na sala de aula, mas os professores não almejam isso.

Responda as questões 38 a 40 de acordo com os PCN - Língua Estrangeira para o Ensino Fundamental. Na elaboração de atividades de compreensão de leitura na língua estrangeira, o professor deve

  • A. escolher temas e gêneros textuais de acordo com o seu grau de conhecimento e dos alunos.
  • B. enfatizar o estudo do sistema linguístico da respectiva língua através de atividades específicas.
  • C. basear-se na tradução e no uso do vocabulário em atividades de comparação da língua materna com a língua alvo.
  • D. utilizar o conhecimento que o aluno já tem, projetar esse conhecimento no conhecimento novo e se aproximar do que vai aprender.
  • E. priorizar duas fases específicas: a leitura do texto escolhido e a reação crítica dos alunos.

A família e a escola são ambientes de desenvolvimento e aprendizagem. A respeito da relação entre essas instituições, assinale a alternativa correta.

  • A. A aprendizagem escolar independe das aprendizagens que ocorrem no ambiente familiar.
  • B. É papel exclusivo da família escolher os conteúdos que devem ser ensinados na escola.
  • C. A família e a escola podem funcionar como propulsoras ou inibidoras do desenvolvimento e da aprendizagem humana.
  • D. À família cabe a aprendizagem informal e à escola a aprendizagem formal, por isso uma não deve interferir na outra.
  • E. De acordo com os teóricos críticos, o sucesso na educação escolar ocorre independentemente do contexto familiar.

Os alunos precisam compreender a função dos mapas para que consigam interpretar e produzir suas próprias representações do espaço. Como os professores devem direcionar seu trabalho a fim de introduzir esses conhecimentos aos alunos?

  • A. Para interpretar um mapa, é necessário conhecer os conteúdos dele (população, divisão política, ocupação de solo, tipos de relevo e vegetação etc.) e saber os conceitos que fundamentaram a sua elaboração (localização, perspectiva, proporção, simbolização etc.), já que ele não se explica por si mesmo. Para compreender essa linguagem, a turma necessita aprender, por exemplo, conceitos de orientação espacial. Isso será útil para entender o posicionamento do espaço representado.
  • B. Para ajudar a turma a adquirir visão espacial, o trabalho com imagens aéreas e de satélite é um importante aliado. Sites como o Google Maps e programas como o Google Earth permitem visualizar mapas e fotos que podem ser analisados e comparados com outros tipos de representação, como croquis produzidos pelos alunos.
  • C. Os desenhos e as maquetes são atividades fundamentais à análise de fotografias, uma é pré-requisito de abordagem à outra e há uma ordem de ensino entre elas, é importante observar essa ordem. Os alunos precisam ter contato com essas diferentes representações do espaço para que possam refletir sobre a função e as formas de produção dos mapas.
  • D. Nenhuma das alternativas.

O comportamento bullying pode ser identificado em qualquer faixa etária e nível de escolaridade. Entre 3 e 4 anos de idade, podese perceber um comportamento abusivo, manipulador, dominador e, por outro lado, passivo, submisso e indefeso.

São intervenções de combate ao bullying que podem ser feitas pelo professor, exceto:

  • A. respeito e autoconhecimento potencializam o incentivo ao bullying.
  • B. leitura de texto com os alunos, levando-os à percepção que diferentes convivem de maneira harmoniosa.
  • C. desenvolvimento do respeito às diferenças; tratar bem o outro é questão importante para combater o bullying, visto que estimula a convivência pacífica entre os sujeitos.
  • D. desenvolvimento de atitudes solidárias com atitudes positivas ao convívio social que elevem as crianças a uma importante reflexão: a solidariedade modifica a vida das pessoas.

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...