Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É frequente ouvirmos depoimentos de professoras ou membros da equipe escolar acerca de que as famílias são "desestruturadas", desinteressadas, carentes e, muitas vezes, de comunidades de baixa renda, violentas (...) Segundo teorias críticas da educação, este raciocínio
I. constitui, na maioria das vezes, uma "explicação" fácil para o insucesso escolar de algumas crianças.
II. serve para atribuição de culpa a uma situação externa à escola e para um consequente afastamento do problema.
III. confirma a incapacidade intelectual de algumas famílias no acompanhamento de seus filhos nas tarefas escolares.
IV. utiliza a denominação "família desestruturada" para se referir a uma estrutura diferente do modelo de família nuclear tra dicional.
V. justifica o simples fato de a família se organizar como responsável pelo comportamento acadêmico de suas crianças.
Está correto o que se afirma APENAS em
Uma grande instituição pública estava realizando um concurso que tinha prova prática para design instrucional. Na referida prova, era solicitado que os candidatos elaborassem um projeto de solução educacional em que as estratégias de aprendizagem e as atividades propostas estivessem embasadas nos princípios da Andragogia. Para obter nota máxima nessa questão, o candidato deveria propor estratégias de aprendizagem e atividades que tomassem por base os conceitos de:
As concepções educacionais devem guardar relação com opções de práticas pedagógicas. No caso da Educação a Distância, por exemplo, o Conectivismo pode ser considerado como uma teoria pedagógica fundamental. Se um profissional de Design Instrucional estivesse trabalhando na Universidade Corporativa de uma importante empresa e lhe fosse solicitado um projeto para a educação a distância, para ser coerente com a teoria Conectivista, ele poderia sugerir práticas pedagógicas alinhadas aos seguintes princípios:
Avalie como corretas (C) ou erradas (E) as afirmações da pesquisa Do giz ao tablet, relativas ao uso da tecnologia.
I) Na sala de aula, muitas vezes, o uso do aparato tecnológico é realizado de maneira semelhante aos moldes tradicionais, como leitor de conteúdos digitais.
II) A utilização de tecnologia não sugere uma melhoria na educação brasileira por parte dos professores.
III) A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta mediadora entre o professor e o aluno.
IV) A falta de qualidade no ensino se deve à ausência da tecnologia tanto em escolas públicas quanto particulares.
Está(ão) correta(s):
Segundo a pesquisa de mestrado citada no texto, é possível afirmar que
Responda as questões 38 a 40 de acordo com os PCN - Língua Estrangeira para o Ensino Fundamental. Na elaboração de atividades de compreensão de leitura na língua estrangeira, o professor deve
A família e a escola são ambientes de desenvolvimento e aprendizagem. A respeito da relação entre essas instituições, assinale a alternativa correta.
Os alunos precisam compreender a função dos mapas para que consigam interpretar e produzir suas próprias representações do espaço. Como os professores devem direcionar seu trabalho a fim de introduzir esses conhecimentos aos alunos?
O comportamento bullying pode ser identificado em qualquer faixa etária e nível de escolaridade. Entre 3 e 4 anos de idade, podese perceber um comportamento abusivo, manipulador, dominador e, por outro lado, passivo, submisso e indefeso.
São intervenções de combate ao bullying que podem ser feitas pelo professor, exceto:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...