Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

A aprendizagem do conhecimento formal depende da realização de atividades específicas, próprias do funcionamento cerebral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que os alunos evoluam em suas representações, devem-se criar condições que lhes permitam compreender as razões que fundamentam essas representações. A partir dessa informação e considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

 I Cléber apenas expressou o número de olhos.

II Daniel desenhou a solução.

III Andreza escreveu a solução e representou-a com linguagem matemática.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • C.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • D.

    Todos os itens estão certos.

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

A criança que não frequenta a escola apresenta comprometimento em seu desenvolvimento cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na educação infantil, aprender matemática por meio de brincadeiras é uma ação que se fundamenta no reconhecimento de que as atividades corporais podem contribuir para aquisição dos conceitos matemáticos. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.

I Piaget realça a importância dos aspectos corporais na formação da imagem mental.

II Freinet incluía os aspectos corporais, no processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio das aulas-passeios.

III Para Wallon, antes do aparecimento da fala, a criança se comunica com a linguagem corporal.

IV Brincar é uma oportunidade para perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, tempo, força e altura, entre outras grandezas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Ainda com relação ao livro didático, assinale a opção que aponta a atitude mais adequada a ser tomada por um professor ao lidar com um livro que apresenta informações equivocadas no ensino de ciências.

  • A.

    Utilizar a informação equivocada de maneira a estimular a confirmação ou a refutação da explicação, promovendo, assim, o espírito investigativo em suas aulas.

  • B.

    Repassar aos alunos o conteúdo do livro didático, já que não é possível refutar ou duvidar das suas explicações, mesmo que equivocadas, pois a escola não possui laboratório experimental adequado.

  • C.

    Descartar o livro e apresentar o tema no quadro.

  • D.

    Questionar o conteúdo do livro, mas somente se ele tiver outro livro que contraponha o primeiro.

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

A criança mobiliza os conhecimentos por ela já adquiridos para realizar novas aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque

I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores.

II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento.

III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos.

VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

No processo de ensino-aprendizagem, os aspectos não intencionais de ensino correspondem às atitudes dos professores em face das questões cotidianas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da constatação da realidade apresentada no texto, assinale a opção correta acerca da idéia de escola inclusiva.

  • A.

    A escola inclusiva é mantida por um ideal cujo foco é não deixar de fora do ambiente escolar nenhuma criança, jovem ou adulto que não teve acesso ao ensino fundamental na idade própria, independentemente da deficiência por ele apresentada.

  • B.

    Os ideais da escola inclusiva se restringem ao atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais em ambientes específicos, com as condições físicas e pessoal especializado para o atendimento a cada uma das deficiências.

  • C.

    Os índices de reprovação e desistência juntamente com a baixa escolaridade não interferem nos ideais da escola inclusiva, pois esta se preocupa apenas com a inclusão, nos estabelecimentos regulares, das pessoas portadoras de necessidades especiais.

  • D.

    A idéia de inclusão se restringe às pessoas que não tiveram oportunidade de cursar o ensino fundamental na infância e, por isso, necessitam ser incluídas no ambiente escolar por meio de programas de alfabetização de jovens e adultos.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como o veículo de que se serve a Constituição para consagrar o direito à cidadania àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. A necessidade da EJA torna-se evidente em razão de suas funções:

I. Reparadora

II. Equalizadora

III. Qualificadora

IV. Classificatória

Estão corretas APENAS as afirmativas:

  • A. I e II
  • B. I, II e III
  • C. I, II e IV
  • D. I e III
  • E. II, III e IV
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...